EAV Parque Lage

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Bernardo MaginaCor e Forma

Curso prático teórico que visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. As aulas terão explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, exercícios serão realizados em aula.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 10h às 12h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Bia AmaralSobre Desenho _ experimentações e observações

O curso é prático e tem como objetivo desenvolver a percepção visual, o olhar sobre o espaço, o desenvolvimento de ideias e a habilidade em resolver questões por meio da prática do desenho. Serão propostos exercícios abordando questões como espaço, superfície, linha, composição e escala. Propõe a experiência visual do desenho como possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem atemporal. Destinado a jovens a partir dos 13 anos de idade.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 17h às 19h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Bia Amaral Giodana HolandaExperiências gráficas: narrativas do novo cotidiano

O curso pretende explorar narrativas do cotidiano, no contexto atual, e criar poéticas em torno das incertezas da vida futura através de experimentos gráficos, utilizando técnicas tradicionais e digitais.

Semestral 2020.2
06 de agosto a 10 de dezembro
Quintas, de 18h às 20h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Charles WatsonO Processo Criativo

Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: “Não há boca livre no universo”.

Assim sendo,“estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância, ambiguidade e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação.

O curso explora o limiar entre entre pensamento artístico (divergente) e, seu aparente antagonista, pensamento científico (convergente); argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Em outras palavras, há semelhanças consideráveis entre o que realmente faz a diferença em ambas as atividades.

A abrangência das experiências do educador tem resultado em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, sempre com uma pitada de humor britânico.

Semestral 2020.2
10 de agosto a 02 de dezembro
Segundas e Quartas, de 19h30 às 21h30
R$ 2800,00 ou 4x de R$ 700,00

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Chico CunhaConstrução, conceito e narrativa na figura pintada

Curso teórico com quatro aulas no mês. Curso estruturado com apresentações visuais em power point / projeções de aulas especialmente criadas para abordar os temas apresentados a cada encontro. A proposta do curso inclui uma avaliação individual dos trabalhos que, porventura, estejam sendo desenvolvidos pelos alunos participantes.

Semestral 2020.2
05 de agosto a 09 de dezembro
Quarta, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Clarissa DinizCuradorias e seus métodos

O curso propõe uma abordagem metodológica sobre a prática curatorial. Através de aulas expositivas, do estudo de dossiês produzidos para o curso e de encontros com curadorxs convidadxs, propõe-se pensar a curadoria para além do fato-exposição. Analisando projetos curatoriais específicos, nos debruçaremos sobre seus métodos de criação e de desenvolvimento, refletindo – coletiva e criticamente – acerca de suas implicações econômicas, sociais, institucionais, éticas, políticas e educacionais.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 12 de dezembro
Terças, de 19h às 21h*
* Os encontros variam de acordo com o cronograma anunciado no site
R$ 1.300,00 ou 4x de R$325,00

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Denise CathilinaFotografia e imagens técnicas – desenvolvimento de projetos

O curso tem como objetivo fornecer subsídios, orientação teórica e crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos em fotografia e em imagem técnica. Nesse semestre, será dada ênfase às questões relacionadas ao ambiente virtual e à projetos realizados ao ar livre. Os temas abordados durante o curso serão: fotografias híbridas, fotografia e performance, arte-rua, instalações, a imagem em movimento, o high tech e low tech. Serão discutidas estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões.

O curso é destinado a alunos que tenham interesse em arte e tecnologia, tenham familiaridade com o processo fotográfico e com as suas interações digitais, e que possuam conhecimentos básicos de história da arte moderna e contemporânea.

Semestral 2020.2
Turma 1 – 03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 10h às 13h
Turma 2 – 04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Denise CathilinaFotografia Expandida [ Edição Especial ]

O curso prático e introdutório pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Nosso objetivo é propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.

O curso Fotografia Expandida tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar as potencialidades trazidas pelo meio virtual . Na edição deste semestre foram incluídos os temas: foto-ebook, montagem de exibições em ferramentas 3D, foto -projeções e pinhole digital.

