Poema Potência

Poema Potência

Professores: Domingos Guimaraens e Pedro Rocha
06 de março a 26 de junho
Segunda-feira das 18h30 às 21h30
R$ 355,00/mês

Conteúdo
Trabalhar em relação aos vendedores ambulantes e seus pregões, às escritas dos muros, às cores lançadas aos olhos pelos letreiros luminosos, aos sons produzidos coletivamente pelas máquinas, pelos carros, pelas obras, pelas pessoas. Tudo o que pertence e é descartado no ruminar das horas, na engrenagem dos dias, transformando-se em Poema Potência.

Dinâmica
Colhedura (colheita+varredura) dos estímulos abrandados pela violência do dia a dia, pela exigência da sobrevivência e a dormência que isso acarreta. Os alunos estarão provocados a estar todo o tempo despertos e atentos a esses resíduos, à essa matéria prima. Desenvolver esse músculo que é o olhar poético.

Público alvo
Aberto a quem quiser investigar o ato da escrita ativa, um exercício de escrita que não traduz apenas o universo interno do autor, mas está em relação com o ambiente, a cidade, com a linguagem contemporânea, se apropriando e propondo novos desdobramentos. Uma escrita com a língua, com o corpo, com a fala, com todos os sentidos.
Bibliografia sucinta:
BARTHES; Roland. O rumor da língua. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 2012
_______________. O grau zero da escrita. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 2011
BRITO, Antonio Carlos (Cacaso). Não quero prosa. São Paulo: Ed. Unicamp. 1997
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos.São Paulo: Ed. Unicamp. 2012
Paz; Octavio. Dupla chama: amor e erotismo.São Paulo: Ed. Sciciliano. 1994
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Vozes. 1992.

Domingos Guimaraens
Poeta e artista visual, doutor em Literatura Cultural e contemporaneidade e professor da PUC-Rio. Desde 2008 trabalha com o coletivo OPAVIVARÁ!. De 2003 a 2006, foi um dos organizadores do CEP20000, Centro de Experimentação Poética, que existe no Rio desde 1990. Editou o livro de poemas A Gema do Sol (2006) e, juntamente com Os Sete Novos, lançou o livro Amoramérica (2008) e Um Épico (cArtonerA cArAAtApA, 2013). Tem textos publicados em antologias de poesia no Brasil e no exterior, além de ser um dos colunistas da revista eletrônica ORNITORRINCO.

Pedro Rocha
Idealizador do FalaPalavra (com os poetas Chacal, Guilherme Zarvos, Michel Melamed, Viviane Mosé, Eber Inácio, Ericson Pires, Guilherme Levi). Tem trabalhos publicados em diversas revistas como O Carioca, Et. Cétera, O Pasquim, Cepensamento, entre outras. É autor de 11 (Azougue, 2002), Chão Inquieto (7letras, 2010) e A Experiência do Calor – Jardim só Flor (cArtonerA cArAAtApA, 2013). Integra a antologia Cajita de Música – poetas hispanoamericanos del siglo XXI, organizada por Augusto Rodriguez (2011). Em 2014 lançou o selo LábiaGentil em parceria com A Gentil Carioca, Dantes Editora e Pedro Lago, onde editou o livro “Experiência do Calor”, com o artista visual Cabelo.

Regulamento de bolsas ➝