EAV Parque Lage

Prática do Artista: fios para labirintos

Prática do Artista: fios para labirintos

Orlando. Filme com direção de Sally Potter, 1992.

Professora: Mariana Manhães

Contínuo 2020
04 de agosto a 9 de dezembro
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 350,00/mês

Os cursos contínuos acontecem de janeiro a dezembro e ficam abertos sem interrupção. É possível realizar inscrição para esses cursos a qualquer momento do ano na secretaria da escola.


ARTES VISUAIS, PRÁTICA ARTÍSTICA, ARTE CONTEMPORÂNEA

SOBRE
O título do curso faz referência ao processo de criação poética, seus labirintos e suas possibilidades de caminhos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída. Portanto, a intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca de ideias, a fim de apontar uma luz no fim do túnel. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados, atenuando assim as tensões e solidões indesejadas. A forma de trabalhar é a seguinte: a cada encontro, um dos artistas participantes leva algum material que queira discutir. Esse material pode ser um projeto, um trabalho finalizado, imagens de alguma coisa em andamento, maquetes, ensaios fotográficos, esboços ou até mesmo fragmentos de uma ideia que ele ainda não sabe muito bem do que se trata – o importante é ter comprometimento com o próprio processo poético, seja lá ele qual for. A partir dessas apresentações, que terão a participação de todo o grupo, surgirão sugestões de pesquisa, referências, materiais e leituras, práticas de vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Tudo isso com a intenção de aliviar a tensão (e, também, a solidão) do artista.

CONTEÚDO
A intenção é promover um espaço de convívio e troca de ideias entre os participantes do grupo, de maneira a ajudá-los a refletirem sobre os labirintos e caminhos possíveis de suas poéticas. Assim sendo, o conteúdo é dinâmico e será definido de acordo com o interesse do grupo em cada uma das aulas. Todos os tipos e formatos de trabalho são bem-vindos.

A cada aula, um artista do grupo apresentará suas ideias e projetos, que serão discutidos com a participação de todos.

DINÂMICA
Aula por videoconferência
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas com processos artísticas em andamento.

REFERÊNCIAS

AIRA, César. Um Acontecimento na Vida de um Pintor Viajante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

_________. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_________. A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_________. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fonte, 2003.

_________. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

_________. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BALZAC, Honoré de. A Obra-Prima Ignorada. São Paulo: Iluminuras, 2012.

BERGER, John. Ways of Seeing. Londres: Penguin Books, 2008.

_________. Why Look at Animals? Londres: Penguin Books, 2009.

BORGES, Jorge Luis. O Livro dos Seres Imaginários. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

CALVINO, Italo. As Cidades Invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

CASARES, Adolfo Bioy. A Invenção de Morel. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CASTRO, Marcílio França. Breve Cartografia de Lugares Sem Nenhum Interesse. Rio de Janeiro:
Editora 7 Letras, 2011.

ECO, Humberto. História das Terras e Lugares Lendários. São Paulo: Editora Record, 2013.

ENDE, Michael. A História sem Fim. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

HENDERSON, Caspar. The Book of Barely Imagined Beings: a 21st Century Bestiary. Londres: Granta Books, 2013.

KAFKA, Franz. A Construção; in: Um Artista da Fome / A Construção. São Paulo: Companhia das Letras,1998.

LYNCH, David. Em Águas Profundas: criatividade e meditação. São Paulo: Gryphus Editora, 2015.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Globo, 2013.

REDON, Odilon. To Myself – Notes on Life, Art, and Artists. Nova Iorque: George Braziller, 1986.

SAX, Boria; Imaginary Animals: The Monstrous, the Wondrous and the Human. Londres: Reaktion Books, 2013.

SJÓN. A Raposa Sombria; São Paulo: Hedra, 2013.

SCHAMA, Simon. Landscape and Memory. Nova Iorque: First Vintage Books Editions, 1996.

TAVARES, Braulio (Org.). Contos Fantásticos do Labirinto de Borges. São Paulo: Casa da Palavra, 2003.

THOREAU, Henry David. Walden. Porto Alegre: L&PM, 2016.

WOHLLEBEN, Peter. A Vida Secreta das Árvores. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

Filmografia sugerida e não-obrigatória

Amantes Eternos. Direção de Jim Jarmusch, 2013.

Até o Fim do Mundo. Direção de Wim Wenders, 1991.

Cave of Forgotten Dreams. Direção de Werner Herzog, 2011.

Duna de Jodorowsky. Direção de Frank Pavich, 2013.

Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O. Direção de Jean-Pierre Jeunet, 2001.

Frank. Direção de Lenny Abrahamson, 2014.

Goya. Direção de Carlos Saura, 1999.

Her. Direção de Spike Jonze, 2014.

Into the Inferno. Direção de Werner Herzog, 2016.

La Belle Noiseuse. Direção de Jacques Rivette, 1991.

Labirinto do Fauno, O. Direção de Guillermo del Toro, 2006.

Orlando. Direção de Sally Potter, 1992.

Paterson. Direção de Jim Jarmusch, 2016.

Piano, O. Direção de Jane Campion, 1993.

Quero Ser John Malkovich. Direção de Spike Jonze, 2000.

Sonhos. Direção de Akira Kurosawa, 1990.

Stalker. Direção de Andrei Tarkovsky, 1979.

Synecdoche, New York. Direção de Charlie Kaufman, 2009.

The Limits of Control. Direção de Jim Jarmusch, 2009.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Mariana Manhães
Niterói, RJ, 1977. Vive no Rio de Janeiro.

Graduou-se em Psicologia pela UFF (2001) e concluiu Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012). Sua formação artística aconteceu entre 1997 e 2005 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Participou de exposições em diversos museus e galerias no Brasil e exterior, dentre os quais se destacam: MuBE (São Paulo), Bienal de Vancouver (Vancouver, Canadá), Shanghart Gallery (Xangai, China), The MattressFactory (Pittsburgh, EUA), Bozar Museum (Bruxelas, Bélgica), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), Martin-Gropius-Bau Museum (Berlim, Alemanha), Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Instituto TomieOhtake (São Paulo), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu de Arte Moderna (Salvador), Museu Vale do Rio Doce (Vila Velha), Galerie GP+N Vallois e Natalie Seroussi (Paris, França), entre outros. Apresentou individuais na Galeria Múltiplo (Rio de Janeiro, 2017), Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2013), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2010) e Museu de Arte Contemporânea (Niterói/RJ, 2007). Dentre os prêmios que recebeu, destacam-se: Prêmio Marcantônio Vilaça – FUNARTE (2015); Vancouver Biennale Residency Program (2014); Bolsa Funarte de Estímulo às Artes Visuais 2013 – FUNARTE (2013),Salão de Goiás (2006), Salão da Bahia (2005). Em 2017 foi finalista do Prêmio CNI SESI MarcantônioVilaça (2017).

Site da artista: www.marianamanhaes.com