Própria de Nós, Performatividades sem Protocolo

07 a 28 de janeiro
Quintas, de 19h às 21h

butao_matriculabutao_matriculabolsa

ARTE CONTEMPORÂNEA, TEORIAS ÉTICO-ESTÉTICAS, PERFORMATIVIDADE INSTITUCIONAL, CORPO, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE

Esse curso de verão visa, a partir de análises estruturais da arte enquanto um campo institucionalizante, abordar a localização flutuante e atuante de nossos corpos e a performatividade institucional que os abarca.

A partir do olhar para si dimensionar o próprio corpo em contexto de grupo, de coletivo, de corpo social. Os encontros se baseiam em organizar sentimentos e ferramentas para realizar uma travessia, tendo como princípio a arte como espaço de aquilombamento, opacidade e prosperidade.
Serão trabalhados textos e exercícios individuais.

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.
Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS

SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.

FRASER, Andrea. Da crítica Institucional à instituição da crítica. Universidad Federal Autonoma de México, 2016.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do povo brasileiro: processo de um racismo mascarado.Editora Perspectiva, 2016.

MBEMBE, Achille. Critique of black reason. Duke University Press Books,
2017.

NASCIMENTO, Beatriz. Beatriz Nascimento: intelectual e quilombola. Possibilidade nos dias de destruição. União dos Coletivos Pan-Africanistas de São Paulo (UCPA), 2018.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

CAMILLA ROCHA CAMPOS
Artista, professora e escritora.

Auto-revolucionária, seu trabalho prevê sistemas coletivos que desarticulam mecanismos de distinções sociais e intelectuais que insistem em operar desmedidamente hierarquias de poder.

Mestre em teoria e crítica de arte pela UERJ, Camilla faz parte da Plataforma 0101 de difusão da arte afro-diaspórica. Atua como diretora da residência artística internacional Capacete, em parceria com o MAM Rio, como professora e membro do Conselho de Educação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.