EAV Parque Lage

STENCIL EM BASE FOTOGRÁFICA – DA GRAVURA À ARTE URBANA

Professor: JULIO CASTRO E ANA CLARA LEMOS

Cursos Curta Duração

04 de outubro a 22 de novembro. Segundas, de 15h às 18h
R$ 760,00 ou 2x de R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

SOBRE
A produção de imagens que se utiliza da técnica do stencil marca presença nos muros e fachadas das cidades. Por sua natureza de reprodução e dinamismo de execução, se tornou um veículo de expressão na voz das ruas. A apropriação e manipulação da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias amplia esse discurso carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação da cidade e seus habitantes. O curso propõe uma imersão nessa linguagem e suas possibilidades de desdobramentos. Faremos uma síntese da prática na produção da imagem, desde o processo fotográfico até a pintura final. Além disso, serão apresentados os processos de criação, edição, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos que venham a ser pensados para o ambiente urbano.

CONTEÚDO
Introdução teórica, origens e desenvolvimento da linguagem do stencil ao longo do tempo, movimentos urbanos, manifestações políticas e a cultura hip hop; Suporte fotográfico para a produção das imagens; Impressão e corte das matrizes e impressão/pintura das imagens; Stencil em pequenos formatos; Stencil em médio formato.

CRONOGRAMA
Apresentação:
– Breve introdução e apresentação mútua entre alunos e professores e sobre a natureza do trabalho que desenvolvem.
– Histórico do stencil: correlações com a gravura; contexto histórico com enfoque nos movimentos pop art e street art; histórico do trabalho desenvolvido por nossos grupos e coletivos; produção de artistas latinos americanos, entre outros; contextualização com exemplos de trabalhos realizados nas oficinas e produção dos professores.
– Disponibilização de uma biblioteca de documentos e links com as imagens da apresentação, vídeos, filmes, documentários, que apresentem história, possibilidades e contexto do stencil e do graffiti.
Edição
– Aulas com apresentação da plataforma de edição photoshop, suas ferramentas e tutorial de criação e edição das matrizes de stencil. Início com edição de uma camada e numa progressão para mais camadas.
– Aulas de acompanhamento na edição das imagens.
Corte
– Aulas sobre metodologia do corte das matrizes e acompanhamento dos cortes.
– Primeiras experiências de uso das matrizes na prensa de gravura com uso das tintas de impressão e segundo as especificidades desse meio.
Pintura
– Organização dos materiais e do espaço de uso para pintura spray.
– Instruções quanto ao manuseio e cuidado com o spray.

DINÂMICA
Aula expositiva
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Necessário ter conhecimento básico de photoshop, ferramenta a ser bastante utilizada

 

REFERÊNCIAS
BANKSY. Guerra e spray / Banksy; traduzido por Rogério Durst. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
BANKSY, Wall and Piece, London: The Randon House Group Limited, 2005.
Beleza Roubada. Direção de Bernardo Bertolucci, 1996.
HUNTER, Garry. Arte de rua ao redor do mundo; traduzido por Renata Brabo, São Paulo: Madras, 2013.
MORIYAMA, Victor e LOPEZ, Felipe. ESTÉTICA MARGINAL VOLUME #02. Editora Zupi, 2012. MANCO, Tristan.
Graffiti Brasil. Thamesand Hudson, 2005.
MANCO, Tristan. Stencil Graffiti. Thamesand Hudson, 2002.
MANCO, Tristan. The Stencil Graffiti Handbook. Thamesand Hudson, 2020.
MASSALA, Gustavo. Pichação não é pixação: Uma introdução à análise de expressões gráficas urbanas. Altamira Editorial, 2010.
NADOR, Mônica – Folder RioLoco – Ano do Brasil na França, 2005.
RINIK, Anita. Graffiti: Intervenção Urbana e Arte. Editora Appris, 2013.
Documentários:
Graffiti Wars, 2011, 47 minutos, diretor Jane Preston. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bPanruXr_bg&t=24s
Style Wars, 1983, 1h 51 minutos, diretor Tony Silver. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wuRr4n1ZTRM
PIXO, 2009, 61 minutos, diretores Roberto T. Oliveira, João Wainer. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=skGyFowTzew
Cidade Cinza, 2013, 1h 25 minutos, diretores Guilherme Valiengo, Marcelo Mesquita
Livros, Blogs e sites de conteúdo:
https://archive.org/details/Stencil.Graffiti..Tristan.Manco/page/n15/mode/2up
https://www.instagram.com/only_stencil_archive/
https://www.instagram.com/tristan_manco/
RECURSOS NECESSÁRIOS
Estilete ou estilete de precisão
Lâminas
Fita crepe
Folhas A3 140gm para confecção das matrizes
Folhas de gramatura maior que 180gm para impressão final e/ou outros suportes (tela, tecido, madeira, etc)
Tinta spray para trabalho artístico de cores diversas (sugestões de marca: NOU COLORS, ART CANS, FLAME, PARIS 68, COLORGIN, entre outras. Buscar por lojas de graffiti).

SECRETARIA
Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

ANA CLARA LEMOS
Estuda Gravura na Faculdade de Belas Artes UFRJ. É atualmente, professora da disciplina Stencil em base fotográfica – Da gravura a arte pública na Escola Artes Visuais EAV Parque Lage junto do artista Julio Castro; Estuda pintura à óleo no Atelier de Pintura Realista com o mestre Renato Ferrari, onde também é assistente; Em 2017 cursou um período de intercâmbio na Universidade Beira Interior em Covilhã Portugal pelo programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal Fluminense quando ainda cursava Arquitetura e Urbanismo; Em 2018 realiza o painel Olímpia em Santa Teresa, como conclusão das aulas deste ano do curso Stencil em base fotográfica, quando ainda era monitora; Em 2019 realiza a intervenção “Memória Herzog” no Projeto Vitrine Efêmera do Estúdio Dezenove, junto com o artista Pedro Ivo executa o painel em stencil “Tempos de Violência” na fachada da Cine Galeria, Largo do Guimarães, Santa Teresa; concluiu o painel “O Voo de Lady Lene” com a turma de 2019 de Stencil em base fotográfica na Rua do Oriente, Santa Teresa; participou da exposição Orientações Pintura e Gravura Contemporânea da Escola de Belas Artes no Centro Cultural dos Correios com litogravuras e xilogravuras; e mais recentemente executou o painel “Hayrton” com a turma de férias do curso de Stencil em base fotográfica.

JÚLIO CASTRO
Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); RioXCórdoba, Museo Emílio Caraffa, Argentina (2011), entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que também fez residência artística como artista convidado. Foi membro do Conselho Curador do Espaço Cultural de FURNAS, RJ (2007), idealizador e coordenador do projeto Arte de Portas Abertas (1997/2007), do Prêmio Interferências Urbanas (2000/2002) e Jovens Aprendizes (2001/2002). Coordena o Estúdio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e onde atualmente conduz o Núcleo Magliani – Centro de referência da obra pintora gaúcha Maria Lídia Magliani (Pelotas,1946- Rio de Janeiro, 2012) e o projeto Vitrine Efêmera (1998/2019), que convida artistas para intervenções site specific na vitrine do Estúdio Dezenove.