Stencil em Base Fotográfica - da Gravura à Arte Urbana

Painel coletivo realizado pelo grupo Ana Clara Lemos, Higor Magalhães, Julio Castro, Leandro Ponso e Nena Balthar em outubro de 2020 na finalização do curso

Professores: Julio Castro e Ana Clara Lemos

Semestral 2021.1
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 15h às 18h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

STENCIL, IMAGEM, FOTOGRAFIA, ARTE URBANA, PRÁTICA ARTÍSTICA

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende ensinar a versatilidade de sua prática e possibilidades de desdobramentos: impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe e também a realização de painéis em grandes formatos. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos no ambiente da cidade. O participante realiza exercícios individuais a partir do conhecimento adquirido ao mesmo tempo em que é convidado a pensar coletivamente na formulação de um painel para somar ao circuito de murais que estamos realizando no entorno da Rua do Oriente em Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro.

– Introdução teórica, origens e desenvolvimento do stencil ao longo da história: das pinturas rupestres até os movimentos urbanos, manifestações políticas e a cultura hip hop.

– Suporte fotográfico para a produção das imagens.

– Procedimentos de edição das imagens no programa Photoshop para a obtenção dos moldes vazados que formarão as matrizes.

– Impressão e corte das matrizes e impressão/pintura das imagens.

– Stencil em pequenos formatos: imagens em A4 e A3; diálogo com a gravura.

– Stencil em grandes formatos – trabalho em grupo: arte urbana.

– Stencil e suas possibilidades de geração de produtos.

A cada encontro seguimos uma linha evolutiva onde o participante conhece e pratica a edição das imagens, a metodologia de corte das matrizes e a impressão dos trabalhos com tinta spray e com o uso das metodologias de impressão nas prensas de gravura.

Aula expositiva em videoconferência

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento

É necessário conhecimento básico em programas de edição de imagem

REFERÊNCIAS

BANKSY. Guerra e spray / Banksy. Traduzido por Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

HUNTER, Garry. Arte de rua ao redor do mundo. Traduzido por Renata Brabo. São Paulo: Madras, 2013.

MÔNICA NADOR. Folder RioLoco – Ano do Brasil na França, 2005.

BORGES, Jorge Luis. O Livro dos Seres Imaginários. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

O aluno precisa ter imagens digitais em arquivo jpeg e acesso a um computador que possua programa de edição de imagens (Photoshop); para as etapas de corte das matrizes estilete tipo faca olfa e papel 140g.; para a pintura das imagens papel canson 200g, tinta spray, máscaras e luvas descartáveis.

– Todos os cursos online e presenciais emitem certificados.

– A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

JULIO CASTRO

Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência artística como artista convidado. Em 2019 realiza residência no Otawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estudio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea  em Santa Teresa e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

ANA CLARA LEMOS

Estuda gravura na EBA/UFRJ.  Em 2017 realizou um período de intercâmbio na Universidade Beira em Portugal pelo programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal Fluminense quando cursava Arquitetura e Urbanismo; em 2018 realiza o painel Olímpia em Santa Teresa, como conclusão do curso Stencil em base Fotográfica, quando ainda era monitora; em 2019 realiza a intervenção “Memória Herzog” na Vitrine Efêmera do Estudio Dezenove e em parceria com Pedro Ivo executa o painel “Tempos de Violência” na fachada da Cine Galeria no Largo do Guimarães em Santa Teresa. Participa em 2019 da exposição Orientações Pintura e Gravura Contemporânea da Escola de Belas Artes no Centro Cultural dos Correios com litogravuras e xilogravuras.