Professores

Alexis Zelensky
Cineasta franco-russo, depois de se formar em Matemática em Paris, Alexis estudou Ciências Políticas no Chile. Dirigiu vários documentários em diferentes países como França, Togo, Niger, Russia, Chile e Brasil. Alguns de seus filmes estiveram em festivais e foram difundidos em canais de televisão como TV5 Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Realizou também ateliers de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen em Paris. Atualmente, Alexis é educador no Parquinho Lage, dirige uma série para o CineBrasil TV e um documentário para o SESC – SP, ambos sobre o tema da imigração no Brasil.

Curso: Criação de documentário

Bruno Balthazar formou-se em Artes cênicas pela Uni-Rio em 2001 e desde então é professor de artes e mídia educação. Como ator trabalhou em companhias de teatro e com diretores como Ana Kfouri e Bia Lessa. Sua vida no universo da cultura afro-brasileira começou aos quatro anos de idade quando foi batizado na Umbanda. Aos dezesseis anos iniciou-se no Candomblé e aos trinta e dois no culto a Ifá. Não é um acadêmico que pesquisa sobre cultura afro. Seu conhecimento é formado pela experiência e reflexão sobre esse universo. É integrante do coletivo de artes Rebola onde atua como pesquisador, Dj e produtor em parceria com o artista visual João Penoni. Em 2015 ministrou o curso “Introdução a mitologia afro-brasileira” no projeto “Permuta” uma parceria com o Lastro- intercâmbio livre em artes, com curadoria de Beatriz Lemos. Essa parceria com o Lastro, se repetiu em julho de 2016 no curso “Os Iorubás nas Américas” como parte da Exposição “Lastro em Campo” no Sesc Consolação em São Paulo. Atualmente atua como integrante da instituição de arte e educação “Solar dos Abacaxis”.

Curso: Mitologias Afro-brasileiras

Daniela Seixas
Artista e professora. Mestre em “Processos artísticos contemporâneos” e licenciada em “Artes visuais” pela UERJ, atua nos cursos de crianças da EAV desde 2011, no espaço Capacete (projeto Pequeno Laboratório 2017) e no CAp-UERJ (desde 2015). Participou de exposições como: In memoriam (Caixa Cultural – Rio de Janeiro), 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (Usina – Porto Alegre), Deslize (MAR – Rio de Janeiro), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts), City as a process (Parallel program, 2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro); e as individuais: A riscar (Paço das Artes – São Paulo), Drawing error (Zip’up – São Paulo), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty) e Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu – Rio de Janeiro).

Curso: Arte no Parque

Fernanda Zerbini
É artista e arte-educadora em alguns projetos no Rio de Janeiro. Pesquisa a relação entre crianças e a natureza, trabalhou no Projeto Pólen entre 2014 e 2017 e, com outras artistas participa do Parquinho Lage e das oficinas do livro Arte Brasileira para Crianças (editora Cobogó), realizadas em galerias, Fortes D’Aloia & Gabriel Carpintaria, ArtRio, livrarias no Rio e em SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake.
Trabalha nos lookbooks da Fábula junto com as crianças e faz cenografia para shows de artistas, como Mãeana.

Curso: Arte Brasileira

Jacqueline Siano (JacSiano)
Jacqueline Siano é artista-pesquisadora, doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGArtes-UERJ. Vive e trabalha no Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre arte e espaços de prática. Iniciou sua formação em artes na EAV-Parque Lage no ano de 1993. Desde 2004 participa de exposições em diversas cidades do Brasil. Nos anos de 2005 e 2006 integra a equipe de educação no MAM-RJ sob coordenação de Maria Tornaghi, passando a seguir, a compor a equipe do núcleo de Crianças e Jovens da EAV-Parque Lage, onde atua como professora.

Curso: Arte no Parque

João Atanásio
Artista. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Santa Úrsula. Estudou na EAV Parque Lage, Faculdade de Bellas Artes San Fernando em Madri e foi bolsista do atelier de gravura do Museu Espanhol de Arte Contemporânea. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, “Grande Orlândia”, 7ª Triennale de Chatelier na França e Bienal de Taiwan.

Curso: Ateliê Gráfico

Julia Saldanha é graduada em arquitetura pela Escola da Cidade-Associação de Arquitetura e Urbanismo (SP) tendo completado seus estudos na EAV do Parque Lage, no Ateliê Piratininga (SP) e no espaço Cenográfico (SP). É artista. Atua entre as linguagens gráficas e visuais. Seu trabalho artístico explora a pesquisa visual entre texto/ história /palavra/ movimento e imagem ganhando forma no espaço através de cenografias, ilustrações, cartazes, pequenos livros e oficinas de arte. Atualmente também é monitora na disciplina de experiências gráficas na EAV, integra o coletivo Desenhação e atua nas áreas de arte-educação, cenografia e ilustração.

Curso: Livrinho de artista

 

Kammal João
É graduado em design pela PUC-Rio, com pós graduação em Psicomotricidade somática, pelo instituto Anthropos, RJ. É professor de ilustração na Escola Parque desde 2016 e, como facilitador do projeto Cadernos & Caminhos, leva pequenos grupos pelo interior do Brasil, investigando através do desenho o registro sensível dessas experiências.

