Anúncio do resultado do II Prêmio Reynaldo Roels Jr.

Anúncio do resultado do II Prêmio Reynaldo Roels Jr.

[ À toa ] Imagem externa

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage tem o prazer de anunciar a aluna e artista vencedora
do II Prêmio Reynaldo Roels Jr.: MARIA BAIGUR

Seu projeto “À toa” (em colaboração com o estúdio Chão) será inaugurado dia 10 de dezembro de 2016 nos pilotis do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), das 15h às 18h.

Maria Baigur (1981) é formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Estudou desenho técnico, processo criativo e vídeo-arte, frequentando cursos livres da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2013. Atualmente produz e trabalha na Antiga Fábrica da Bhering. É fundadora da Vanguarda Vanguarda, produtora cultural.

[-A-toa-]-corte-estrutural2

[ À toa ] corte estrutural

[-A-toa-]-imagem-interna2

[ À toa ] imagem interna

A COMISSÃOA comissão de premiação foi formada pelos críticos e curadores Clarissa Diniz (Museu de Arte do Rio, MAR), Fernando Cocchiarale (professor da EAV Parque Lage e Curador do Museu de Arte Moderna, MAM) e Marisa Flórido (professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, curadora adjunta do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003, entre outras mostras), que analisaram 44 incrições para a segunda edição do Prêmio Reynaldo Roels Jr.

A diversidade dos projetos submetidos reitera a pertinência deste importante prêmio dentro de uma escola de arte e a investigação da instalação enquanto linguagem artística, em virtude de sua capacidade de questionar o ambiente onde é realizada.

MENÇÃO HONROSAA Comissão gostaria ainda de cumprimentar as artistas Maya Dikstein e Mariana Kaufman com menções honrosas.

SOBRE O PRÊMIOO critico e curador Reynaldo Roels Jr. (1951-2009) foi coordenador do Núcleo de Pesquisa do MAM Rio entre 1991 e 1992, curador da Coleção Gilberto Chateaubriand de 1997 a 2000, e diretor da EAV Parque Lage de 2002 a 2006, onde também lecionou. Foi ainda curador do MAM Rio de 2007 até sua morte, em 2009.

O Prêmio Reynaldo Roels Jr. existe graças a uma dotação anual do economista Helio Portocarrero e do advogado Nelson Eizirik.


Seminário de Projeto: Tempo e espaço na instalaçãoEste ano, um Seminário de Projeto, com carga horária de 46 horas, foi concebido especialmente para acompanhar e orientar artistas interessados em concorrer à categoria instalação no II Prêmio Reynaldo Roels Jr. Saiba mais
Apoio Institucional
MAM