EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CORES DE SENTIR

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CORES DE SENTIR

Cores de Sentir [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: tecidos, comidas, roupas, brinquedos e outros objetos


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 10: CORES DE SENTIR
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: tecidos, comidas, roupas, brinquedos e outros objetos

Você já percebeu que as cores tem gosto, cheiro, textura, personalidade? Podem ser salgadas ou alegres, amargas ou ásperas. Já experimentou sentir, adivinhar ou definir as cores das coisas com os olhos fechados?

– Separe coisas coloridas da sua casa: frutas, roupas, brinquedos, pedras, plantas, água e o que mais você achar interessante.

– Peça ajuda de um adulto para verificar se todos os objetos que você vai usar estão limpos.

– Em um canto da sua casa organize os objetos que você escolheu sobre um tecido limpo. É importante que seja um lugar que ninguém possa vê-los, cada objeto deverá ser uma surpresa.

– Pense em como a pessoa vai sentir cada objeto e prepare-os: cortando as frutas em pedaços, colocando alguns objetos em potes, etc.

– Coloque uma venda nos olhos da pessoa que irá brincar com você e leve ela até onde estão os objetos.

– Acomode ela confortavelmente para que ela sinta cada coisa com cuidado e tranquilidade. Pode ser sentada em uma cadeira ou no chão.

– Traga cada objeto para ela sentir, um por vez, sem pressa. Oriente ela a senti-los de diversas maneiras: com as mãos, comendo, cheirando, com os pés, com os cabelos, com a pele, com as unhas, escutando, lambendo… Só não pode ver!

– Enquanto a pessoa sentir cada objeto, pergunte de que cor ele é. Você pode inventar outras perguntas para ajudá- la a achar as cores:

• Esse objeto tem uma cor peluda?
• A textura da cor dele é engraçada?
• Essa cor é gostosa? Doce? Brilha? Tem cheiro ruim? É macia? Tem o cheiro azedo?
• Que som tem essa cor? É barulhenta ou silenciosa?
• Ela é quente ou fria? Dura ou mole? Alegre, triste ou irritada?

– Experimente sentir mais de uma vez o mesmo objeto mudando as formas de senti-los para ver se as coisas vão ganhar novas cores.

– Quando terminar, peça para a pessoa escolher novos objetos e repetir a brincadeira com você.

– Se tiver muitas pessoas para brincar, façam uma roda e coloque os objetos no centro do círculo. Quanto mais pessoas participarem, mais divertida fica a brincadeira.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Nós e as outras crianças que estão participando de suas casas, adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.