Programação - Jornadas de Outubro 2018

Programação - Jornadas de Outubro 2018

APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
ARTISTAS E EDUCADORES

› Edições anteriores

Enquanto o Dia da Criança no Brasil é festejado no dia 12 de outubro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, estende a comemoração ao mês inteiro com jornadas dedicadas a crianças de todas as idades. Durante a programação da terceira edição das Jornadas de Outubro, realizamos atividades públicas para instituições parceiras e para o público em geral. No dia 12 de Outubro e aos sábados, convidamos todos a virem à nossa escola para participar de ativações artísticas, atividades, projeções de filmes, concertos, entre outros.

Atividades gratuitas abertas ao público dia 12/10 e aos sábados de outubro, das 10h30 às 17h00.

Quinta-feira, 27/09
Entrega de doces
Distribuição de doces no parque
Horário: 12h às 14h
Local: Oca e área verde e EAV
Aberto ao público*

Jornadas de outubro [Parceiros]
Mitologias afro-brasileiras, com Bruno Balthazar
Local: EAV – Parque Lage
[atividade fechada em parceria com o projeto Circulando, SMASDH, prefeitura do Rio de janeiro]


Sábado, 06/10
Arte em Família
Jogo-dança entre gerações, com Sofia Giliberti
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Salão nobre
Aberto ao público*

É um espaço de brincadeiras corporais entre pessoas de idades e papéis sociais diferentes (pais, filhos, tios, amigos, desconhecidos…) com o principal foco de dar voz às crianças presentes no espaço e às nossas crianças internas.
O encontro será facilitado por Sofia Giliberti, pedagoga, professora de contato improvisação e dança movimento terapia.
Um treino profundo do estado de presença, da capacidade de escuta, de inclusão, diversão, encontro e aprendizado com a diversidade e com certeza um claro convite à saída dos padrões de movimento habituais… não se surpreenda se em algum momento você estiver rastejando como uma cobra ou pulando como uma rã!

Carimbaby
Horário: 14h às 15h
Desde 2005 Carimbaby desenvolve um trabalho de cultura popular e musicalização para crianças, de onde nasceu o projeto. Iniciou-se como um bloco carnavalesco de lendas e mitos da Amazônia, mas logo se transformou num espetáculo cantado e contado, cheio de histórias da oralidade nortista e músicas populares infantis da região. Misturam dança, ritmo e roda, o grupo aborda lendas, mitos e a história da origem do Carimbó, estimulando o público local a refletir e interagir com suas próprias raízes brasileiras, de uma forma divertida.

INAUGURAÇÃO DO CINE CAPELINHA COM SONORIZAÇÃO IMPROVISADA*
Horário: das 15h às 17h
Local: Capelinha
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.

Water Motor é um registro da performance solo da bailarina e coreógrafa norte-americana Trisha Brown (nascida em 1936). O filme é preto e branco e silencioso, com duração de sete minutos e cinquenta e cinco segundos. Típica da coreografia de Brown, apresenta movimentos derivados de gestos cotidianos, estendidos em uma sequência fluida que, como o título sugere, relembra tanto o fluxo de água quanto a intensidade de um motor.

O Ponto e a linha (The Dot and the Line: A Romance in Lower Mathematics) esta animação de 1965 ganhou o Oscar de Curta-Metragem. Criada pelo artista Chuck Jones, a história foi inspirada na novela vitoriana “Flatland: Um romance de muitas dimensões”, na qual o protagonista visita um universo unidimensional chamado Lineland.

*Sonorização improvisada
Teremos instrumentos musicais à disposição das crianças para construção desorientada de sonorização espontânea. Também convidamos os interessados à trazerem seus próprios instrumentos.


Segunda, 11 de Outubro
Jornadas de Outubro [extra-muros]
Poesia e corpo, com Regina Neves e Pedro Rocha
Livrinho de artista, com Luana Vieira e Julia Saldanha
Desenho antes do desenho, com Kammal João
Local: CIEP – Presidente Agostinho Neto
[atividade fechada em parceria com Redes de Desenvolvimento da Maré]


Sexta-feira, 12 de Outubro
Dia das crianças

Performance Democracia
Com Adriana Maciel, Martha Niklaus e Suely Farhi
Horário: 11h às 13h
Local: Cavalariças
Aberto ao público* [25 vagas para crianças de todas as idades]

As artistas convidam crianças de todas as idades para interagir com a faixa da Democracia (2016), um objeto facilitador de relações. Móvel e mutante a faixa multicolorida com a palavra DEMOCRACIA, possibilita vários jogos. Vira tapete, jogo de palavras, parangolé coletivo, túnel, cabana, minhoca, capa e o que mais se inventar.