As práticas de laboratório p&b, que eram previstas nos semestres anteriores, serão substituídas pela técnica Anthotype, fotografia feita com vegetais, desenvolvida por Sir John Herschel em 1842. É uma técnica que exige tempo, observação e experimentação. Cria uma fotografia fugaz, delicada, natural e ecológica.

Semestral 2020.2
Turma 1 – 05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 14h às 17h
Turma 2 – 05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Fábia SchnoorEntre Ontem e Amanhã: Laboratório de Pesquisa e Acompanhamento

O laboratório de pesquisa é desenvolvido tendo como ponto de partida o pensamento de Giulio Camillo Delmino e Aby Warburg. O programa inclui conteúdos teóricos multidisciplinares, propostas práticas e convidados que apresentam suas pesquisas. A proposta estimula a autonomia da pessoa no processo de construção da sua linguagem, tem caráter horizontal de troca e é sem pré-requisitos. A inscrição é aberta a todos de qualquer área que tenham interesse em trabalhar de forma colaborativa.

Em tempos de quarentena, o curso acontece todo em formato digital e se apresenta como um lugar de troca e processo. O objetivo é introduzir uma metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos.
Os participantes desenvolvem sua pesquisa pessoal e paralelamente participam da construção da pesquisa coletiva com imagens, objetos, sons ou outra(s) mídia(s) de sua escolha.

O laboratório, antes da pandemia, já trazia na sua concepção o desdobramento virtual das práticas de sala de aula e agora se expande significativamente para este território se valendo de novas ferramentas digitais e humanas para sua construção.
O laboratório oferece um contingente de bolsas e descontos de acordo com o número de inscritos, a partir de carta de intenção de meia lauda tendo como critérios a equidade, diversidade e a ordem de chegada.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 10 de dezembro
Terças e quintas, de 11h às 13h

R$ 1800,00 ou 5x de R$ 360,00

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Fabiana ÉboliOficina de pesquisa em escultura, objeto e derivações na arte contemporânea

Curso prático e conceitual direcionado para a prática artística e o desenvolvimento de pesquisa em arte contemporânea. A vertente da prática artística é voltada para a criação de objetos e o desenvolvimento de projetos individuais. A vertente conceitual se baseia na leitura de textos relacionados à prática do artista e debate em aula.

Semestral 2020.2
03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 20h30 às 23h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Fernando Cocchiarale Marcos BonissonConversações Sobre Escritos de Arte

O curso tem como objetivo promover a discussão de questões da arte atual a partir dos múltiplos campos da invenção. Para pautar as conversações, serão escolhidos breves textos de teóricos, artistas, curadores, entre outros, para que todos os inscritos possam lê-los, previamente, aos debates.

Semestral 2020.2
05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 20h às 22h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Fernando Cocchiarale Ivan PascarelliTópicos essenciais de curadoria e montagem de exposições de arte

Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.

Semestral 2020.2
06 de agosto a 10 de dezembro
Quintas, de 19h às 22h
R$ 1800,00 ou5x de R$ 360,00

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Franz ManataArte como Conhecimento

O curso teórico apresenta aos iniciantes como os artistas construíram a arte enquanto um campo do pensamento. Por meio de uma abordagem histórica, será traçado um panorama da pré-história aos dias atuais, privilegiando o ponto de vista dos artistas.

Semestral 2020.2
05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 11h às 13h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Franz Manata Saulo LaudaresArte Sonora

É um curso prático, teórico e de acompanhamento de projetos que estimula o desenvolvimento do pensamento dos artistas e de seus trabalhos na interface arte, som e tecnologia, em suas diversas abordagens.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Iza ValenteRogério Emerson MagalhãesLuz e Cena

O curso permeia as múltiplas possibilidades de pensar e criar cenografia e iluminação, assim como a inter-relação entre esses dois segmentos da arte.

