Processo criativo – Imagem multimídia

Processo criativo – Imagem multimídia

Professor: Ricardo Mello
07 de março a 27 de junho
Terça-feira das 10h às 13h
R$ 380,00/mês

Objetivos
Fazer com que os participantes acessem seus potenciais criativos (“gatilhos criativos”) e desenvolvam metodologias que potencializem e organizem suas ideias, levando-o a reflexões, experimentações, ressignificações, por meio de trabalho com imagens fotográficas, imagens em movimento, colagens, desenhos e sons. Ao final do curso, o participante terá realizado um filme-minuto.

Conteúdo
O participante será apresentado a trabalhos de artistas multimidia, por meio de projeções, para análise de motivações, estratégias e processos criativos envolvidos. Também serão analisados os fundamentos utilizados como enquadramento, profundidade de campo, movimentos de câmera, temperatura de côr e dinâmica de montagem. 

Numa fase seguinte o participante entrará no processo de construção de seu projeto do filme-minuto por meio de reflexões, análises de resultados e exercícios práticos dirigidos.

Dinâmica
O curso se divide em três módulos: no primeiro, por meio de projeções de fotos e vídeos, o grupo debaterá as narrativas e estratégia de realizadores de diferentes linhas criativas (documental, documental expandido, vídeo arte, clipearte, vídeo instalação, performance). 

No segundo módulo, debateremos as possibilidades de projeto que cada participante será estimulado a desenvolver. Serão apresentadas duas metodologias de construção de projeto multimídia. 

Na terceira fase os participantes desenvolverão os conteúdos (fotos, vídeos, desenhos, colagens, sons) relacionados aos objetivos de seus projetos, por meio de exercícios práticos dirigidos. 

Nessa fase o trabalho acontecerá dentro de um tripé de atividades relacionadas: 1- a realização (prática), 2- a análise de resultados e 3- montagem do filme na ilha de edição. 

Na fase de montagem, o participante receberá orientação básica de edição para que possa adotar a ilha de edição como elemento do processo de experimentação.

Bibliografia
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2002.Vozes.
FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea, entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. 2013, Senac.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 1991.Martins Fontes.
BLOCK, Bruce. A narrativa visual. 2010. Campus.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. 2013. Martins Fontes.

Ricardo Mello é fotógrafo formado em Educação Artística com especialização em Artes Visuais pela Metodista do Rio de Janeiro, pós-graduado em Cinema/Documentário pela FGV-RJ e MBA/Gestão Executiva–IBMEC-RJ. 
Trabalhou como editor responsável pelas áreas de fotografia e vídeo do jornal O Globo, onde trabalhou na criação e desenvolvimento de projetos multiplataforma. Atua como curador de exposições fotográficas e de mostras de vídeo. Participou de exposições coletivas e apresentou a individual Tramas Visuais, no espaço multimídia do Centro Cultural da Justiça Federal-RJ. Recebeu o Prêmio ILFORD de Fotografia em preto e branco. Atualmente, dedica-se à pesquisa de novas narrativas visuais e à produção de conteúdo multimídia na produtora Praia Pixel. 

Regulamento de bolsas ➝