EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – FILME DE CASA

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – FILME DE CASA

Filme de Casa [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: papel, material de desenho e celular


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 15: FILME DE CASA
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: papel, material de desenho e celular

Já pensou em fazer um documentário sobre a sua casa? Sabia que quando fazemos um filme, é como se olhássemos o mundo através de uma janela? Experimente fazer uma moldura com as suas mãos e passeie pela sua casa olhando através dela. O que você vê dentro dela? Ficaram coisas de fora?

Escolha algumas imagens da sua casa que você gostou de olhar por dentro da moldura e desenhe elas em uma folha de papel. Agora com um celular, coloque as imagens que você mais gostou em ordem e filme nessa sequência mostrando através da tela do celular o que você viu dentro da sua moldura. Enquanto filma, aproveite para contar para a gente o que você mais gosta nelas ou histórias sobre os lugares e pessoas que você filmou.

Vamos fazer um filme documentário sobre os lugares, pessoas e objetos da sua casa?

– Faça uma moldura com as suas mãos, unindo os dedos polegares e indicadores formando um quadrado. Passeie pela sua casa observando todos os lugares, pessoas e objetos através da sua moldura, como se essa janela feita com as suas mãos fosse uma câmera. Que imagem você vê dentro da moldura? Quais coisas ficaram do lado de fora dela?

– Através da moldura, observe os lugares, pessoas e as coisas que estão dentro ou fora da sua casa, movimentando-se de diferentes formas:
– olhe em todas as direções, em cima ou embaixo de você, ao seu redor, se colocando deitado no chão, em cima de uma cadeira…
– chegue bem perto ou se distancie do que você está observando pela moldura, como se o seu movimento de se aproximar e se distanciar fosse o zoom da câmera.
– movimente o seu corpo e a sua moldura bem devagar ou rápido, experimentando diferentes velocidades de olhar o espaço.
– você percebeu que as imagens podem ficar diferentes dependendo da maneira que nos movimentamos enquanto olhamos para elas?

– Enquanto você observa cada cantinho da sua casa, experimentando diferentes formas de observá-la, vá descrevendo de que maneira ficam as imagens que você vê através da moldura: elas ficam grandes ou pequenas? Estão longe ou bem perto? Conseguimos ver detalhes? O que aparece ou desaparece enquanto você se movimenta? Ficam turvas ou nítidas? O que se transforma nas imagens quando você muda o movimentos para observá-las?

– Você também pode inventar um lugar, criar cenários com as coisas que você tem em sua casa, produzir uma imagem para fazer parte do seu filme.

– Quando terminar, desenhe em um papel as imagens que mais gostou, de acordo com a maneira que você observou cada uma delas. Coloque elas dentro de uma ordem que você acha que seria legal de filmá-las: qual seria a primeira imagem do seu filme? Que imagem viria depois? Com qual imagem o filme poderia terminar?

– Agora, se quiser, com um celular, tablete ou uma máquina fotográfica que faça filmes, grave as imagens que você observou, na ordem que você definiu, mostrando através da tela do celular as coisas do jeito que você viu dentro da moldura. Enquanto você filma, faça a narração do filme, conte para a gente o que mais gosta dessas imagens ou histórias sobre os lugares, objetos e pessoas que você filmou.

– Experimente usar outros materiais e objetos pelos quais seja possível observar a sua casa através deles como por exemplo um pedaço de cano, rolos de papel, coisas transparentes, papéis celofane coloridos, espelho, etc. Veja como os lugares se transformam observando através de cada um desses objetos.

Compartilhe o seu filme com amigos e familiares e convide-os para fazer um filme sobre a casa deles e enviar para você.

Essa é uma adaptação do curso Criação de documentário. A professora Luana Vieira e o professor Alexis Zelensky fazem atividades como essa com as crianças durante esse curso.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.