Curso: Artistas viajantes por universos imaginados

Luana Vieira Gonçalves é arte-educadora, graduada em arte visuais pela UNICAMP. Viveu em Paris por 5 anos, onde trabalhou 3 anos no Centre Georges Pompidou, dentro da Galerie des Enfants, como mediadora e educadora artística. Fez o mestrado em arte contemporânea na Universidade Paris VIII, sobre a migração da artista Louise Bourgeois. Viveu no Togo onde coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras, ali também realizou um video-arte com o Alexis Zelensky, que foi exposto junto ao coletivo Mirada Migrante em Buenos Aires. No Brasil trabalhou como arte-educadora com crianças em situação de rua no projeto Casa Guadalupana (instituto Padre Haroldo), participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage e foi educadora do projeto Curumim no SESC-SP. Fez alguns cursos de ilustração para livros infantis na Itália, Espanha e na França e, hoje, sua atividade profissional transita entre a arte-educação, pesquisa e produção artística. Atualmente é arte-educadora no Parquinho Lage, oferece cursos no SESC-SP e integra o coletivo Desenharão.

Cursos: Livrinho de artista | Criação de documentário

Patricia Alves Dias
É cineasta especializada pelo National Film Board of Canada e Embrafilme e foi artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka, na República Tcheca. Tem mestrado em educação pela UERJ na área de infância, juventude e cultura contemporânea e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens. Foi produtora-criadora da série de filmes para crianças Juro que Vi (Japaz Prize) e Carta Animada pela Paz (Prêmio UNESCO Melhores Práticas de Mídia nas Escolas da América Latina) na MULTIRIO.

Curso: Filme sem câmera

Pedro Rocha
Poeta, é idealizador do FalaPalavra (grupo performático dos anos 2000 que reunia poetas como Guilherme Zarvos, Ericson Pires, Michel Melamed, Viviane Mosé, Chacal, Eber Inácio e Guilherme Levi). Tem textos publicados em revistas como “O Carioca”, “Et. Cétera”, “Cepensamento”, “Cep 20 Mil Calendário”, entre outras. Publicou os livros “Escrita de Galo” (coleção sec.xxi – 2002) ; “Onze” (Azougue Editorial, 2002); “Chão Inquieto”(Editora 7Letras – 2010); “Experiência do Calor” (Dantes Editorial, selo: Lábia Gentil – 2014); “Ogivas de Urgência” (Editora 7Letras , selo: Megamini – 2015). Integra o coletivo Trëma.

Curso: Poesia e corpo

Pequeno Lab
O pequenoLAB é formado pela dupla Marrytsa Melo e Filipe Machado. Marrytsa é artista visual e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Filipe é cientista ambiental (UNIRIO), pesquisador da ciência livre. Desde 2013 o projeto atua como um laboratório de inventos e pesquisas em artes visuais, tecnologia e meio ambiente. Trabalha realizando diversos cursos, oficinas e vivências a partir de uma metodologia transdisciplinar para crianças e jovens.

Curso: Laboratório de inventos

Priscila Fiszman
Estudou Arquitetura na UFRJ e é formada em desenho na Camberwell College of Arts, Londres. Em 2016, participou com o projeto Permanências e Destruições de mutirões no Morro do Alemão, exposto no Museu do Amanhã, como parte da mostra Designing Respect. Também desenvolveu oficinas para crianças sobre métodos construtivos no Oi Futuro Flamengo e participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage. Participa do projeto de expansão do educativo da ONG Todos na Luta, no Vidigal, e desenvolve seu próprio trabalho artístico.

Curso: Construir uma cabana no parque

Regina Neves
Educadora e Terapeuta Transpessoal e Psicocorporal, residiu durante 12 anos (1998-2010) em Montevidéu, integrando o corpo docente do Espacio de Desarrollo Armónico – Río Abierto Uruguay, dirigido por Graciela Figueroa. Trabalhou por 10 anos na Escola EDEM como professora de maternal e jardim de infância, tendo integrado a área de artes e coordenado a pré-escolar. Em 1990 inaugurou o “Atelier de arte do cotidiano” no Museu Chácara do Céu, onde desenvolveu por quatro anos um trabalho com crianças de 2 a 12 anos.

Curso: Poesia e corpo

Yasmim Flores
É artista plástica formada pela Fundação Armando Álvares Penteado, com formação complementar na École Nationale de Beaux-Artes de Paris. Sua pesquisa busca a integração de diferentes linguagens artísticas como desenho, pintura, dança, performance e instalações cenográficas. Trabalhou como educadora de artes na escola infantil Casa Redonda e já ministrou cursos para crianças em instituições como o Parque Lage, SESC SP e Centro Cultural Unibes. Já apresentou seu trabalho artístico em diversas exposições individuais e coletivas.

Cursos: Arte brasileira | Inventando geometrias

Zoè Gruni
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em Pintura na Accademia di Belle Arti di Firenze, Itália, dedica-se a arte contemporânea e cerâmica desde 2001. Os trabalhos multimídia dela foram exibidos em muitas exposições na Itália, França, Inglaterra, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Entre outras: Intervenções Bradesco Artrio, Museu da Republica (Rio de Janeiro, 2016), La Torre di Babele, Centro Pecci Prato (Itália, 2016), Premio Fondazione VAF – Posizioni attuali dell’arte italiana, Palazzo della Penna, Perugia; Schauwerk, Sindelfingen (Stuttgart); Stadtgalerie, Kiel (Itália-Alemanha, 2014-2015), Sur Biennal, Torrance Art Museum, CA (U.S., 2013), MexiCali Biennial, Vincent Price Museum, Los Angeles (U.S., 2013), 54° Biennale di Venezia; Biennale Giovani Monza (Itália, 2011). Foi artista residente na FAAP de São Paulo em 2013 e em Raid Projects – Estside International de Los Angeles em 2011. Trabalhou com a Galeria Progetti no Rio de Janeiro. Atualmente colabora com a Galerie Depardieu de Nice na França e o trabalho dela é representado na Itália pela Galleria Il Ponte de Florença.

Curso: Oficina de Argila