Processo Vida-Arte: Ferramentas para a Felicidade

Processo Vida-Arte: Ferramentas para a Felicidade

Professores: Jaya Pravaz e Nadam Guerra

2º semestre
09, 10 e 11 de julho
Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00

 

Resumo
Este curso de arte e terapia faz uma introdução ao método “Life-art process”, desenvolvido pela performer americana Anna Halprin em parceria com Fritz Perls, criador da terapia Gestalt. O Processo Vida- Arte é metodologia de trabalho terapêutico e artístico focado no poder de cura e transformação da arte que nasce das experiências vitais de cada um. O método foca na escuta e expressão das emoções e histórias guardadas no corpo. Quando expressamos criativa e conscientemente o que nos habita em forma de dança/movimento, som, palavras e desenhos esta expressão tem um poder de trazer luz a nossas experiências e de abrir o campo para possibilidades de escolhas mais saudáveis e livres.

Objetivo
Experienciar o método capacitando os participantes a aplicar as ferramentas desenvolvidas por Anna Halprin na sua vida e/ou em seus processos criativos.
A arte que nasce de nossas histórias e subjetividades tem o poder de curar e transformar nossa realidade e trazer um estado de presença no cotidiano em uma via de mão dupla onde a Vida alimenta a Arte e a Arte traz qualidade de Vida.
Vida quando é boa é arte. Arte quando é boa é vida.

Público alvo
Livre. Halprin influenciou toda a geração de artistas de performance e dança a partir dos anos 60 nos Estados Unidos. Seu método é muito útil para artistas de todas as áreas e a qualquer pessoa que queira usar o poder da criatividade e da arte como ferramenta de autoconhecimento.

Carga horária
9h (3 turnos de 3 horas)

Bibliografia
HALPRING, Anna. Moving Toward Life. London: University of Press of New England, 1995. HALPRING, Anna. Returning to Health with Dance Movement and Imagery. California: Life Rhythm, 2000.
KAPROW, Allan. Essays on the blurring of art and life. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2003.
MINDEL, Arnold. Percepção Consciente. São Paulo: Summus, 1993.
TULKU, Tarthang. Gestos de Equilibrio: São Paulo: Pensamento, 1977.

Jaya Pravaz é artista e terapeuta. Membro fundador e moradora de Ecovila Terra Una. Formada em Yoga pelo Sivananda Ashram, em Grass Valley (Califórnia). Formada em Dança-terapia com a precursora da performance Anna Halprin (Califórnia) e em Recuperação Motora e Terapia através da Dança na Escola Angel Vianna (RJ). Estudou dança Butoh com Gustavo Collini (discípulo de Kazuo Ohno) na Argentina, Hieroko e Koichi Tamano (discípulos de Hijikata) nos Estados Unidos. Estudou danças sagradas em Bali, na Indonésia. Estuda práticas xamânicas e meditativas desde 1990. Apresentou-se com Poppo Shiraishi (no La Mamma etc, NY) e Takami ( Theatre of Yugen, San Franciso) e também na Argentina, Uruguai, Bali e Brasil.

Nadam Guerra
é artista visual e performer. Formado em Teatro pela UniRio. Doutorando em artes na UERJ. Publicou o tarô Materializador de sonhos (2012), psicografou o livro Os 12 paços da Virgem do Alto do Moura (2015). Publicou Também Complexiótica Hermética (2001) e Rupestre Contemporâneo (2013). Tem experiência em meditação, práticas xamânicas e várias técnicas ancestrais e contemporâneas. Vive no Rio de Janeiro e em Liberdade, MG onde coordena o programa de residência para artistas (www.terrauna.org.br)

Dá cursos de performance na EAV Parque Lage desde 2008. mais em: www.grupoum.art.br