EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – OBJETOS CINÉTICOS

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – OBJETOS CINÉTICOS

Objetos cinéticos [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: cabide, linhas, tinta, pedaços de madeira, jornal, etc


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Convidamos crianças e famílias a compartilharem suas experiências através da hashtag #parquinholageficaemcasa – canal onde criaremos nossa rede de experiências e comunicação.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 21: OBJETOS CINÉTICOS
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: cabide, linhas, tinta, pedaços de madeira, jornal, etc

Você conhece obras de arte que se movimentam? Abraham Palatnik é um dos principais artistas brasileiros que fez obras assim. Tempo, movimento e cor dão vida a seus trabalhos. Alguns deles se chamam “Objetos Cinéticos”, máquinas compostas por fios de metal e discos de madeira de várias cores que se movimentam com a ajuda de ímãs ou motores. Eles lembram móbiles, onde vários pêndulos se movimentam lentamente de forma encantadora.

Vamos criar um objeto cinético em casa inspirados pelo Palatnik?

– Separe os materiais que você vai precisar para esta atividade:

• Fios resistentes: linha de costura sintética, barbante, um arame fino ou outros fios que você tiver na sua casa.
• 1 cabide
• objetos que não sejam nem muito leve e nem muito pesados: pedaços de madeira, pedras, bolas de jornal, isopor ou borracha.

– Deixe os objetos com formas arredondadas e geométricas: círculos, elipses, quadrados, etc.

– Corte em média 10 pedaços de linha com no mínimo 15 centímetros. Elas podem ter tamanhos diferentes ou não, fica a sua escola.

– Amarre cada linha a um objeto que você separou, de forma que eles fiquem bem presos a linha.

– Amarre todas as linhas ao cabide. O ideal é que elas estejam espalhadas pelo cabide, ocupando toda a sua extensão.

– Suspenda o cabide e verifique se os seus objetos estão bem fixados ao cabide e pendurados como pêndulos.

– Para movimentá-los, o motor será o nosso corpo. Com as mãos, tente provocar diferentes movimentos dessas peças flutuantes e veja que movimentos elas fazem.

– Abraham Palatnik é um artista que inspirou e continua inspirando o parquinho lage. Quando você terminar o seu objeto deixe ele colorido pintando-o. Se quiser use as cores que o artista e o parquinho lage usam: vermelho, azul, amarelo, preto e branco.

– Experimente fazer outros objetos cinéticos usando objetos com outras formas, cores e experimentando outros materiais.

Conheça mais os trabalhos de Abraham Palatnik.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.