Todas as Mulheres do Mundo

VISITAÇÃO
Segunda a sexta | 9h-19h
Sábado e Domingo | 9h–17h
Galeria EAV – Subsolo do Palacete do Parque Lage.

APRESENTAÇÃO
Uma escola não tem o compromisso de configurar uma coleção. Sua função pedagógica não é acessória, mas seu cerne. No entanto, anos de programas de edições em gravura e serigrafia – em especial, o projeto Impressões, capitaneado pela editora Reila Gracie na EAV Parque Lage, desde a década de 1990 – resultam numa espécie de arquivo formado organicamente. Com sorte, a efervescência do cotidiano de uma escola trazem à tona as matizes livres e contornos impensados deste recorte. Esta seleção aproxima-se mais das desventuras de uma biografia, que das narrativas colecionistas.

Rudimentar e sagrada, a forma circular pontua o início da mostra, que estende-se até as aparições místicas e religiosas. A reativação do corredor aponta para as oficinas gráficas da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. As presenças femininas na coleção EAV Parque Lage discorrem sobre paisagens sob vigilância e cartografias com apelo militar, passando pela abstração e pela alegoria. Constroi-se também por ausências de cor ou presenças exuberantes, flertes com a repetição geométrica, pareamentos, circularidades – aponta de volta ao início.

Arrolam-se pelo espaço, das cores de pele à representação da Anunciação, peças construídas sob camadas de tinta e pigmentos, impressas sobre papel. Cada uma destas peças é parte de uma série de impressões que, à venda, sustentam um programa de aulas públicas e palestras complementares à formação das alunas e alunos, reforçando o compromisso com o ensino livre e gratuito para o público do Estado do Rio de Janeiro.

Ulisses Carrilho
curador

ARTISTAS
Adriana Varejão
Anna Bella Geiger
Anna Maria Maiolino
Beatriz Milhazes
Celeida Tostes
Celia Euvaldo
Cristina Salgado
Evani Cardoso
Kate Von Sherpenberg
Lygia Pape
Nena Baltar
Rochelle Costi
Simone Michelin
Suzana Queiroga
Thereza Miranda
Tina Velho
Virginia de Medeiros

As obras da exposição sinalizadas com seus respectivos valores estarão à venda.
Toda a renda arrecadada será revertida para a manutenção e atividades da EAV Parque Lage.
Informe-se na secretaria da escola ou pelo email: amigos@eavparquelage.rj.gov.br.