O objeto se transforma a partir do desejo e da escuta do coletivo, é um exercício lúdico de Democracia.

Atração musical
Peixe Passarinho
Com: Mel Ferraz – voz e percussão/cavaquinho e Pedro Pamplona – sopros
Horário: 13h
Local: Salão Nobre
Aberto ao público*

O duo formado por Mel Ferraz e Pedro Pamplona trás no repertório canções do cancioneiro brasileiro e latino. É música sem fronteira, abrindo roda, com suas cirandas, brinquedos cantados, folias, baião e maracatus. É do mar e também do ar. A voz e o sopro como eixo de melodia. Percussão de pandeiro, zabumba e ganzá.

Cine Capelinha
Filmes da série Juro que Vi e filmes realizados pelas crianças do curso Criação de Documentário.
Horário: das 14h às 15h
Local: Capelinha
Aberto ao público*
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.

Filmes da série Juro que Vi, dos diretores Humberto Avelar e Sergio Glenes, é uma série de curtas-metragens de animação brasileira que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro, tais como o saci, a Iara e o curupira. Os episódios, realizados entre 2003 e 2010, são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.
MULTIRIO, concessão direitos da série para esta ocasião;
Patricia Alves Dias, coordenadora e produtora da série.


Sábado, 13 de Outubro
Arte em Família
Oficina de faixas e amuletos,
Priscila Fiszman, Ana Luiza Fonseca e Anitta Boa Vida
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Cavalariças
Aberto ao público*

Oficina de confecção de faixas e amuletos para passear nossos sonhos e protestos. As faixas e amuletos poderão ser colocados na testa, no braço, no tornozelo, na rua, no peito, no bolso, na casa, servir de presente…Vamos pensar juntos e ativar desejos e urgências que queremos para o mundo.

Atração musical
Espetáculo “Tagarelando”
Realização: PORTÔ – Coletivo de Arte
Horário: 14h
Local: Salão Nobre
Aberto ao público*

A montagem de “Tagarelando” tem como base a artesania dos artistas de rua, contadores de histórias, cordelistas, repentistas e circenses. A trama gira em torno de duas histórias: a dos saltimbancos nordestinos, Catirina e Severino, e suas peripécias como uma trupe de teatro, que nas andanças para mostrar seu trabalho, invadem o palco e vão improvisando em cena um espetáculo; e, em paralelo, Argeron, uma cidade fictícia criada a partir da influência dos árabes no nordeste brasileiro. Nas duas histórias, um ponto em comum – a amizade.

Cine Capelinha
Filme: Historietas Assombradas
Diretor: Victor-Hugo Borges
Horário: 15h às 17h
Local: Capelinha
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.

Historietas Assombradas (2017), do diretor Victor-Hugo Borges, conta a história de Pepe, uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais.


Segunda, 15 de Outubro
Jornadas de Outubro [extra-muros]
Laboratório de Inventos, Marrytsa Melo e Filipe Machado
Horário: das 15h30 às 17h30
Local: Lona da Maré
[atividade fechada em parceria com Redes de Desenvolvimento da Maré]


Terça, quarta e quinta 16, 17 e 18 de Outubro
JORNADAS DE OUTUBRO [PARCEIROS]
Criação de documentário, Alexis Zelensky, Marrytsa Malo e Regina Neves
Local: EAV – Parque Lage
[atividade fechada em parceria com Colégio Ignácio Azevedo do Amaral]


Sábado, 20 de Outubro
Arte em Família
Esconde-esconde em duplas
Com: Alexis Zelensky, Ana Luiza Fonseca, Keyna Eleison e Luana Vieira.
Horário: das 10h30 às 11h30
Local: Bosque de piquenique
Aberto ao público* [15 vagas]

A brincadeira será entre crianças de todas as idades, dentro da floresta, em duplas! Uma dupla de pegadores contam até certo número com os olhos fechados e as outras duplas se escondem. Os que se escondem têm que voltar ao lugar onde os pegadores contaram e bater no ponto de partida. Os últimos a serem pegos pelos pegadores, serão os próximos a bucar os escondidos na floresta.