Semestral 2020.2
03 de agosto a 7 de dezembro
Segundas, de 19h às 21h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Luiz ErnestoExercícios Fundamentais de pintura

Introdução às técnicas de pintura e acompanhamento de trabalhos pessoais. Através de exercícios práticos, o aluno terá uma introdução às diversas técnicas de pintura. Os trabalhos desenvolvidos terão acompanhamento crítico sob a luz da arte contemporânea.

Semestral 2020.2
03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 14h às 17h

R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Marcelo RochaArte do Século XXI

Arte do Século XXI é um curso teórico que visa apresentar artistas de várias partes do mundo cuja produção se situe entre os anos 2000 e atualidade.

Semestral 2020.2
06 de agosto a 10 de dezembro
Quintas, de 20h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Marcos BonissonLinguagens Visuais: teorias e práticas em fotografia e videoarte

A proposta desse curso teórico e prático é dar ênfase a orientação de projetos de fotografia, videoarte ou procedimentos híbridos em andamento ou elaborados durante os encontros semanais, a partir de proposições e exercícios específicos.

Semestral 2020.2
06 de agosto a 10 de dezembro
Quinta, de 20h às 22h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

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Mariana ManhãesAo Sentir Cheiro de Floresta

O curso Ao Sentir Cheiro de Floresta foi elaborado a fim de explorar as características do meio remoto: suas possibilidades, impossibilidades, e como usá-las a favor do processo de criação poética e de discussão dos processos dos artistas.

A referência ao cheiro da Floresta se deve ao fato da memória olfativa ser a mais persistente que temos. Através dela, acessamos recordações imediatas, muito antigas ou recentes, de uma maneira bastante enfática. Isso acontece porque esse tipo de memória é diretamente ligado ao sistema límbico, onde nossos cérebros guardam as lembranças e criam emoções a partir delas.

No entanto, o cheiro da Floresta não pode ser sentido através da Internet. Mas… seria possível imaginá-lo? Inventá-lo? E, ao fazer isso, quais sensações e emoções virão à tona?

Imaginaremos as florestas primárias e os bosques; a floresta como um lugar onde nos perdemos, que é ameaçador, e onde nos deixamos perder para, depois, nos encontrarmos.
Florestas frias, congelantes, e outras quentes, tropicais; as matas como símbolos da nossa unidade com a natureza…

E, finalmente, a Floresta como o caminho do artista, trajetória do seu processo, essa sim, a imagem florestal mais cara ao nosso curso. Usaremos a potência da imaginação que, por vezes, é mais forte que a realidade, para criarmos e perseguirmos imagens que nos ajudarão na realização de trabalhos e projetos.

Semestral 2020.2
05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 19h às 21h
R$ 1575,00 ou 5x de R$ 315,00

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Nathanael AraujoA casa como destino. A casa como projeto.

O curso visa explorar as contribuições de arquitetos, antropólogos, sociólogos e artistas que têm elaborado sobre as relações entre ideias e experiências perceptivas e criativas do mundo que habitamos. A pergunta condutora do curso será: como as casas podem ser pensadas enquanto destino ou projeto segundo critérios de gênero, raça/etnia, região e estilos de vida? Para isso, teremos a participação de alguns convidados que têm formulado trabalhos que possam impulsionar nossa pergunta motriz. Por sua vez, professor e alunos, munidos de enquadramentos e repertórios variados, buscarão “responder” a pergunta por meio da criação de um livro de artista que expresse os processos decorrentes dos encontros semanais.

Participações: Camila Gui Rosatti, Gustavo Piqueira, Heloisa Pontes, Jérôme Souty, Julia Guimarães Barbosa, Julia Sant’Anna, Marianne Bulhões, Patricia Reinheimer, Rafael do Nascimento Cesar, Vânia Medeiros.

