Professores

Priscila Fiszman
Estudou Arquitetura na UFRJ e é formada em desenho na Camberwell College of Arts, Londres. Em 2016, participou com o projeto Permanências e Destruições de mutirões no Morro do Alemão, exposto no Museu do Amanhã, como parte da mostra Designing Respect. Também desenvolveu oficinas para crianças sobre métodos construtivos no Oi Futuro Flamengo e participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage. Participa do projeto de expansão do educativo da ONG Todos na Luta, no Vidigal, e desenvolve seu próprio trabalho artístico.

Curso: Oficina de Maquetes

João Atanásio
Artista. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Santa Úrsula. Estudou na EAV Parque Lage, Faculdade de Bellas Artes San Fernando em Madri e foi bolsista do atelier de gravura do Museu Espanhol de Arte Contemporânea. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, “Grande Orlândia”, 7ª Triennale de Chatelier na França e Bienal de Taiwan.

Curso: Ateliê Gráfico

Patricia Alves Dias
É cineasta especializada pelo National Film Board of Canada e Embrafilme e foi artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka, na República Tcheca. Tem mestrado em educação pela UERJ na área de infância, juventude e cultura contemporânea e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens. Foi produtora-criadora da série de filmes para crianças Juro que Vi (Japaz Prize) e Carta Animada pela Paz (Prêmio UNESCO Melhores Práticas de Mídia nas Escolas da América Latina) na MULTIRIO.

Curso: Filme sem câmera

Chiara Banfi
É formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, em 2003. Em sua obra, explora possibilidades de diálogo entre som, espaço, natureza e silêncio. A artista já realizou várias individuais, como: Firehouse, De Vleeshal, Middelburg, Holanda, 2005. Entre as coletivas: Blooming Brasil-Japão: O Seu Lugar, Toyota Municipal Museum of Art, Aichi – Japão, 2008; Futuro do Presente, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil, 2008; J’en Rêve, Fondation Cartier [Paris, França], 2005. Seleção de coleções públicas: Pinacoteca do Estado de São Paulo [São Paulo, Brasil]; De Vleeshal [Middelburg, Holanda]; Museum of Contemporary Art San Diego [San Diego, EUA].

Curso: Floresta Sonora

Fernanda Zerbini
Formada em Fotografia, Arte e Cultura no Senac-SP, é arte educadora e inspiradora no Espaço Cria, Rio de Janeiro. Pesquisa a relação entre crianças e a natureza, trabalhou no Projeto Pólen entre 2014 e 2016 e, com a artista Chiara Banfi , participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage e das oficinas do livro Arte Brasileira para Crianças (editora Cobogó), realizadas em janeiro de 2017 no Parque Lage e nas livrarias da Travessa, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Instituto Tomie Ohtake.

Cursos: Floresta Sonora | Arte Brasileira

Regina Neves
Educadora e Terapeuta Transpessoal e Psicocorporal, residiu durante 12 anos (1998-2010) em Montevidéu, integrando o corpo docente do Espacio de Desarrollo Armónico – Río Abierto Uruguay, dirigido por Graciela Figueroa. Trabalhou por 10 anos na Escola EDEM como professora de maternal e jardim de infância, tendo integrado a área de artes e coordenado a pré-escolar. Em 1990 inaugurou o “Atelier de arte do cotidiano” no Museu Chácara do Céu, onde desenvolveu por quatro anos um trabalho com crianças de 2 a 12 anos.

Curso: Poesia e Corpo

Pedro Rocha
Poeta, é idealizador do FalaPalavra (grupo performático dos anos 2000 que reunia poetas como Guilherme Zarvos, Ericson Pires, Michel Melamed, Viviane Mosé, Chacal, Eber Inácio e Guilherme Levi). Tem textos publicados em revistas como “O Carioca”, “Et. Cétera”, “Cepensamento”, “Cep 20 Mil Calendário”, entre outras. Publicou os livros “Escrita de Galo” (coleção sec.xxi – 2002) ; “Onze” (Azougue Editorial, 2002); “Chão Inquieto”(Editora 7Letras – 2010); “Experiência do Calor” (Dantes Editorial, selo: Lábia Gentil – 2014); “Ogivas de Urgência” (Editora 7Letras , selo: Megamini – 2015). Integra o coletivo Trëma.

