Questões prático-teóricas da pintura na contemporaneidade

Questões prático-teóricas da pintura na contemporaneidade

Foto: Leonardo Ramadinha

Professor: Bruno Miguel e Luiz Ernesto
09 de janeiro a 26 de junho
Segunda-feira das 19h30 às 22h30
R$ 380,00/mês


Público-alvo
Pintores em nível intermediário e avançado

Objetivos
O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.

Conteúdo
Através do debate crítico e das dinâmicas de apresentação e defesa das obras dos alunos se fomentará também o desenvolvimento teórico específico para artistas dispostos a se aprofundar nas questões da pintura na contemporaneidade.

Dinâmica
A cada aula, dois alunos apresentarão um pequeno conjunto de suas obras recentes para análise dos orientadores e discussão com o grupo. Regularmente serão convidados pintores atuantes no circuito nacional a apresentar suas pesquisas para a turma. Os interessados deverão apresentar portfólio com no mínimo cinco fotos de trabalhos recentes e um texto sucinto sobre os mesmos.

Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Companhia das Letras, São Paulo, 2010.
FERREIRA, Gloria e COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas, anos 60/70. Editora
Zahar, Rio de Janeiro, 2006.
FLORES, Laura Gonzales. Fotografia e Pintura: Dois meios diferentes?. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2011. 280 p.
SCHWABSKY, Barry. VITAMIN P. Phaidon, 2011. 352 p.
GODFREY, Tony.Painting Today. Phaidon, 2009.

Luiz Ernesto
Artista. Ex-aluno da EAV Parque Lage, foi seu diretor de 1998 a 2002. Em 1992, foi contemplado com bolsa de estudos no Glasgow Print Studio pelo British Council. Integrou a mostra “Como vai você, geração 80?” (EAV Parque Lage, 1984). Desde 1982, participa de exposições no Brasil e no exterior.

Bruno Miguel
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Artista visual atuante formou-se em Lic. em artes plásticas e pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi aluno de diversos cursos no Parque Lage, incluindo o Aprofundamento. Deu aulas, em 2010, na Escola de Belas Artes da UFRJ, e é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2011.

Regulamento de bolsas ➝