Semestral 2020.2
17 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 15h às 17h

R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

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Paulo CoutoArte Figurativa, Arte Abstrata, Arte Conceitual: fronteiras e continuidades

Curso de caráter introdutório. Ao longo das aulas será feita a mediação entre as obras de arte e as alunas e os alunos, com o objetivo de construir um olhar qualificado para a observação, apreciação e análise apurada da arte. O curso perpassa de maneira transversal todos os períodos da História da Arte, desde a Pré História até as diferentes vertentes da Arte Contemporânea, passando pelo Renascimento e o Barroco, e a Arte Moderna, apresentando como os aspectos estéticos, plásticos e teóricos desses movimentos foram produzidos pelos artistas, críticos e historiadores. É dada ênfase nas características comuns que constituem cada gênero artístico dentro do seu momento histórico, assim como os traços mais importantes de cada artista, sempre trazendo teóricos que fundamentam as discussões. A abordagem propõe uma compreensão abrangente e atualizada de todo o percurso da História da Arte, viabilizando uma relação bem informada com a arte do presente.

Semestral 2020.2
03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 19h às 22h
R$ 1350,00 ou 5x de R$ 270,00

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Sonia SalcedoDimensões Expositivas: da Visualidade à Cena

O curso aborda a vizinhança entre as artes cênicas e as artes visuais enquanto contágio trans-específico condicionador de uma nova noção de temporalidade (performática) que indica um deslocamento da discussão sobre as exposições de arte, da visualidade à cena. A partir dessa zona de comunidade, resultante de práticas artísticas recentes – que exploraram tanto o binômio temporal entre o dramático e o real quanto a objetualidade na arte e o movimento na cena – o curso investiga estruturas ceno-visuais que se não transformaram o contexto expositivo em dramático, internalizaram-lhe um sentido de ser (raison d’etre) enquanto agente de ação. Todo espectro de trabalhos in situ e/ou site specific, esculturas ambientais (instalações), quadros vivos, além das artes performáticas (happenings), conceituais, notações e acessórios cênicos, são exemplares de abordagem, assim como práticas estéticas realizadas nos espaços públicos que se convertem em estratégia de aproximação com a realidade e o público.

Semestral 2020.2
04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 16h às 18h30
R$ 1800,00 ou5x de R$ 360,00

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Ana EmerichAtelier da Escuta – o silêncio não existe

Atelier da Escuta – o silêncio não existe – articula artes do som e artes visuais em diálogos com o tempo presente.

Termo constitutivo do campo da música, cluster pode ser descrito como um conjunto de elementos que ecoam de maneira simultânea e equânime. A sonoridade resultante deste gesto poético não obedece hierarquias de um sistema de valores harmônicos ou tonais, e abarca horizontes da imaginação. Aqui, nos caberá pensar esta imagem e sua notação como um efeito que desestabiliza padrões estanques, como proposição conceitual e abertura.

Curta duração 2020.2
01 de setembro a 17 de novembro
Terças, de 19h às 21h
R$990,00 ou 3x de R$ 330,00 mensais

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Bernardo MaginaDinâmica das cores

Curso teórico sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.

Curta duração 2020.2
02 de setembro a 25 de novembro
Quartas, de 10h às 12h
R$990,00 ou 3x de R$ 330,00

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Bob N Gustavo MatosTubarões, Tranças, Naves, Balões e muito mais

Curso teórico com apresentação e debate sobre as obras dxs principais artistas contemporânexs. Ao longo das aulas as produções apresentadas serão situadas em seus respectivos contextos históricos. Também serão mapeadas suas formas de atuação plásticas e conceituais, bem como compartilhadas suas estratégias e inserções nos sistemas, circuitos e mercado de arte.

Curta duração 2020.2
4 de agosto a 8 de dezembro
Terças, de 19h às 21h
R$ 330,00/mês

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Bruno MiguelExercícios Críticos do Olhar

Exercitar o olhar crítico, capaz de perceber as relações subjetivas entre diferentes linguagens na contemporaneidade. Refletindo sobre o tempo e o mundo à nossa volta, seremos capazes de desenvolver uma curadoria do olhar com condições de converter ideias, ações e questionamentos em imagem, técnica e conceito, e vice versa. Confrontar a dúvida e desenvolver respostas para perguntas que talvez ninguém esteja fazendo, ou que todos estejam se fazendo ao mesmo tempo. A subjetividade da interpretação das interseções na arte e nas linguagens criativas como modo de estar se relacionando com o que nos envolve, são caminhos de crescimento individual e coletivo.

