Arquitetura da arte: espaços e montagens de exposições

Kimsooja: To Breathe (2015) Installation at Centre Pompidou – Metz

Professora: Sonia Salcedo
10 de agosto a 14 de dezembro
Quinta-feira, 10:00–12:00
R$ 380,00/mês

Público-alvo
Artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa para  exercitar o sua própria poética.

Objetivos
Promover uma reflexão sobre a prática expositiva enquanto poética articuladora do binômio arte / espaço na produção artística e seu papel na contemporâneidade.

O programa explora relações artístico-espaciais mediante aspectos teóricos/práticos inerentes a poética expositiva, segundo fundamentos historiográficos. Partindo da modernidade, as exposições deixam de ser uma manifestação lateral de novas proposições artísticas, para se traduzir em uma prática do discurso da experiência artística. Um panorama da expografia da arte do século XX – passando por considerações acerca do lugar expositivo como meio e projeto artístico –, apresenta diferentes relações entre arte, espaço e montagem, indicando à compreensão das exposições em seus aspectos mais gerais e, assim, seu papel determinante na visualidade contemporânea.
Diferentes poéticas da arte no uso e abordagem da exposição, a partir dos anos 60, indicam a função do lugar expositivo como modelo estrutural e conceitual da obra. Ultrapassados os limites de representação, coloca-se em debate o papel das exposições como veículo de ações efêmeras, como as lançadas pelo experimentalismo artístico dos anos 70. Frente aos legados deixados pelas propostas modernas e pós-modernas, as diferentes abordagens das concepções expositivas tornam-se fonte de questionamentos poéticos e pesquisa e, assim, contribuindo na construção histórica da arte recente.

DinâmicaO curso, teórico –pratico, propõe um total de 16 encontros, assim divididos durante os 4 mesmes do curso: 14 em sala de aula + 2 externos como visitas-guiadas a exposições/eventos em complementação às aulas dadas na sala de aula da EAV (a marcar,  conforme agenda cultural carioca e disponibilidade da turma).

A metodologia deste curso propõe aulas cujo conteúdo visual e conceitual apresentado a cada encontro amplie a capacidade de idealização e realização de exercício criativo voltado ao tema/objeto de pesquisa de cada aluno, no âmbito da poética expositiva. A aulas de fundamentação historiográfica serão dividida em dois tempos: primeiramente apresentarão conceitos visando ter como resposta a criação de projetos; e, na sequencia, proporão leitura e discussão sobre textos escolhidos e/ou trabalhos produzidos pelos alunos como exercício.

Para ampliar o processo de reflexão proposto neste curso, a exposição dos trabalhos  decorrentes dos  16 encontros, em algum espaço da EAV, torna-se oportun

Estrutura do curso:
Carga horária: 48h
os encontros devem acontecer 1 vez pos semana no período de 3 horas por encontro.

O curso se divide em 4 módulos de 3 aulas (3horas/aula) cada, que pretendem auxiliar o aluno a desenvolver exercícios voltados para seu foco pessoal de interesse no campo das exposições. A cada semana posterior a introdução de cada módulo o curso espera-se receber exercícios relativos ao modulo anterior e que se desdobrará progressivamente no âmbito da reflexão sugerida pelo curso.

Cada aula contida nos quatro módulos do curso terá um primeiro momento dedicado à explanação teórica/conceitual e outro voltado à prática/discursiva dos trabalhos/projetos dos alunos.

Por meio de suas aulas, o curso instrumentalizará o aluno em termos teóricos e práticos sobre o a poética das exposições e sua relação com as práticas da arte no espaço para promover e estimular reflexões conceituais que visem a expansão do repertório poético do aluno no âmbito artistico-espacial.

O curso se organiza a partir do entrelaçamento de meios que lidam com as concepções e montagens expostivas da arte. As aulas serão estruturadas por temas-conceitos que se encontram em práticas expositiva exemplares, definidoras de uma linha lógica capaz de permitir ao aluno estabelecer analogias com a produção de artistas que idealizam e realizam trabalhos artísticos-espaciais à maneira da poética expositiva da arte.

Dentre a bibliografia indicada, (exceto cine, video ou webgrafia) textos escenciais serão escolhidos e fornecidos aos alunos, em pdf, durante o curso, no intuito de indicar e enriquecer a reflexão proposta.

Bibliografia:
CASTILLO, Sonia Salcedo del. Cenário da arquitetura da arte – montagens e espaços de    exposições.Coleção Todas as Artes. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DÉOTTE, Jean-Louis; HUYGHE, Pierre. Le jeu de l’exposition. Paris: L’Harmattan, 1998.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
RICO, Juan Carlo. Montagens de exposiciones: Museo, Arquitectura, Arte. Madrid: Silex, 1996.
_____. Museos, arquitectura, arte: los espacios expositivos. Madrid: Silex, 1994.