Prática do Artista: a Chama, a Vela e a Escuridão

imagem: filme “Orlando”, adaptação do romance homônimo da Virginia Woolf com direção de Sally Potter (1992)

Professora: Mariana Manhães

Férias 2019
06 de fevereiro a 27 de fevereiro
Quarta-feira, 10:00–12:30
R$ 380,00/mês
Curso Contínuo 2019
06 de fevereiro a 26 de junho
Quarta-feira, 10:00–12:30
R$ 380,00/mês

O título do curso faz referência à obra do filósofo francês Gaston Bachelard, “A Chama de uma Vela”, uma ode ao silencioso processo de criação poética.
Sabendo que esse processo pode ser bastante angustiante, a intenção é promover o convívio e a troca de ideias. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outros artistas que estejam na mesma situação, pode-se acender uma ou mais chamas a iluminarem os caminhos de cada um.
A forma de trabalhar é a seguinte: a cada encontro, um dos artistas participantes leva algum material que queira discutir. Esse material pode ser um projeto, um trabalho finalizado, imagens de alguma coisa em andamento, maquetes, ensaios fotográficos, esboços ou até mesmo fragmentos de uma ideia que ele ainda não sabe muito bem do que se trata – o importante é ter comprometimento com o próprio processo poético, seja lá ele qual for. A partir dessas apresentações, que terão a participação de todo o grupo, surgirão sugestões de pesquisa, materiais, leituras e referências em geral. Tudo isso com a intenção de aliviar a tensão (e, também, a solidão) do artista em sua prática.

Pré-requisito
Ter um projeto artístico a ser discutido e aprofundado.

Artistas que queiram desenvolver e aprofundar sua prática.

Objetivos
Promover discussões em grupo que ajudem os artistas participantes a refletirem sobre sua poética.

O conteúdo será definido de acordo com o interesse dos participantes e com o que for apresentado por eles em cada aula.

A cada semana, um artista do grupo apresentará suas ideias e projetos, que serão discutidos com a participação de todos.

Bachelard, Gaston; A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo: Martins Fontes.
A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fontes.
A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes.
O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes.
Balzac, Honoré de; A Obra-Prima Ignorada. São Paulo: Iluminuras, 2012.
Kafka, Franz; A Construção; in: Um Artista da Fome / A Construção. São Paulo: Companhia das Letras,1998.
Kiefer, Anselm; Notebooks, Volume 1, 1998-99. Londres: Seagull Books, 2015.
Marder, Herbert, Virginia Woolf – A medida da vida. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Rilke, Rainer Maria; Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Globo, 2013.
Smith, Patti; Só Garotos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Tarkovski, Andrei; Diários 1970-1986. São Paulo: É Realizações, 2012.
Tomkins, Calvin; A Vida dos Artistas. São Paulo: Bei, 2009.

Filmografia sugerida e não-obrigatória:
Caravaggio, direção de Derek Jarman. Reino Unido, 1985.
Duna de Jodorowsky, direção de Frank Pavich. Estados Unidos, 2013.
Frank, direção de Lenny Abrahamson. Reino Unido, 2014.
La Belle Noiseuse, direção de Jacques Rivette. França, 1991.
O Fim da Turnê, direção de James Ponsoldt. Estados Unidos, 2016.
O Piano, direção de Jane Campion. Nova Zelândia, Austrália e França, 1993.
O Último Retrato, direção de Stanley Tucci. Reino Unido, 2018.
Orlando, direção de Sally Potter. Reino Unido, 1992.
Paterson, direção de Jim Jarmusch. Estados Unidos, 2016.
The Limits of Control, direção de Jim Jarmusch. Estados Unidos, 2009.

Mariana Manhães
Niterói, 1977. Vive no Rio de Janeiro.

Mariana trabalha com diversos tipos de mídia, como desenho, máquina, vídeo, objeto e fotografia. Sua obra já percorreu museus e galerias no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China, Alemanha, dentre outros.

Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça da FUNARTE/MiNC em 2006 e a Bolsa FUNARTE de Estímulo às Artes Visuais em 2013. Seu trabalho foi também premiado em 2005 no Salão da Bahia e em 2006 no Salão de Goiás. Recentemente, foi finalista do Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça 2017.

Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e, em 2012, concluiu Mestrado em Comunicação e Cultura / Tecnologias da Comunicação e Estéticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi bolsista CNPq e Faperj Nota 10. Sua formação artística aconteceu entre 1997 e 2005 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Site da artista: www.marianamanhaes.com