Poesia e corpo

Poesia e corpo

foto: Luana Moura

Poesia e corpo
Professores: Regina Neves e Pedro Rocha
23 e 24 de janeiro
13:00-15:00
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
“Enquanto você se movimenta, sua mente e suas emoções se transformam”.
Graciela Figueroa

Estar em movimento é estar vivo, o corpo físico se move e se movimenta com as emoções, pensamentos e sentimentos. A poesia está por toda parte e também se movimenta. Nessa Descolônia vamos brincar com o poema em movimento. Através do corpo como
instrumento, vamos experimentar a expressão, o reencontro com as possibilidades de gestos, sons, vozes, formas, contato e improvisações, estimulando a linguagem corporal, a linguagem falada, atuando e despertando a expressão criativa das outras inteligências. Nossa intenção é trabalhar o desabrochamento do ser poético ou da poesia nas crianças. Comprovar com o que as crianças entendem do mundo, que o poema já é, em si, uma proposta para o mundo.

Professores

Pedro Rocha, Rio de Janeiro, 1976. Vive no rio de Janeiro.
Poeta, editor na Dantes Editora e professor na EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Publicou os livros “Escrita de Galo”(coleção sec.xxi – 2002) ; “Onze” (Azougue Editorial, 2002); “Chão Inquieto”(Editora 7Letras – 2010); “Experiência do Calor” (Dantes Editorial, selo: Lábia Gentil – 2014); “Ogivas de Urgência” (Editora 7Letras, selo: Megamini – 2015); NERVO VERSO (Independente – 2018). Integra o coletivo Trëma. Fundador do CEP 20000. Idealizador do grupo performático FalaPalavra.

Regina Neves, Rio de Janeiro, 1949, vive no Rio de Janeiro.
Educadora e Terapeuta Transpessoal e Psicocorporal, residiu durante 12 anos (1998-2010) em Montevidéu, integrando o corpo docente do Espacio de Desarrollo Armónico – Río Abierto Uruguay, dirigido por Graciela Figueroa. Trabalhou por 10 anos na Escola EDEM como professora, tendo integrado a área de artes e coordenado a pré-escolar. Em 1990 inaugurou o “Atelier de arte do cotidiano” no Museu Chácara do Céu, onde desenvolveu por quatro anos um trabalho com crianças de 2 a 12 anos.