Curta duração 2020.2
06 de outubro a 24 de novembro
Terças, de 19h às 21h
R$660,00 ou 2x de R$330,00

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Bruno MiguelPortfólio, apresentação, desenvolvimento e estratégias de carreira

O curso é voltado para artistas em diferentes estágios de suas carreiras e pesquisa que estejam buscando profissionalização. Artistas interessados em uma melhor apresentação e entendimento dos mecanismos, para maior chance de acesso a editais, residências artísticas e inserção no circuito. Debateremos sobre a construção da carreira artística, analisando os aspectos objetivos inerentes à mesma.

Curta duração 2020.2
03 de setembro a 22 de outubro
Quintas, de 20h às 22h
R$ 330,00/mês

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Clarissa DinizVerbos de Histórias

O curso realiza uma abordagem trans-histórica da arte a partir de verbos: ações, gestos, operações e procedimentos caros às práticas artísticas. Aproximaremos e friccionaremos poéticas de criadorxs de épocas e lugares diversos, analisando as intencionalidades e as estratégias dos projetos estéticos, sociais e políticos a elxs correlacionados.

Curta duração 2020.2
Turma 1 – 24 de agosto até 12 de novembro*
Segundas, terças, quartas e quintas, de 20h às 22h
Turma 2 – 28 de setembro até 10 de dezembro*
Segundas, terças, quartas e quintas, de 20h às 22h
R$ 330,00/mês

*Curso em módulos, com semanas alternadas. Confira o cronograma.

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Gianguido BonfantiComposição: como ler obras bidimensionais

A partir do livro Ponto e Linha sobre o Plano de Wassily Kandinsky, o curso visa compartilhar ferramentas de educação do olhar para exercitar reflexões e produções de sentido sobre obras bidimensionais. As aulas propõem aprendizados fundamentais para o exercício de ateliê, como saber resolver o espaço pictórico equilibrando as tensões entre formas e cores.

Curta duração 2020.2
03 de agosto a 26 de outubro
Segundas, de 16h às 18h30
R$ 380,00/mês

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Julio CastroAna Clara LemosStencil em base fotográfica: da gravura à arte urbana

A produção de imagens, que se utiliza da técnica do stencil, marca presença nos muros e fachadas das cidades e, por sua natureza de reprodução e dinamismo de execução, se tornou um veículo de expressão da voz nas ruas. A apropriação e manipulação da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias, amplia esse discurso carregado de um forte cunho crítico e poético na relação da cidade e de seus habitantes.

O curso propõe uma imersão nessa linguagem e suas possibilidades de desdobramentos. Em três módulos, cada um com duração de um mês, faremos uma síntese da prática na produção da imagem, desde o processo fotográfico até a pintura final. Serão apresentados os processos de criação, edição, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos que venham a ser pensados para o ambiente urbano.

Curta duração 2020.2
04 de agosto a 27 de outubro
Terças, de 10h às 12h
R$ 330,00/mês

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Lucas IcóArte e(m) Contexto

ARTE E(M) CONTEXTO quer proporcionar um ambiente de investigação da relação entre arte e contexto social a partir da troca de narrativas, representações visuais, sensibilidades e posicionamentos políticos. Vamos abordar modos como a prática artística apresenta, representa e se relaciona com, assim como de certo modo, cria seu contexto.

Serão apresentados alguns aspectos dessa discussão em cada um dos módulos a partir dos trabalhos de artistas, coletivos e pesquisadores ao redor de temas: arte em espaços públicos; arte e gentrificação; arte e movimentos sociais; arte e políticas públicas; arte e pesquisa; arte e ativismo.

O curso também tem por objetivo acompanhar as construções narrativas que emergem da relação entre produção artística e contexto. Como lidar a partir da arte com um contexto de aumento da exploração e da precarização da vida? Ao articular arte e contexto social durante a pandemia, que noções de esfera pública e de vida estão em jogo? Que práticas, sensibilidades e narrativas podem aparecer? Vamos partilhar experiências, realizar exercícios individuais e coletivos e acompanhar a produção dxs alunxs. Os conceitos centrais que vão conduzir esse curso são arte e contexto social, práticas plástico-discursivas e estético-políticas, espaços públicos, localização, pesquisa-ação.

