EAV Parque Lage

TODOS OS CURSOS | ONLINE

CHICO CUNHAA PRÁTICA DA PINTURA
O curso é prático e dividido em duas partes. A primeira parte é formada por 16 exercícios abordando questões básicas da linguagem de construção da pintura, como: luminosidade, volume, transparência, cor, aplicação de tinta, perspectiva, etc. Já a segunda parte consiste na realização de projetos específicos de pintura, tendo como suporte o material escolhido pelo aluno. Nesta fase, a quantidade de exercícios feitos (projetos de pintura) varia de acordo com o desejo e as necessidades do aluno.

Cursos Semestrais
Turma 1: 02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 19h às 22h
Turma 2: 04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

DANIELA SEIXAS
DEISE ALCANTARA ARTE NO PARQUE [PONTES ONLINE]
O curso acontecerá através da observação ativa e lúdica da casa e do que nos rodeia neste momento. Vamos convidar as crianças a imaginar e criar pequenos mundos, para depois construir pontes entre suas criações. A cada encontro semanal por vídeo, as crianças serão estimuladas a apresentar suas ideias e criarem desenhos, sons, vídeos, texturas e o que mais sugerirem enquanto processos criativos para esse novo momento.

Cursos Semestrais
07 de agosto a 27 de novembro. Sábados, de 11h às 12h
R$ 1.200,00 ou 4x de R$ 300,00

saiba mais…

Fernanda Lopes e Carolina MartinezARTISTAS MULHERES NO BRASIL – MÓDULO 1
Curso prático de desenvolvimento de linguagem e pesquisa em oficina. Escuta, análise e apoio na elaboração de projetos individuais. Realização de propostas de exercícios com diferentes materiais e acesso a ferramentas.

Cursos Semestrais
02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 10h às 13h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,000

saiba mais…

GIANGUIDO BONFANTI COMPOSIÇÃO: COMO LER OBRAS BIDIMENSIONAIS

A partir do livro “Ponto e Linha sobre o Plano”, de Wassily Kandinsky, o curso visa compartilhar ferramentas de educação do olhar para exercitar reflexões e produções de sentido sobre obras bidimensionais. Os aprendizados propostos são fundamentais para o exercício de ateliê, como saber resolver o espaço pictórico equilibrando as tensões entre formas e cores.

Cursos Semestrais
02 de agosto a 22 de novembro
Segundas, de 17h às 19h
R$ 1.640,00 ou 4x de R$ 410,00

saiba mais…

GUSTAVO MATOS
BOB N                   PINTURA HOJE: PRODUÇÃO E MAPEAMENTO EM TEMPO REAL
O curso objetiva apresentar nomes da pintura contemporânea nacional e internacional que têm se destacado nos últimos anos, situando esses(as) artistas no contexto da História da Arte, bem como nos acontecimentos sócio-culturais da atualidade. O propósito é focar nas produções atuais expostas em galerias e instituições de arte de grandes centros urbanos, tais como Nova York, Berlim, Paris, Londres, Hong Kong, São Paulo, dentre outros. Além das análises dos trabalhos, os professores indicarão sites para pesquisa e publicações relevantes no âmbito da crítica de arte.

Cursos Semestrais
02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 19h às 21h
R$ 1.280,00 ou 4x de R$ 320,00

saiba mais…

MILLENA LÍZIA EXPERIÊNCIAS EPIDÉRMICAS/EPIDÊMICAS: MOVIMENTOS PARA ORGANIZAÇÕES DE CADERNOS DE ARTISTAS-PESQUISADORAS/ES

A proposta de engajamento para esta edição do “Experiências Epidérmicas” (e suas dobras “/Epidêmicas”) se organiza certamente sob impacto da pandemia do COVID-19, mas se organiza principalmente contra este insistente projeto de humanidade que se arquiteta de forma tão indissociável com a produção de humilhações, com a hierarquização das vidas, com a aniquilação das dissidências e demais fertilidades da terra. Como nos reorganizamos diante das tantas fragmentações investidas contra nossas existências? Das perguntas que nos acompanham há gerações, que se reatualizam de acordo com os novos contextos e que nos serão guia para apoiarmos materialmente o desenrolar dos nossos encontros, conjuntamente com a proposta de produção de cadernos a partir daquilo que for do nosso desejo. Longe de esperar que a confecção de cadernos venha a desempenhar um papel aglutinador de nossos cacos, espera-se que com suas feituras a gente possa mergulhar um pouco nas muitas camadas que nos compõem. Que com esta ferramenta ganhe alguma irrigação o exercício perseverante pela vida de transmutar fragmentações em multiplicidades, de sintetizar matérias úmidas que garantam alguma fertilidade mandacaru em tempos de aridez. Se você está se perguntando onde está a pesquisa nessa proposição ela está na busca pelas muitas formas de viver com dignidade.

