Processos na arte contemporânea – Workshop

Processos na arte contemporânea – Workshop

Professores: Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale

1º semestre
9, 11, 16, 18 e 23 de janeiro
Terça e quinta, 19:30–22:00
R$ 380,00
   

— Será um curso intensivo de cinco aulas, ministrado pela artista multimídia Anna Bella Geiger e o crítico e curador de arte do MAM RJ Fernando Cocchiarale. Nele se propõe uma reflexão acerca do processo de trabalho do artista na contemporaneidade. As aulas são compostas de análise crítica minuciosa dos trabalhos apresentados pelos próprios alunos, incluindo uma projeção de amplo material iconográfico no campo das artes visuais, propostos pelos professores a partir dos trabalhos dos próprios alunos.

Anna Bella Geiger
Artista. Graduada em Letras Anglo-Germânicas pela UFRJ e em Sociologia da Arte pela New York University. Realizou exposições, recebeu prêmios e bolsas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos integram coleções como a do MoMA (Nova York) e a do Centre Georges Pompidou (Paris). Publicou, com Fernando Cocchiarale, o livro Abstracionismo geométrico e informal (Funarte, 1987).

Fernando Cocchiarale
Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUC-RJ (desde 1978) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1990. Autor de livros como Abstracionismo Geométrico e Informal: A Vanguarda Brasileira dos Anos 50 (com Anna Bella Geiger), Rio de Janeiro, MEC/ Funarte, 1987 e Quem Tem medo da Arte Contemporânea, Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006, publicou cerca de 200 artigos, textos e resenhas em coletâneas, catálogos Jornais e revistas de arte do Brasil e do exterior (tais como o Jornal do Brasil, RJ; Módulo, RJ; Guia das Artes, SP; Galeria e ArtNexus, Colombia). Foi membro da Comissão Curadora do Projeto Rumos Visuais de 1999 a 2000; curador-coordenador do mesmo Projeto entre 2001 / 2002 e, de novembro de 2000 a agosto de 2007, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (2011/2012) e curador das mostras de arte contemporânea do Santander Cultural, Recife (2011). É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ (2012).