EAV Parque Lage

Programa de Formação e Deformação 2022

Programa de Formação e Deformação 2022

O Ministério do Turismo, A Secretaria Especial de Cultura, O Instituto Cultural Vale e o Consulado da França no Rio de Janeiro apresentam:
Programa de Formação e Formação e Deformação

 

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre, por meio de edital público, duas chamadas para programas de formação gratuitos voltados para a fundamentação teórica e para o desenvolvimento poético nos campos da arte e da cultura. As inscrições permanecerão abertas até o dia 29 de maio. Já a divulgação dos selecionados acontecerá no próximo dia 10, com aulas a partir de 14 de junho. Ao todo, serão seis meses e meio de aulas nas modalidades online e presencial e cada pessoa selecionada receberá uma Bolsa Permanência no valor de R$ 300,00 por mês.

 

O programa de Formação é um curso introdutório em arte e cultura contemporânea que objetiva apresentar elementos das teorias e histórias da arte, interseccionados com outros campos da cultura.  O curso é composto por quatro módulos em sequência com o intuito de apresentar diferentes bases teóricas e propor experimentações práticas com viés crítico, introduzindo debates sobre artes visuais na contemporaneidade: fundamentação em arte e cultura contemporânea; linguagens; laboratório de ideações e cocriações. O programa inclui também a idealização, acompanhamento e realização de um projeto, a ser desenvolvido em coletivo e/ou individualmente ao final do Programa. Cada pessoa participante será instigada a produzir ao longo do curso uma ação nos formatos e linguagens que mais despertarem seu interesse – práticas artísticas, ações educativas, processos de reflexão, ensaios críticos, entre outros.

Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento prévio ou experiência profissional no campo das artes. O curso é indicado a todas as pessoas que desejam se aproximar do campo das artes visuais, conhecer suas narrativas e contra-narrativas, seus múltiplos agentes e seus diferentes papéis, seus espaços de interlocução, mediação e agência na contemporaneidade. O programa prevê aulas presenciais pelo menos uma vez por semana, por isso recomendamos candidaturas provenientes do estado do Rio de Janeiro que tenham condições de arcar com deslocamento até a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, situada no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro. É necessário ter disponibilidade para se dedicar às terças e quintas, das 14h às 17h (6h semanais) e um sábado por mês, das 10h às 13h.

 

 

O Programa de Formação e Deformação é um curso de acompanhamento e aprofundamento para artistas com pesquisas e poéticas em andamento. Por meio de encontros com diversos artistas, teóricos e demais agentes ativos no circuito artístico, a turma constrói, sempre a partir de coletividades, interlocuções críticas sobre suas pesquisas. Os encontros também se debruçam de forma intensa, ao longo do ano, sobre as práticas de cada artista do grupo, fomentando leituras e autoleituras analíticas consistentes, valorizando as relações e criação de redes entre os participantes com fomento à cena artística local. O programa prevê ainda visitas a ateliês, ações coletivas e aulas públicas. A diversidade de práticas, vivências, interesses e lugares sociais é parte fundamental na seleção da turma. O curso é indicado para pessoas que se identificam como artistas com produção e pesquisa organizados em interesses apresentáveis por meio de portfólio, independente da formação acadêmica ou histórico profissional. Ao longo dos encontros estão previstas apresentações de cada participante, acompanhamentos críticos dos trabalhos, aulas e interlocuções com pessoas convidadas, processos imersivos e ações coletivas a serem desenvolvidas ao longo do Programa. É somada a essa dinâmica o acompanhamento pedagógico, durante todo o Programa, da historiadora da arte Adriana Nakamuta. A fim de buscar a construção de uma coletividade, o curso combina: aulas e interlocuções com pessoas convidadas, encontros de acompanhamento e ações coletivas.

O curso é voltado para artistas visuais com pesquisas em desenvolvimento em qualquer linguagem, meio ou suporte. As aulas online serão realizadas ao vivo (síncronas), sem gravações para acesso posterior. O programa prevê aulas presenciais pelo menos uma vez por semana, por isso recomendamos candidaturas provenientes do estado do Rio de Janeiro que tenham condições de arcar com deslocamento até a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, situada no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro. É necessário ter disponibilidade para se dedicar às terças e quintas, das 16h às 19h (6h semanais) e um sábado por mês das 10h às 13h.
 ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