PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

mac-niteori

APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
SOBRE REYNALDO ROELS JR.
PROCESSO DE SELEÇÃO
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

Conheça os prêmios anteriores:
I Prêmio Reynaldo Roels Jr.
II Prêmio Reynaldo Roels Jr.
III Prêmio Reynaldo Roels Jr.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Museu é o mundo; é a experiência quotidiana: […] (meu sonho secreto, vou dizer aqui: gostaria de colocar uma obra perdida, solta displicentemente, para ser ‘achada’ pelos passantes, ficantes e descuidistas, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro – é esta a posição ideal de uma obra – como fazem falta os parques! – são uma espécie de alívio: servem para passar o tempo, para malandrear, para amar, para cagar, etc.
Hélio Oiticica

Nos últimos anos, o seminário de Arte e Arquitetura se dedicou ao pensamento espacial de dois arquitetos: Affonso Reidy, que desenhou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Oscar Niemeyer, que projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Nesta edição, o dispositivo para o pensamento da instalação em espaço público tensiona quais são os lugares possíveis para o encontro com a arte.
 
Em 2019, no Campo de Santana, espaço público no centro do Rio de Janeiro, os artistas serão provocados a pensar os desdobramentos estéticos e políticos de suas produções no campo da instalação. Em 1966, Hélio Oiticica provocou-nos a pensar o mundo como lugar para o encontro com a arte. A vida cotidiana e a recepção dos públicos – passantes, ficantes e descuidistas – serão o enfoque desta jornada de estudos. Um dos 20 projetos será selecionado e ganhará 20 mil reais [Prêmio Reynaldo Roels Jr.] para a realização deste projeto no Campo de Santana. O seminário terá o acompanhamento de Lais Myrrha, artista convidada para a tutoria dos projetos, e Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage, além de convidados que compõem a programação do seminário.

Edital aberto para Seminário Espaço Público: Passantes, Ficantes e Descuidistas – 7 a 13 de outubro
Publicação dos selecionados para o Seminário – 15 de outubro
Realização do Seminário – 21 a 25 de outubro
Local: EAV Parque Lage
Gratuito