Poética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

Poética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

Robert Irwin, Double Blind, 2013. Photo: Philipp Scholz Rittermann

Professor: Sonia Salcedo
08 de março a 28 de junho
Quarta-feira das 19h30 às 21h30
R$ 380,00/mês

O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento de projetos artísticos: da conceituação a realização mediante o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

Objetivos
Explorar relações artístico-espaciais inerentes a poética expositiva, a partir de temas relativos a etapas do processo de produção em arte. Trata-se de uma reflexão prática sobre a produção artística, curatorial e/ ou arquitetônica expositiva, na qualidade de articular arte e espaço, mediante a formulação de projetos expositivos.

Conteúdo
O conteúdo atenderá a demanda apresentada pelos integrantes da turma: das questões relativas ao processo criativo, passando por fundamentos teóricos e históricos da arte, até às relações de realização e veiculação da obra, inerentes ao campo expositivo da arte.

Metodologia
Este curso propõe aulas cuja dinâmica seja a de acompanhamento e estimulo de desenvolvimento de projetos individuais e/ou coletivos.Os integrantes do curso serão ‘provocados’ a expor seus trabalhos e pesquisas, a partir de debates sobre questões históricas e analogias entre a produção de artistas nacionais e estrangeiros.

Bibliografia
Será indicada e sugerida, conforme as necessidades dos integrantes

Sonia Salcedo
Arquiteta e Urbanista (USU-RJ), Cenógrafa (UNI-RIO), Especialista em História da Arte e da Arquitetura (PUC/RJ), Mestre em História e Critica da Arte (EBA/UFRJ) e Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ/RJ). É profissional da Fundação Nacional de Arte (Funarte) integrante do corpo técnico do Centro de Artes Visuais no âmbito curatorial. Pesquisadora e docente é autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições , Poética Expositiva e Arte de Expor – curadoria como expoesis. Artista curadora idealizou exposições no Rio, São Paulo e outras cidades brasileiras e estrangeiras, assim como Bruxelas, Frankfurt, Merida, Colonia e Buenos Aires. Arquiteta premiada pela UIA, tem experiência carnavalesca, televisiva e teatral realizando cenário, figurino, pesquisa e produção de arte.

Regulamento de bolsas ➝