EAV Parque Lage
Programação

Exposição BANDO

A partir do dia 28 de abril, uma seleção de obras da artista Carmela Gross será exibida na Capelinha e no hall de entrada do Palacete da EAV Parque Lage.

Na Capelinha, situada na área verde, os visitantes se depararão com 38 desenhos da série Bando. O trabalho desenvolvido em 2016 com grafite e aquarela reúne manchas verdes que evocam vultos de animais que espreitam o visitante – como abelhas, abutres, aranhas, bagres, baratas, bisões, carrapatos, cupins, formigas, gralhas, hienas, iguanas, javalis, lacraias, morcegos, onças, percevejos, porcos, raposas, ratos, sapos, seriemas e taturanas. Já no hall de entrada do Palacete, os visitantes poderão assistir ao vídeo Luz del Fuego II, criado pela artista em 2018.

Para o curador da EAV e da exposição, Ulisses Carrilho, “em sua poética instigante, Carmela Gross reafirma a potência do desenho como projeto social e como desejo de futuro. O mote das coletividades, o convívio entre seres e indivíduos, e as intensas relações sociais no espaço urbano e nos ecossistemas são constantes na pesquisa da artista”.

 


A mostra Bando integra o programa expositivo Escândalo, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A idealização da exposição foi concebida em parceria entre a EAV e o Consulado da França no Rio de Janeiro.