EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CORPO PINTURA

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CORPO PINTURA

Corpo pintura [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: legumes, temperos, água, pincel, peneira ou pano limpo


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 12: CORPO PINTURA
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: legumes, temperos, água, pincel, peneira ou pano limpo

Alguns alimentos possuem pigmentos que podemos transformá-los em tintas coloridas. Você já experimentou preparar tintas com os alimentos e temperos que você tem em casa? Imagine criar cores naturais e pintar com elas sobre todo o seu corpo?

Busque na sua cozinha alimentos de cores variadas: beterraba, cúrcuma, café, cenoura, couve, urucum,entre outros que você encontrar disponível. Veja como preparar as tintas no link abaixo e uma vez que elas estiverem prontas, coloque-as em vários potes, pegue um pincel (ou use os dedos e as mãos) e pinte as suas mãos, os pés, as pernas, os braços, a barriga, o rosto, as costas, todo o seu corpo.

Para criar as tintas, peça a ajuda de um adulto, você precisará cortar e bater os legumes, verduras e temperos no liquidificador. Não use os temperos que provocam ardências: páprica picante, pimentas, etc.

Como preparar as tintas:

– Pegue na cozinha os alimentos que tenham cores interessantes para preparar as suas tintas: beterraba, cenoura, café, cúrcuma, urucum, espinafre, couve, etc.

– Para cada cor você deverá bater um alimento com água. Quanto mais água você colocar mais clara ficará a cor da sua tinta. Quanto menos água você colocar, mais forte ficará. Experimente colocar meio copo de água para um legume inteiro. Bata bem!

– Se você quiser que a sua tinta fique mais grossa, coloque um pouco de farinha de trigo ao bater os alimentos com a água no liquidificador, não precisa ser muito.

– Faça uma tinta por vez e caso não queira misturar as cores, não esqueça de limpar o liquidificador a cada vez que você for bater um novo alimento.

– Separe um pote e um pano limpo em cima da mesa.

– Após bater o alimento, despeje o conteúdo do liquidificador sobre um pano limpo com o pote embaixo.Esprema bem, até que saia todo o líquido com a cor da sua tinta dentro do recipiente que você está usando.Você também pode coar com uma peneira se achar melhor.

– Coloque cada tinta em um vidro e tampe bem.

– Você pode misturar duas ou mais tintas para fabricar outras cores.

– Use as tintas que você preparou para pintar o seu corpo: mãos, pés, pernas, braços, barriga, rosto, costas, etc.

– Pense nas cores, formas e texturas que você gostaria de usar na sua pintura corporal. Dependendo da textura da sua tinta a sensação do seu corpo será diferente.

– Peça a ajuda de alguém para pintar as partes do corpo que você não conseguir alcançar. Quando terminar, veja como ficou o seu corpo pintura.

– Prepare os pigmentos com água mineral,assim elas também podem ser tintas de comer. Já imaginou o sabor de uma tinta? Após usar as tintas lembre- se de sempre guardá- las na geladeira.

– Tente experimentar fazer tintas com outros legumes e temperos que nós não escrevemos aqui.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.