EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – IMPRIMIR OBJETOS

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – IMPRIMIR OBJETOS

Imprimir objetos [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: tinta, giz de cera, lápis de cor, folhas de papel e objetos diversos com diferentes texturas


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 8: IMPRIMIR OBJETOS
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: tinta, giz de cera, lápis de cor, folhas de papel e objetos diversos com diferentes texturas

Você sabia que podemos imprimir objetos no papel?
É só usá-los como carimbo!

– Escolha alguns objetos da sua casa que tenham diferentes formas e texturas: tecidos, sacos plásticos, folhas de plantas, sola de sapato, sucatas, esponjas, escovas, barbante, brinquedos, entre outros objetos da sua casa que você possa sujar de tinta.

– Passe a mão sobre os objetos e sinta as texturas que eles têm: são ásperos, tem dobras, curvas… Como são esses objetos? Após sentir todos os objetos, escolha as texturas e formas que você quer imprimir em uma folha de papel.

– Passe a tinta no lado do objeto que você quer que apareça e pressione a parte que está coberta de tinta contra uma folha de papel, como um carimbo. Tire o objeto e veja a surpresa!

– Deixe o papel que foi carimbado secar e imprima outros objetos que você separou. Não deixe de limpar os objetos que estão com tinta caso você queira imprimi-los novamente com outras cores.

– Agora, vamos imprimir os objetos de uma outra forma?

– Apoie uma folha de papel sobre um objeto e risque sobre o papel com um giz de cera ou lápis, até cobrir toda superfície do objeto. Você percebeu que a forma do objeto apareceu sobre o papel como um desenho?

– Experimente também imprimir os objetos várias vezes, sobre o mesmo papel, usando as duas formas de impressão, mudando-os de posição e com cores diferentes. Você pode carimbar vários objetos sobre a mesma folha.

– Também pode ser legal fazer a impressão dos objetos em tecidos, na madeira ou em outros suportes que você queira experimentar.

O professor João Atanásio, faz atividades como essa com as crianças durante o curso Ateliê Gráfico . Convide outras pessoas para brincar com você, pode ser à distância também!

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Nós e as outras crianças que estão participando de suas casas, adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.