EAV Parque Lage

Seminário Internacional Arte/Arquitetura

Seminário Internacional Arte/Arquitetura

Louise Underhill, Site Map (Experimental 2, Architectural Association, 2010-11)
APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO

› Download full programme

Seminário Internacional
ARTE/ARQUITETURA

26 OUT – 1 NOV 2019
Organização: EAV Parque Lage e PUC-Rio
Escola convidada: Architectural Association, London

O evento ocorrerá na EAV Parque Lage e na PUC-Rio
Idioma do Seminário: Inglês*
*É necessário que o aluno entenda inglês, pois não terá tradução simultânea

O seminário tem dois encontros abertos ao público
ABERTURA – 27 outubro (10h-13h)
| Local: EAV Parque Lage
ENCERRAMENTO – 1 novembro (15h-17h) | Local: PUC-Rio, Departamento de Arquitetura, edificio METRO
EAV Parque Lage – Alunos da EAV Parque Lage serão bem-vindos em toda a programação do seminário (sujeito a lotação).

Evento preparatório para o Congresso Mundial UIA2020Rio. Saiba mais


O seminário Internacional Arte/Arquitetura foca na prática indutiva do aprendizado, testando e compartilhando comparativamente a visão aplicada para duas “escolas livres” — a Architectural Association London e a EAV Parque Lage — trabalhando junto com uma universidade, a PUC-Rio (com ambos os Departamentos de Artes & Design e Arquitetura).

A tarefa coletiva é o projeto de um pavilhão ARTE/ARQUITETURA, site-specific no Parque Lage, a ser desenvolvido a partir de conteúdos interculturais/decoloniais. A importância do diálogo colaborativo entre estudantes de arte e de arquitetura para o projeto do pavilhão visa elaborar um percurso de aprendizado inovador e uma verdadeira alternativa do sul do mundo ao globalizado pavilhão da Serpentine Gallery em Londres. Por isso também é relevante a parceria com o Congresso Mundial UIA2020Rio, especialmente no “Eixo 1 – DIVERSIDADE E MISTURA” do seu programa, que diz: “diversidade e mistura de culturas e inter-relacionamento com outros campos profissionais, envolvendo questões antropológicas, políticas, sociais, culturais e econômicas, e outras. Acolhe experiências que valorizem a diversidade cultural e social, englobando a mistura de visões de mundo, de gêneros, de rendas, de raças — que proporcionem a superação da segregação e de enclaves, e que reconheçam a necessidade de preservação dos legados materiais e imateriais dos diferentes povos.”

O projeto do pavilhão é ainda alimentado por meio de levantamento e deriva urbana, processando e questionando a herança multicultural do Rio de Janeiro; sessões de visitas visam processar materiais e conteúdos site-specific como a herança dos índios e a presença estrangeira na sua articulação histórica — como a colônia portuguesa, a missão francesa, entre outros — as vezes localizada pontualmente, como por exemplo o mundo da escravidão negra da Pequena África e do Cais do Valongo, ou a Vista Chinesa, o Clube Monte Líbano, o Alemão, a Sinagoga ou ainda o trabalho singular dos artistas e arquitetos oriundos etc.
Ainda, a partir da peculiar condição de escola na floresta da EAV Parque Lage, a eterna luta da cidade do Rio de Janeiro entre natureza, desigualdade e antropização da paisagem, faz parte dos assuntos do encontro, do diálogo e do projeto a ser desenvolvido.

O Seminário Internacional é articulado entre duas palestras públicas com participação aberta (abertura e encerramento), costuradas por meio do workshop para estudantes selecionados, com visitas, sessões de trabalho intensivo e críticas.

Além da semana presencial — 26 de outubro a 1 de novembro — no Rio de Janeiro, os alunos selecionados para o Seminário Internacional ARTE/ARQUITETURA terão a oportunidade de continuar o projeto via web, colaborando com o curso “Celacanto” da Architectural Association London. Assim, o projeto do pavilhão continuará a ser desenvolvido ao longo do ano, até a montagem da exposição dos trabalhos na Galeria da Architectural Association London, em Julho de 2020 — em coincidência com o Congresso Mundial UIA2020 no Rio de Janeiro. Desse modo, os estudantes que participarem do seminário poderão ter participação nessa exposição.

A ideia é que esse seminário não se encerre aqui no Rio de Janeiro e tenha desdobramentos com outras escolas hóspedes, ao longo do ano. Estamos em negociação com a University of the Witwatersrand, Johannesburg (SA) e EPFL-Ecole Politecnique Federale de Lousanne (CH).

Participantes:
Architectural Association London – 13 estudantes do curso “Celacanto”
PUC-Rio (Departamentos de Artes & Design e Arquitetura) – 7 estudantes selecionados
EAV Parque Lage – Alunos da EAV Parque Lage serão bem-vindos em toda a programação do seminário (sujeito a lotação).

O seminário tem dois encontros abertos ao público
ABERTURA – 27 de outubro (10h-12h)
ENCERRAMENTO – 1 Novembro (15h-17h)

Idioma oficial:
Desenho e Artes Visuais; Língua Inglesa (obrigatório); Língua Portuguesa (opcional)

Comitê de honra:
Fabio Szwarcwald, diretor/presidente EAV Parque Lage
Sergio Magalhães, presidente Comitê UIA2020Rio
Eva Franch i Gilabert, diretora Architectural Association London
Josafá Carlos de Siqueira, Reitor PUC-Rio

Comitê científico:
Otavio Leonídio, Departamento de Arquitetura PUC-Rio
Ana Araujo, Architectural Association London
Giacomo Pirazzoli, Università di Firenze e EAV Parque Lage (coord.)
Roberta Portas, Departamento de Artes & Design, PUC-Rio
Ulisses Carrilho, EAV Parque Lage

Comitê visitas:
Osvaldo Emery (Ministério da Cidadania)
Lucas Franco (CAU-Conselho dos Arquitetos e Urbanistas, Rio de Janeiro)