IV PRÊMIO REYNALDO ROELS JR.

mac-niteori

APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
SOBRE REYNALDO ROELS JR.
PROCESSO DE SELEÇÃO

Conheça os prêmios anteriores:
I Prêmio Reynaldo Roels Jr.
II Prêmio Reynaldo Roels Jr.
III Prêmio Reynaldo Roels Jr.

IV PRÊMIO REYNALDO ROELS JR.

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage lança a quarta edição do Prêmio Reynaldo Roels Jr. em homenagem ao crítico de arte que dirigiu a instituição entre 2002 e 2006. O prêmio é anual e destinado a pessoas que queiram desenvolver um projeto de instalação a ser realizado em espaço público. O autor do projeto vencedor receberá R$ 20 mil para a produção de uma peça com as características de uma instalação em local aberto à visitação pública.

A cada ano, a comissão organizadora do Prêmio Reynaldo Roels Jr. da Escola de Artes Visuais do Parque Lage elege um local que serve de ponto de partida para a instalação da obra. A mudança de uma edição para outra visa estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre um lugar que tenha especificidades históricas ou artísticas, com componentes sociais e urbanos.

O I Prêmio Reynaldo Roels Jr. realizado em 2015, teve como jurados os artistas Rosângela Rennó e Nelson Félix, além do curador Pablo León de La Barra. A vencedora foi Bia Martins, com o projeto “Salário”, exibido no armazém 4 Pier Mauá durante toda a ArtRio 2015.

O II Prêmio Reynaldo Roels Jr., realizado em 2016, foi concedido a Maria Baigur, pelo projeto “À toa”, realizado em colaboração com o Estúdio Chão. A comissão de premiação foi composta pelos críticos e curadores Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale e Marisa Flórido. A obra foi exibida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). O prêmio foi acompanhado do seminário preparatório “Em torno da instalação”, com concepção de Lisette Lagnado.

O III Prêmio Reynaldo Roels Jr., realizado em 2017, foi concedido a Pedro Varella pelo projeto “De onde não se vê quando se está”, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O prêmio foi acompanhado do seminário preparatório “A síntese entre arte, arquitetura e paisagem”, com concepção de Lisette Lagnado e Ulisses Carrilho.

O IV Prêmio Reynaldo Roels Jr. será realizado em 2019 no Campo de Santana, no Rio de Janeiro. O dispositivo para esta edição do prêmio é a ideia de espaço público a partir de um um trecho do Programa Ambiental, de Hélio Oiticica (1966). 20 artistas serão selecionados para participar do seminário “Espaço Público – Passantes, Ficantes e Descuidistas”, que acompanha o prêmio. Os projetos serão acompanhados pela artista Lais Myrrha, artista visual e por Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage. E posteriormente, o artista selecionado terá 20 mil reais para a realização de uma obra no espaço público.