EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – PAISAGENS MISTURADAS

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – PAISAGENS MISTURADAS

Paisagens misturadas [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: papel, fita adesiva e material para desenho e pintura


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Convidamos crianças e famílias a compartilharem suas experiências através da hashtag #parquinholageficaemcasa – canal onde criaremos nossa rede de experiências e comunicação.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 18: PAISAGENS MISTURADAS
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: papel, fita adesiva e material para desenho e pintura

A artista Lucia Laguna pinta paisagens vistas da janela da sua casa e ateliê na zona norte do Rio de Janeiro, misturando as linhas da cidade com seu jardim, objetos e espaços do interior da casa. Seus assistentes pintam as primeiras imagens no quadro ainda em branco e em seguida, Lúcia, cobre com fita adesiva algumas partes do quadro para fazer uma segunda pintura por cima. Quando ela retira as fitas o resultado é o encontro entre as diferentes pinturas.

Vamos experimentar pintar com outras pessoas?

• Separe papéis e o material que você vai usar para fazer as suas pinturas. Usar um papel mais grosso será melhor para fazer uma pintura sobre a outra.

• Faça as suas pinturas de paisagens misturadas por um dia inteiro, uma semana, um mês ou durante a quantidade de tempo que você quiser.

• Observe as paisagens e objetos de dentro e de fora da sua casa: favelas, praças, ruas, viadutos, construções antigas ou novas, plantas, móveis, etc.

• Perceba como eles estão organizados no espaço e como são as formas, cores e linhas de cada um deles: linhas tortas ou retas, formas geométricas, objetos próximos ou distantes dos outros, cores fortes ou leves, etc.

• Escolha algumas imagens do que você observou para pintar.

• Pinte a as paisagens de fora da casa misturando-as com as imagens dos objetos e espaços de dentro da casa: cadeiras, fotografias, plantas, vasos, etc.

• Quando terminar a primeira pintura, espere secar, escolha as partes que você mais gostar e esconda-as com a fita crepe. As partes cobertas com a fita ficarão protegidas para quando você ou outra pessoa fizer a segunda pintura sobre essa que você acabou de fazer.

• Convide uma ou mais pessoas para observar as paisagens e objetos de dentro e de fora da sua casa e fazer novas pinturas sobre a sua.

• Assim que vocês terminarem, deixe a pintura secar. Retire com cuidado as fitas e veja como as cores, formas e elementos se misturam transformando as imagens que cada um pintou.

• Experimente usar outros suportes e papéis de tamanhos diferentes para fazer novas pinturas: madeira, papelão, tecido, etc.

Conheça mais os trabalhos de Lucia Laguna (@lagunalucia).

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.