Atração musical
Ponta da Língua, Ponta do Pé
com Maria Luísa Tonácio, Karol Schittini e Karina Neves
Horário: 12h às 13h
Aberto ao público*

Inspiradas nas brincadeiras de roda e cantigas populares brasileiras, com um refinado repertório que inclui composições de Dominguinhos, Carroça de Mamulengos, Caetano Veloso, Bia Bedran, Dorival Caymmi, o trio, com formação de multiinstrumental (violão, pandeiro, flauta, entre outros), faz uma festa de ritmos e brinquedos cantados, e promete dar um nó na língua e nos pés dos pequenos. É música e brincadeira com diversão garantida!

Oficina de slime [de criança para criança]
Com: Sofia Schnoor Bourlon (11 anos)
Horário:das 13h30 às 15h00
Local: Sala das crianças
Aberto ao público* [10 vagas]

A tradução de SLIME para a língua portuguesa é algo líquido, viscoso e grosso. Ele é gostoso de tocar e faz variados sons. Mas o certo é que essa massa é febre em crianças de todas as idades, difundida principalmente em tutoriais de canais de redes sociais. Aqui na nossa Jornadas a professora será Sofia Schnoor, mestra em fabricação de SLIME, com várias gradações de viscosidades e texturas.

Cine capelinha
Curtas de George Méliès e filme realizado no curso Filme sem câmera.
Horário: 15h às 17h
Local: Capelinha
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.

Georges Méliès, (1861 – 1938) cineasta francês, ilusionista.
Méliès, conhecido também como o “mágico do cinema’, foi um inovador através do uso de efeitos especiais e técnicas como o stop-motion. Foi um dos primeiros cineastas a usar exposições múltiplas, a câmera rápida, as dissoluções de imagem e o filme colorido. Entre seus filmes mais famosos, estão: Le voyage dans la Lune (1902) , Voyage à travers l’impossible (1904) e Le Manoir du Diable (1896).

Filme realizado no curso Filme sem câmera – “sonhos de um filme sem câmera”
Filme criado e realizado por 33 crianças nos encontros das oficinas de férias de julho de 2017 no Parquinho Lage – EAV. Os encontros foram mediados por Patricia Alves Dias, realizadora de cinema infantil especializada em infância e juventude. As crianças animaram seus filmes em objetos óticos, invenções do período do pré-cinema (sec XIX).


Sábado, 27 de Outubro
Encerramento das Jornadas de Outubro
Arte em Família
Arte brasileira: O pão nosso de cada dia (1978), Anna Bella Geiger
Com Fernanda Zerbini, Daniela Seixas, Deise Alcantara, Zoé Gruni
Horário: das 10h30 às 12h30
Local: Cavalariças
[atividade fechada para crianças da Redes de Desenvolvimento da Maré e do curso Arte no Parque]

Piscina livre e Mini seres do mar
Horário: das 15h às 17h
Local: Piscina, palacete
Aberto ao público*

Mini seres do mar
Com uma formação inusitada para um bloco de Carnaval, com violino e sanfona, os Mini-seres do Mar nasceram em 2016 com a singela proposta de se apresentar na festa de um ano do filho de um de seus fundadores. De lá para cá, o cardume só fez aumentar. Caranguejos, peixes e peixões, sereias, lagostas e tubarões, pescadores, marinheiros e piratas, se preparem! O Bloco de Carnaval que há dois vem fazendo sucesso entre nenéns, crianças e adultos, estará nas Jornadas de Outubro com um repertório de clássicos do cancioneiro infantil e da MPB, dentro da temática marinha. Sanfona, violino, sopros e zabumbas estão a postos para levar a todos numa viagem pelos ritmos brasileiros.

Cine Laginho
Outubro Acabou, Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes
Horário: 18h30
Local: Piscina
Aberto ao público*

“Outubro Acabou” é um filme resgatado: a infância que pega no cinema pelas suas mãos para nos devolver as suas origens.


*Inscrições gratuitas para as atividades abertas ao público
parquinho.eavparquelage@gmail.com
Inscrições por e-mail até sexta-feira, às 16h.
As vagas das inscrições antecipadas serão liberadas a partir de 15 minutos antes do início da atividade.
(caso o inscrito não esteja presente).
Sujeito a lotação.
Secretaria de ensino: 2334-4088
Segunda a quinta, das 11h às 19h30
Sexta, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 12h