Prêmio Tatuagem Urbana

A comissão de seleção composta pelos artistas Cadu (Carlos Eduardo Felix da Costa) e Xico Chaves (Francisco de Assis Chaves Bastos, diretor do CEAV – FUNARTE) e pela curadora assistente do MAM-RJ Marta Mestre analisou 36 propostas recebidas para o Prêmio Tatuagem Urbana e selecionou o projeto do estudante:

JORGE CLAUDIO DA SILVA NASCIMENTO, na EAV Parque Lage desde 2014
Projeto “Gota d´água” (título provisório)

Menção honrosa para Yan Braz, estudante da EAV desde 2013, que terá seu projeto implantado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em local a ser designado.

PARABÉNS AOS PREMIADOS E SUCESSO COM SEUS PROJETOS!

Participaram da seleção, como observadores, Lisette Lagnado, Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage,  Ruth Beatriz Caldeira de Andrada, Diretora do Museu Histórico Nacional, Renata Lima, da Produtora Das Lima, Rita Sawchuk Moura e Lenora Moraes de Vasconcellos, ambas da Secretaria de Conservação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O desenho do vencedor, JORGE CLAUDIO DA SILVA NASCIMENTO, será aplicado na restauração de uma área com cerca de quarenta metros quadrados da calçada em frente ao Museu Histórico Nacional. Idealizada por Renata Lima, a iniciativa é uma parceria da EAV Parque Lage com a Prefeitura do Rio, Secretaria de Conservação da Cidade e a produtora Das Lima. Com patrocínio do Governo do Estado e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, a nova calçada será construída em pedras portuguesas.

O Prêmio integra um amplo projeto que abrangeu a exposição “Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca”, no Museu Histórico Nacional, e um curso com professores vindos de Lisboa para o aperfeiçoamento e formação de calceteiros – profissionais que desenvolvem a técnica do calçamento em pedras portuguesas –, que serão responsáveis pela construção da nova calçada a partir do desenho premiado, prevista para o início de setembro.

Saiba mais…