Curso: Poesia e Corpo

Caroline Valansi
É graduada em cinema e com pós-graduação em Artes e Filosofia, tendo completado seus estudos no Ateliê da Imagem e na EAV do Parque Lage, e trabalha com fotografia e artes visuais desde 2004. Também leciona há 6 anos, dando aulas de artes e fotografia na escola EliezerMax, Pequeno Laboratório (CAPACETE), EAV Parque Lage e desde 2015 é professora de fotografia do Ateliê da Imagem.

Curso: Sensibilizando o Olhar

Maria Laet
Maria Laet é artista visual, tendo participado de residências em diferentes cidades do mundo como Nova York, Lisboa e Bad Ems na Alemanha. Já apresentou seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro, em São Paulo, Paris, Lisboa e Milão. Sua obra integra coleções como MAM, Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro; MAC Niterói; FRAC Lorraine, Metz, França; MSK, Museu de Belas Artes, Gent, Bélgica; Coleção AGI Verona, Itália, Coleção Cisneros, Patricia Phelps de Cisneros, Nova York; e MoMA, Nova York.

Curso: Sensibilizando o Olhar

Pequeno Lab
O pequenoLAB é formado pela dupla Marrytsa Melo e Filipe Machado. Marrytsa é artista visual e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Filipe é cientista ambiental (UNIRIO), pesquisador da ciência livre. Desde 2013 o projeto atua como um laboratório de inventos e pesquisas em artes visuais, tecnologia e meio ambiente. Trabalha realizando diversos cursos, oficinas e vivências a partir de uma metodologia transdisciplinar para crianças e jovens.

Curso: Laboratório de Inventos

Yasmim Flores
É artista plástica formada pela Fundação Armando Álvares Penteado, com formação complementar na École Nationale de Beaux-Artes de Paris. Sua pesquisa busca a integração de diferentes linguagens artísticas como desenho, pintura, dança, performance e instalações cenográficas. Trabalhou como educadora de artes na escola infantil Casa Redonda e já ministrou cursos para crianças em instituições como o Parque Lage, SESC SP e Centro Cultural Unibes. Já apresentou seu trabalho artístico em diversas exposições individuais e coletivas.

Curso: Arte Brasileira

Rodrigo Garcia Dutra
Artista visual, possui mestrado em Fine Arts pela Central Saint Martin of Art and Design, em Londres (2009), com bolsa da Lismore Castle Scholarship, e estudou Escultura no Royal College of Arts, em Londres (2014). Participou das exposições coletivas 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (2015) e Histórias Mestiças (2014) no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, entre outras. Vive no Rio de Janeiro.

Curso: Inventando Geometrias

Daniela Seixas
Artista, mestre em Processos artísticos contemporâneos e licenciada em Artes visuais pela UERJ. Participou de diversas exposições, como as coletivas: 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (Usina – Porto Alegre), Deslize (MAR – Rio de Janeiro), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts), City as a process (Parallel program, 2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro); e as individuais: A riscar (Paço das Artes – São Paulo), Drawing error (Zip’up – São Paulo), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty) e Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu – Rio de Janeiro).

Curso: Arte no Parque

Jacqueline Siano (JacSiano)
Jacqueline Siano é artista-pesquisadora, doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGArtes-UERJ. Vive e trabalha no Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre arte e espaços de prática. Iniciou sua formação em artes na EAV-Parque Lage no ano de 1993. Desde 2004 participa de exposições em diversas cidades do Brasil. Nos anos de 2005 e 2006 integra a equipe de educação no MAM-RJ sob coordenação de Maria Tornaghi, passando a seguir, a compor a equipe do núcleo de Crianças e Jovens da EAV-Parque Lage, onde atua como professora.

Curso: Arte no Parque

Nena Balthar
Artista e doutora em processos artísticos no Instituto de Arte/UERJ. Participa de exposições no Brasil e exterior. Recebeu prêmios no 1º Salão Cândido Portinari, no 1º Salão de Inverno da UFRJ e o prêmio Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 7a edição. Sua obra figura em coleções públicas como o Museu de Arte do Rio (M.A.R). Trabalha com desenho, performance e vídeo.Participou de diversos projetos de educação em museus e centros culturais como Museu do Açude, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes e SESC-RJ. Fez parte da equipe de educação do MAM-RJ entre 1999 e 2006 sob coordenação de Maria Tornaghi. Foi professora de Litografia na EAV Parque Lage de 1990-1992 sendo em seguida convidada a fazer parte do núcleo de Crianças e Jovens da mesma escola onde permanece como professora até hoje. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Curso: Arte no Parque