EAV Parque Lage

Poética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

Poética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

Robert Irwin. Double blind. Vista da exposição Secessão, 2013. Foto: Philipp Scholz Rittermann.

Professora: Sonia Salcedo

Contínuo 2020
05 de agosto a 10 de dezembro
Quinta-feira, de 17h às 19h30
R$ 400,00/mês
 

ARTE CONTEMPORÂNEA, POÉTICAS EXPOSITIVAS, PROJETOS POÉTICOS

SOBRE
O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

CONTEÚDO
O curso explora relações artístico-espaciais inerentes a poética expositiva, a partir de temas relativos a etapas do processo de produção em arte. Propõe uma reflexão prática sobre a produção artística, curatorial e/ ou arquitetônica expositiva, na qualidade de articular arte e espaço, mediante a formulação de projetos expositivos.
O conteúdo atenderá as demandas apresentada pelos integrantes da turma: das questões relativas ao processo criativo, passando por fundamentos teóricos e históricos da arte, até às relações de realização e veiculação da obra, inerentes ao campo expositivo da arte.
O formato propõe aulas cuja dinâmica seja a de acompanhamento e estímulo de desenvolvimento de projetos individuais e/ou coletivos. Os integrantes do curso serão ‘provocados’ a expor seus trabalhos e pesquisas, a partir de analogias históricas e poética, localizada na produção artística nacional e internacional. A dinâmica segue a ideia de grupo de estudo, através do qual se estabelece uma troca de experiências técnicas e poéticas entre todos os participantes.

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência.
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.

PÚBLICO
Indicado para pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS
Além da indicada abaixo, novas leituras poderão ser sugeridas pela professora conforme as necessidades dos integrantes:

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naif, 2005.

CASTILLO, Sonia Salcedo del. Arte de expor – curadoria como expoesis. Rio de Janeiro; NAU Editora. 2014.

COCCHIARALE, Fernando/PANITZ, Marília/severo, André (org.). Artes Visuais. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2017 (Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos)

DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. Perspectiva: São Paulo, 1972,

FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

FREIRA, Cristina. Poéticas do Processo: arte contemporânea no museu. São Paulo: MAC/USP, 1999.

LIPPARD, Lucy. A desmaterialização da arte. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – EBA/UFRJ. Rio de Janeiro, ano XXV, n. 25, 2013.

O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Sonia Salcedo
Pós-Doutora em Artes pelo CNPq junto ao PPGAC/ECO/UFRJ (2017). Doutora em Artes Visuais (2012, EBA/UFRJ), Mestre em História e Crítica da Arte (2002, EBA/UFRJ), Especialista em História da Arte e da Arquitetura (1998, PUC/RJ). Graduada em Cenografia (1990, UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (1982/USU) Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Tem experiência nas áreas das Artes e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea. Atua como pesquisadora e docente, nos seguintes temas: crítica de arte e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, exposição e história da arte, arquitetura museal e design de exposições. Desde 2014 é docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro. É artista curadora e autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições? (2008);Poética Expositiva (2011), Asas a Raízes (2015), Arte de Expor – curadoria como expoesis" (2015); Pontotransição (2016) e Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017). Atua na área de Artes Visuais. Foi profissional técnica da Fundação Nacional de Arte (Funarte), de 1993 – 2018, integrando a comissão curatorial do Centro de Artes Visuais.