Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT)

lg_nat

O Núcleo de Arte e Tecnologia é um Laboratório de ensino, produção e pesquisa que atua na interseção entre a arte e as tecnologias de comunicação com ênfase em redes virtuais e mídias móveis.

Fundado em 1998 por uma equipe da EAV, integrada pelas professoras Bia Amaral, Giodana Holanda e Tina Velho, o NAT foi reestruturado em 2006, com o patrocínio da Oi, o Oi Futuro, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Associação dos Amigos da Escola de Artes Visuais.

Desde então, busca incentivar a produção e a reflexão crítica nesta área, visando a compreensão de novos paradigmas originados pelas atuais tecnologias de comunicação.

A partir desse fio condutor, foram criadas as linhas de pesquisa e trabalho que norteiam e conceituam todos os programas desenvolvidos no NAT_EAV.

Em 2015, a parceria com o ITS Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, permitiu ampliar o debate iluminando as implicações jurídicas, políticas e sociais da era digital, em que são abordados temas como sociedade de controle, propriedade intelectual, análise crítica de games, entre outros.

Além dos diversos cursos oferecidos regularmente, workshops e palestras são realizados com o objetivo de manter o laboratório conectado com o pensamento contemporâneo e constantes inovações neste campo.

Arte e tecnologia: uma visão transdisciplinar

Arte e dispositivos de interatividade: convergências, mediações, relações

Tecnologias open source e articulações entre arte e tecnologia

Visite o site do NAT: www.nat-eav.art.br