Curta duração 2020.2
12 de agosto a 28 de outubro*
Quartas, de 20h às 22h

R$ 250,00 por módulo

*Curso em módulos. É possível cursar os módulos separadamente.

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Luiz ErnestoReflexões sobre temas da Arte Contemporânea

A produção de arte contemporânea tem, nos últimos anos, se caracterizado por uma imensa variedade de técnicas, estratégias, procedimentos e discursos. Numa época em que a fruição visual não pode ser mais a única questão a ser considerada, produzir um trabalho hoje, significa repensar a própria idéia de arte, seus suportes, suas convenções e seus limites. As categorias tradicionais (pintura, desenho, gravura, etc.) baseadas em técnicas artesanais, definidas claramente no passado, hoje misturam-se, e são acrescidas de novos recursos tecnológicos. Analisar a arte unicamente a partir de sua dimensão técnica parece não mais responder à enorme diversidade de questões e desafios com os quais o artista se depara atualmente. Pensar a arte hoje, passa a ser refletir sobre suas tangentes e contaminações com outros campos de conhecimento, com o mundo e com a vida. O trabalho do artista, mesmo que utilizando-se daqueles meios tradicionais, passa a situar-se como um “conjunto de operações num campo de práticas significantes”.

Curta duração 2020.2
06 de outubro a 27 de outubro
Terças, de 19h às 21h
R$ 330,00/mês

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Millena LíziaExperiências Epidérmicas/Epidêmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras

A proposta de engajamento para essa edição do “Experiências Epidérmicas” (e suas dobras “/Epidêmicas”) se organiza certamente sob impacto da pandemia do COVID-19, mas se organiza principalmente contra este insistente projeto de humanidade que se arquiteta de forma tão indissociável com a produção de humilhações, com a hierarquização das vidas, com a aniquilação das dissidências e demais fertilidades da terra.

Como nos reorganizamos diante das tantas fragmentações investidas contra nossas existências? Esta é uma das perguntas que nos acompanha há gerações, que se reatualiza de acordo com os novos contextos e que nos servirá de guia para apoiarmos materialmente o desenrolar dos nossos encontros, conjuntamente com a proposta de produção de cadernos a partir daquilo que for do nosso desejo.

Longe de esperar que a confecção de cadernos venha a desempenhar um papel aglutinador de nossos cacos, espera-se que, com suas feituras, possamos mergulhar um pouco nas muitas camadas que nos compõem. Que, com esta ferramenta, ganhe alguma irrigação o exercício perseverante pela vida de transmutar fragmentações em multiplicidades, de sintetizar matérias úmidas que garantam alguma fertilidade mandacaru em tempos de aridez.

Se você está se perguntando onde está a pesquisa nessa proposição, ela está na busca pelas muitas formas de viver com dignidade.

Curta duração 2020.2
04 de agosto a 27 de outubro
Terças, de 19h às 22h
R$ 933,00 ou 3x de R$ 311,00

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Nadam GuerraA Arte cura

A arte cura? Entenda na prática e vivencialmente como usar o poder curativo da arte.

Nas culturas tradicionais, o xamã e o artista estão constantemente associados como figuras que têm a capacidade de fazer a ponte entre o mundo visível e algo da esfera do invisível. Criatividade, imaginação e espiritualidade constantemente se tocam pois apontam para fora do cotidiano imediato.

No mundo contemporâneo, vivemos uma desconexão destes mundos. A espiritualidade parece ser um monopólio das religiões instituídas, enquanto o artista seria apenas uma peça dentro do mercado de luxo. É preciso reconectar e reconhecer que a criatividade e a intuição são irmãs e não são dons reservados a poucos escolhidos. Se descobrir através da arte está disponível para qualquer pessoa. É possível uma arte curativa e uma espiritualidade criativa. Uma espiritualidade longe dos clichês em que poderemos encontrar nossa mitologia pessoal e usar o poder criativo como ferramenta de autoconhecimento.

