EAV Parque Lage

Sobre Desenho _ experimentações e observações

Sobre Desenho _ experimentações e observações

Bia Amaral – Observando e desenhando – Oficina de experimentações

Professora: Bia Amaral

Semestral 2020.2
04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 17h às 19h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

botao_venda

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.


ARTE CONTEMPORÂNEA

SOBRE
O curso é prático e tem como objetivo desenvolver a percepção visual, o olhar sobre o espaço, o desenvolvimento de ideias e a habilidade em resolver questões por meio da prática do desenho. Serão propostos exercícios abordando questões como espaço, superfície, linha, composição e escala. Além de estimular o prazer das descobertas, à observação e a invenção, o curso propõe a experiência visual do desenho como possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem atemporal.

Destinado a jovens a partir dos 13 anos de idade.

CONTEÚDO
Pensando na conexão entre o seu cotidiano e todas as coisas do mundo, o curso investiga o desenho e a gestualidade, tendo como objetivo proporcionar ao grupo uma experiência no campo do desenho, suas reverberações e aproximações com o pensamento da arte.
Propostas de exercícios onde a linha, o traço e a mancha passam a ser investigados junto a gestos como amassar, rasgar, cortar, costurar, acumular e apagar – as inúmeras possibilidades de construção da linguagem do desenho. Com essa prática são elaborados portfólios, a criação de projetos individuais e coletivos, e a reflexão sobre o processo de trabalho.

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência.
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.

PÚBLICO
Indicado para jovens de todas as idades (a partir de 13 anos) interessadxs em desenvolver processos artísticos.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, César de. Sketchbooks, as páginas desconhecidas do processo criativo. Editora Ipsis, 2010

DEXTER, Emma. Vitamina D. New perspectives in drawing I e II, PHAIDON

NETO, Virgilio. Desenhos. A Bolha editora, 2012

ROBERTS, Veronica. Org. Converging lines Eva Hesse and Sol Lewitt. Blanton Museum of Art in association with Yale University Press. New Haven and London.2014

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Papéis variados, lápis variados, tesoura, pincéis, nanquim e outros materiais que podem ser sugeridos ao longo do curso

SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

BIA AMARAL
Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ. Cursou: desenho e teoria no MAM/RJ; litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir da década de 1980 participa de diversos salões de artes e exposições coletivas no Brasil e em outros países. Sua primeira exposição individual foi em Curitiba em 1988 tendo realizado no Rio de Janeiro mostras individuais nos anos de 1991 e 2004. Em 1987, recebe o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco. Ministrou cursos de gravura no MAM/ RJ, no SescTijuca e na Mostra Rio Gravura em 1999. A partir de 1993 começa a atuar enquanto professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1998 implementa o Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT_EAV) do qual, até hoje, é parte atuante da equipe.