EAV Parque Lage

QUESTÕES PRÁTICO TEÓRICAS DA PINTURA NA CONTEMPORANEIDADE

Professor: BRUNO MIGUEL E LUIZ ERNESTO

Curta Contínuo
04 de janeiro a 06 de dezembro. Segundas, de 19h às 22h
R$ 380,00 / mês

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

SOBRE 

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.

CONTEÚDO

Através do debate crítico e das dinâmicas de apresentação e defesa das obras dos alunos se fomentará também o desenvolvimento teórico específico para artistas dispostos a se aprofundar nas questões da pintura na contemporaneidade. Curso voltado para pintores em nível intermediário e avançado.
A cada aula, dois alunos apresentam um pequeno conjunto de suas obras recentes para análise dos orientadores e discussão com o grupo. Regularmente serão convidados pintores atuantes no circuito nacional a apresentar suas pesquisas para a turma. Os interessados deverão apresentar portfólio com no mínimo cinco fotos de trabalhos recentes e um texto sucinto sobre os mesmos.

 

DINÂMICA

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

PÚBLICO

Indicado para pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS
ARGAN, Giulio Carlo — Arte Moderna, Companhia das Letras, São Paulo, 2010.
FERREIRA, Gloria e COTRIM, Cecília  (org.) —Escritos de Artistas, anos 60/70. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2006.
FLORES, Laura Gonzáles — Fotografia e Pintura, dois meios diferentes?Martins Fontes, São Paulo, 2011.
GOODFREY, Tony — Vitamin P, Phaidon Press, Londres, UK, 2011.
SCHWABSKY, Parry — Painting Today, Phaidon Press, Londres, UK, 2009.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Acesso à internet; computador ou celular com câmera

SECRETARIA 

Todos os cursos online e presenciais emitem certificado; a política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

BRUNO MIGUEL
Artista, professor e curador. Formado pela EBA-UFRJ em lic. em artes plásticas e em pintura, fez inúmeros cursos na EAV. Parque Lage, inclusive, participou do programa “Aprofundamento” em 2010, e desde o ano seguinte é professor da escola. Como artista participa desde 2007 de exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como EUA, Alemanha, Portugal, Peru, Bolívia, Colômbia, Argentina e Chile. Seu trabalho é representado comercialmente por galerias em Nova York, Lima, São Paulo e Belo Horizonte. Suas obras estão em importantes coleções Institucionais e particulares, tendo sido selecionadas por diversas residências artísticas internacionais nos últimos anos. Fez também a curadoria de mostras individuais e coletivas em Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

LUIZ ERNESTO MORAES
Artista plástico e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1980. Ex- aluno desta escola, foi seu diretor de 1998 a 2002. Em 1992, contemplado com uma bolsa de estudos pelo Conselho Britânico, passou um ano na Escócia, no Glasgow Print Studio, onde desenvolveu uma série de trabalhos em diferentes técnicas de gravura. Desde 1979, tem participado de exposições individuais e coletivas. Seu trabalho desenvolve-se em diversos meios, como desenho, pintura, objetos e fotografia e, tem como ponto de partida, os objetos banais do cotidiano. Desde 2001, vem desenvolvendo um trabalho em fibra de vidro, resina de poliéster e fotografia. O artista é representado, no Rio de Janeiro, pela Silvia Cintra Galeria de Arte e, em São Paulo, pela Galeria Emma Thomas.