A espiritualidade criativa não está ligada a nenhuma religião, é um exercício do simbolismo pessoal.

Curta duração 2020.2
09 de julho a 26 de novembro*
Quintas, de 10h às 13h
R$ 380,00 por módulo

*Curso em módulos. É possível cursar os módulos separadamente.

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Simone RodriguesFotografia ArteVida: histórias e experiências

O curso vai realizar um passeio por temas da história da arte através da fotografia, ao mesmo tempo em que propõe exercícios criativos e acompanha a produção dxs alunxs. Busca se contrapor às tendências da banalização da imagem nas redes sociais (seja pelo excesso de exposição, seja pelo esvaziamento de seu significado na repetição dos clichês) para afirmar as potências da arte como pensamento e da vida como desejo.

Na linha de abordagem das “histórias” da fotografia, vai tratar dos usos e funções dessa arte-técnica nas sociedades moderna e contemporânea, verificando como suas práticas estiveram associadas ora à afirmação libertária da vida, ora às forças niilistas sob os ditames dos sistemas de representação opressores.

Paralelamente, no decorrer dos processos de experimentação criativa, as imagens fotográficas serão trabalhadas e questionadas em torno dos seguintes eixos temáticos: identidade, corpo, memória e identidade.

Curta duração 2020.2
19 de agosto a 02 de dezembro
Quartas, de 19h às 21h
R$1320,00 ou 4x de R$330,00

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Sonia SalcedoArquitetura da arte – montagens e espaços de exposições

O curso apresenta questões relativas às transformações nas concepções de espaços e montagens de exposições em diálogo com as mudanças nas poéticas artísticas. A partir da história das exposições, o curso propõe uma reflexão sobre a prática expositiva dos dias atuais, complementada pelo exercício de um projeto expositivo.

Curta duração 2020.2
19 de outubro a 07 de dezembro
Segundas, de 16h às 18h
R$800,00 ou 2x de R$ 400,00

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Stella PaivaProdução de artes visuais a partir de experiências práticas

Partindo da experiência de produção de exposições em instituições culturais, o curso abordará os processos de produção em artes visuais, da concepção à realização de exposições.

Além das estratégias de como produzir uma exposição em sua abordagem logística, arquitetônica e museológica, serão também analisados aspectos diversos do trabalho de produção, desde o entendimento da função do produtor, abrangendo etapas de desenvolvimento de um projeto, a execução de cronograma e orçamento, incluindo os serviços, equipes e fornecedores.

Curta duração 2020.2
06 a 27 de outubro
Terças, de 19h às 21h
R$ 330,00/mês

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Thiago BarrosFotografia iniciante

O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.

Curta duração 2020.2
Turma 1 – 04 a 27 de agosto
Terças e Quintas, de 19h às 21h

Turma 2 – 01 a 24 de setembro
Terças e Quintas, de 19h às 21h

Turma 3 – 06 a 29 de outubro
Terças e Quintas, de 19h às 21h

Turma 4 – 03 a 26 de novembro
Terças e Quintas, de 19h às 21

R$ 400,00/mês

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Anna Costa e SilvaPráticas Artísticas de Vida

Laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participantx. Tendo a escuta e a experimentação individuais e em grupo como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada umx, de que forma suas narrativas emergem e quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto. O período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensadas como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico. Olharemos diversos projetos e artistas ao longo da História da Arte, e como esses se relacionam com o interesse e a prática dxs alunxs. Construção de narrativa, memória, trauma, público x privado, arte e cura, confinamento, criação de partituras, escuta do outro, autorrepresentação, autoficção, redes sociais, feminismo, narrativas decoloniais, lugar de fala, interseções entre as artes visuais e as artes cênicas serão alguns temas abordados ao longo do curso.

