Pós-graduação "lato sensu": CURADORIA DE ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Pós-graduação

APRESENTAÇÃO
PROGRAMA DETALHADO
PROFESSORES

› Baixar programa completo

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO I
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES

Maria Luiza Mello – Formada em História pela USP e História da Arte pela Sorbonne (Paris I), possui pós-graduação em História da Arte e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. Diretora da Automática produtora de Artes

Marisa S. Mello –Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado (2005) e doutorado (2012) em História pela mesma Instituição. Desde dezembro de 2013, realiza o pós-doutoramento no Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult), na UFF, onde atua como professora, orientadora e pesquisadora. Desde 2008, trabalha na Automatica Produção, com a criação, elaboração, planejamento, coordenação e gestão de projetos culturais, educativos e publicações, como livros e catálogos.

Evelyn Grumach – Graduada em desenho industrial e programação visual pela ESDI, em 1973. Professora de design gráfico na Pontifícia Universidade Católica PUC-Rio. Integrou a equipe de Aloísio Magalhães de 1972 a 1978. Funda o eg.design em 1997.

Valéria Sallenas – Pós-graduação em Preservação de acervos de C & T – pelo MAST (2011). Conservadora e restauradora no MNBA (2005 a 2013). Gerência do Setor de Apoio Técnico – Divisão de Restauração – do Arquivo Geral do RJ (2014). Perita da alfandega no Aeroporto do Galeão. Ministra curso de Courrier e laudos técnicos de estado de conservação de obras de arte. Trabalha com vistoria, coleta e devoluções de obras de arte no RJ para as exposições realizadas no MASP.

Daniela Chindler – É diretora da Sapoti Projetos Culturais, que atua na área de Educação e Cultura Coordenadora de projetos educativos dos CCBB

Zaven Paré – Diplôme d´Études Approfondies em Arte Plastícas, UP VIII. a École Nationale Supérieure des beaux Arts de Paris. 1984 Artista com diversas exposições no Brasil e exterior desenvolvendo pesquisas na área de Arte e Tecnologia.

Carolina Lins – Professora Assistente do Departamento de Direito Social e Econômico da Faculdade Nacional de Direito, UFRJ. Doutoranda em Sociologia e Direito UFF. É autora do livro Teoria Geral do Direito do Trabalho: pela progressividade sócio jurídica do trabalhador.

Rogério Emerson Magalhães – Ministra aulas de “Iluminação para Artes”, faz coordenação técnica, como no Centro de Artes da Maré.

Jorge Sayão – Ver currículo na área de concentração de História da Arte

 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO II
HISTÓRIA DA ARTE

Paulo Sérgio Duarte – Pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados / Cesap da Universidade Candido Mendes. Foi Assessor-Chefe do RIOARTE (1983-85) e primeiro diretor geral do Paço Imperial / Iphan, de 1986 a 1990, responsável pela sua implantação como um centro cultural.

Elisa Byington – Doutora em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do departamento de Historia da Unicamp – Universidade de Campinas junto à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Jorge Sayão – Doutor em História Social da Cultura na PUC-RJ. Atualmente é doutorando no Departamento de filosofia da UFRJ. Crítico de arte e curador independente.

 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO III
FILOSOFIA E TEORIA DA ARTE

Fernando Augusto da Rocha Rodrigues – Doutor em Filosofia pela Universitat Konstanz (1990), pós-doutorado pela Universitat Konstanz(1998) e (2001) e pós-doutorado pela Université de Paris X, Nanterre(1994). Professor adjunto da UFRJ, Membro de corpo editorial do Viso : Cadernos de Estética Aplicada, Membro de corpo editorial da Abstracta : linguagem, mente e ação

Bernardo Oliveira – Doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Membro do GT de Estética da Anpof e do Cefa (Centro de estudos em estética e filosofia da arte da UFF)

Márcia Cristina Ferreira Gonçalves – Doutor pela Freie Universität Berlin (1996), pós-doutorado pela Universität Albert-Ludwig Freiburg (2008-2009) e pela Teschnischen Universität Berlin (2014-2015). Desde 1999 é professora de Filosofia da UERJ. Autora dos livros O Belo e o Destino. Uma introdução à Filosofia de Hegel (Loyola, 2001) e Filosofia da Natureza (Passo a Passo, Zahar, 2006) e de vários capítulos e artigos sobre filosofia clássica alemã, em especial sobre filosofia da arte e filosofia da natureza, principalmente de Hegel e Schelling.

Fernando Fragozo – Doutor em Comunicação em Cultura pela UFRJ. Doutorado-Sanduíche na Université de Technologie de Compiègne e Pós-Doutorado em Filosofia na École Normale Supérieure de Paris. É Professor Associado da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ.

Paulo Sérgio Duarte – Ver currículo na área de concentração II, História da Arte

Jorge Sayão – Ver currículo na área de concentração II, História da Arte

 


ORGANIZAÇÃO