PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – ESCULTURAS COMESTÍVEIS

Esculturas comestíveis [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: farinha de trigo, aveia em flocos, açúcar, ovos, óleo e fermento em pó

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Convidamos crianças e famílias a compartilharem suas experiências através da hashtag #parquinholageficaemcasa – canal onde criaremos nossa rede de experiências e comunicação.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.

ATIVIDADE 18: ESCULTURAS COMESTÍVEIS
Para crianças e suas famílias

Você já viu esculturas de barro? Já comeu uma escultura? Muitas esculturas feitas de barro vão para o forno antes de ficarem prontas. Imagine se fosse possível comê-las, como elas seriam? Enormes ou de caber na mão, criaturas estranhas, ou geometrias gigantes. Que sabor elas teriam?

Separe na sua cozinha ingredientes para preparar uma massa de biscoito (veja a receita no link abaixo). Enquanto preparar a massa, imagine as esculturas que você pode inventar: que tamanho teriam? Como seriam? Amasse com as mãos a massa como se fosse argila e comece a experimentar formas, texturas, tamanhos… Escolha utensílios que possam te ajudar a criar a escultura: palitos de dente, colher, garfo, etc. Ao terminar, coloque as esculturas no forno e quando estiverem prontas, veja que gosto elas têm!

Peça a ajuda de um adulto para preparar as suas esculturas, você precisará assá-las em um forno. Não esqueça de lavar bem as mãos e utilizar utensílios limpos.

• Siga a receita abaixo para preparar a sua massa, você pode adaptá-la da maneira que desejar ou usar outras que você já conheça.

• Separe os ingredientes que você precisará para preparar a massa de biscoito e organize todos os itens sobre uma mesa limpa:

– 1 xícara de chá de farinha de trigo

– 1 xícara de chá de aveia em flocos

– 1 xícara de chá de açúcar

– 2 ovos

– 1 colheres de sopa de óleo

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó
(você pode adicionar pedaços de frutas, chocolate, nozes, etc.)

Adicione um ingrediente de cada vez em uma vasilha grande e misture bem até virar uma massa uniforme.

• Enquanto você prepara a massa, imagine as esculturas que você pode inventar: personagens, lugares, coisas com formas geométricas e texturas diferentes, etc.

• Com suas mãos modele a massa como se fosse argila até formar as esculturas que você imaginou.

• Quando terminar, coloque-as em um tabuleiro untado e em seguida coloque para assar dentro de um forno pré aquecido a 180 °C. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

• Monitore o tempo que os biscoitos ficarão no forno, verificando de vez em quando através do vidro do forno se as suas esculturas estão ficando douradinhas.

• Peça para um adulto te acompanhar e ajudar a colocá-las e retirá- las do forno. Deixe-as esfriar e quando estiverem prontas, é só comer!

• Experimente criar outras esculturas comestíveis usando outros alimentos: frutas, chocolates, pães, vegetais, biscoitos… Você pode unir cada um dos alimentos espetando-os em palitos de dente, até formar uma escultura. Tente também, esculpir frutas ou legumes usando os utensílios da sua cozinha. Você pode comê-los crus ou cozinhá-los se necessário.

Procure conhecer algumas esculturas de barro a partir dos artistas: Mestre Vitalino, Celeida Tostes, Antônio Francisco Lisboa, Maria Nepomuceno e Saraï Delfendahl.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.