Contínuo 2020
04 de agosto a 09 de dezembro
Terça-feira, de 19h às 22h
R$ 380,00/mês

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Bernardo MaginaPintura além do quadro

A versão online do curso se consolidou ao longo do primeiro semestre deste ano como um projeto de pesquisa do professor. Apresenta tópicos da pintura e do desenho que perpassam diferentes períodos históricos no formato de aulas expositivas. As aulas têm uma visão processual da história da arte, trazendo à tona experiências, vivências e dificuldades dos artistas e as soluções encontradas pelos mesmos para lidar com elas. Ao término da parte expositiva, há proposições de exercícios para serem realizados em aula e em casa.

Contínuo 2020
05 de agosto a 09 de dezembro
Quartas, de 14h às 17h
R$ 380,00/mês

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Bruno MiguelLuiz ErnestoQuestões prático-teóricas da pintura na contemporaneidade

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.

Contínuo 2020
06 de janeiro a 07 de dezembro
Segunda-feira, de 19h às 22h
R$ 415,00/mês

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Carli PortellaImagem: do desenho aos outros meios

Prática do desenho, pintura, colagens e seus segmentos, incluindo estudos e pesquisas da história da arte moderna e contemporânea. O objetivo do curso é oferecer ao aluno propostas de trabalho que visam uma produção individual e significativa, utilizando recursos que vão do desenho a outros meios.

Contínuo 2020
04 de agosto a 10 de dezembro
Terças e quintas-feiras, de 14h às 16h
R$ 380,00 (1x por semana)
R$ 450,00 (2x por semana)

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David CuryAntiformas de Intervenção

Tendo em vista que a arte exige convivência (com seu acervo e história, seus propositores e pensadores, com seu lugar social e formas de exibição) ― e considerando, sobretudo, que a Arte Contemporânea rejeita hierarquias de qualquer ordem (ideia, forma, matéria, técnica) ― busca-se produzir um descondicionamento generalizado do artista, estimulando-o à radicalização de suas pesquisas individuais bem como à contínua experimentação. Trata-se de uma oficina para multisuportes e multimeios, com orientação prática e conceitual simultaneamente: desde o ciclo histórico do Conceitualismo (1965-1975), imaginar já é fazer o trabalho de arte; e fazer o trabalho de arte já é pensar.

Curso Contínuo 2020
04 de agosto a 08 de dezembro
Turma 1: Terças, de 19h às 22h
05 de agosto a 10 de dezembro
Turma 2: Quintas, de 16h às 19h
R$ 450,00/mês

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Iole de FreitasEncontros e reflexões

Curso de acompanhamento, no qual o grupo é levado a refletir sobre a poética das obras apresentadas por cada participante.

Contínuo 2020
05 de agosto a 10 de dezembro
Quinta-feira, de 10h às 12h
R$ 305,00/mês

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Mariana ManhãesPrática do Artista: fios para labirintos

O título do curso faz referência ao processo de criação poética, seus labirintos e suas possibilidades de caminhos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída. Portanto, a intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca de ideias, a fim de apontar uma luz no fim do túnel. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados, atenuando assim as tensões e solidões indesejadas. A forma de trabalhar é a seguinte: a cada encontro, um dos artistas participantes leva algum material que queira discutir. Esse material pode ser um projeto, um trabalho finalizado, imagens de alguma coisa em andamento, maquetes, ensaios fotográficos, esboços ou até mesmo fragmentos de uma ideia que ele ainda não sabe muito bem do que se trata – o importante é ter comprometimento com o próprio processo poético, seja lá ele qual for. A partir dessas apresentações, que terão a participação de todo o grupo, surgirão sugestões de pesquisa, referências, materiais e leituras, práticas de vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Tudo isso com a intenção de aliviar a tensão (e, também, a solidão) do artista.

Contínuo 2020
04 de agosto a 9 de dezembro
Quarta-feira, de 10h às 12h
R$ 350,00/mês

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Sonia SalcedoPoética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

Contínuo 2020
05 de agosto a 10 de dezembro
Quinta-feira, de 17h às 19h30
R$ 400,00/mês

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