Cursos Semestrais
03 de agosto a 23 de novembro. Terças, de 19h às 22h
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00

saiba mais…

DENISE CATHILINA FOTOGRAFIA E IMAGENS TÉCNICAS – DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

O curso tem como objetivo fornecer subsídios, orientação teórica e crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos em fotografia e em imagem técnica. Nesse semestre, as questões relacionadas ao ambiente virtual e projetos realizados ao ar livre estarão em foco. Os temas abordados durante o curso serão: fotografias híbridas, fotografia e performance, arte-rua, instalações, a imagem em movimento, o high tech e low tech. Serão discutidas estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões. O curso é destinado a pessoas que tenham interesse em arte e tecnologia, que tenham familiaridade com o processo fotográfico e com as suas interações digitais e que possuam conhecimentos básicos de história da arte moderna e contemporânea.

Cursos Semestrais
03 de agosto a 23 de novembroTurma 1: Terças, de 10h às 13h
Turma 2: Terças, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

FÁBIA SCHNOOR ENTRE ONTEM E AMANHÃ: LABORATÓRIO DE PESQUISA E ACOMPANHAMENTO

O laboratório de pesquisa é desenvolvido tendo como ponto de partida o pensamento de Giulio Camillo Delmino e Aby Warburg. O programa inclui conteúdos teóricos multidisciplinares, propostas práticas e convidados que apresentam suas pesquisas. A proposta estimula a autonomia da pessoa no processo de construção da sua linguagem,
tem caráter horizontal de troca e não tem pré-requisitos. O objetivo é criar um espaço livre para construção de pensamento, introduzir uma metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos, além
de ser um ponto de encontro, travessia e partilha em tempos difíceis. Os participantes desenvolvem sua pesquisa pessoal e paralelamente participam da construção da pesquisa coletiva com imagens, objetos, sons ou outra(s) mídia(s) de sua escolha. O laboratório, antes da pandemia, já trazia na sua concepção o desdobramento virtual das
práticas de sala de aula e agora se expande significativamente para este território experimentando novas ferramentas digitais para sua construção.
O laboratório oferece um contingente de bolsas e descontos de acordo com o número de
inscritos, a partir de carta de intenção de meia lauda tendo como critérios a equidade,
diversidade e a ordem de chegada.

Cursos Semestrais
03 de agosto a 25 de novembro.
Terças e quintas, de 17h às 19h
R$ 1.800 ou 4x de R$ 450,00

saiba mais…

BERNARDO MAGINA COR E FORMA
Curso prático-teórico que visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. Os encontros se iniciam com explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, serão realizados exercícios em aula.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro.
Quartas, de 19h às 21h15
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00

saiba mais…

BERNARDO MAGINA COR E FORMA 2 – APROFUNDANDO QUESTÕES PICTÓRICAS
O Cor e forma 2 é um curso com aulas prático-teóricas de pintura onde se discute essencialmente o pensamento plástico e as questões pictóricas que se desdobram dele. Tem como objetivo propor reflexões sobre o processo artístico a partir de apresentações e exercícios específicos. Foi concebido como uma continuação do Cor e Forma 1, mas é aberto para pintores de nível intermediário/avançado.

Cursos Semestrais
03 de agosto a 23 de novembro.
Terças, de 15h15 às 17h30
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00

saiba mais…

BERNARDO MAGINA
CLARISSA DINIZ PINTURA BRASILEIRA: LADO B

O curso aborda perspectivas não-hegemônicas em torno da pintura produzida no Brasil. A partir da análise de obras de artistas – aqui apelidados de “lado B” – que não figuram na historiografia canônica da assim chamada “arte brasileira”, propõe-se percorrer leituras alternativas a problemáticas estéticas, sociais, políticas e identitárias que compõem as suas narrativas.

Cursos Semestrais
03 de agosto a 23 de novembro. Quinzenalmente às terças, de 19h às 21h30
R$ 800,00 ou 4x de R$ 200,00

saiba mais…

FERNANDA LOPESLABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA DE ESCRITA EM ARTE

O uso da palavra, e como consequência a escrita, é historicamente um dos elementos-base da prática da crítica de arte. Hoje, essa prática se tornou mais ampla e mais complexa e, como consequência, o papel e a diversidade de textos produzidos também acabaram ganhando nova dimensão. Em uma exposição existem, frequentemente, textos de parede (institucional, curatorial e auxiliares), folder, catálogo, e as legendas das obras. Há ainda todo conteúdo gerado para diferentes plataformas na internet (não só no caso de exposições, mas também fundações gestoras da produção de artistas e instituições públicas ou privadas), material de divulgação para imprensa e a produção de textos críticos a partir de uma programação cultural para veículos impressos e digitais. Cada um desses textos corresponde a diferentes propósitos e públicos.

Tendo essa variedade em vista, este curso pretende discutir cada um desses formatos, considerando o contexto em que cada um deles é veiculado e os públicos-alvo aos quais eles se destinam. Essas discussões vão se dar coletivamente e não só de maneira teórica (compartilhando referências de diferentes autores), mas também estimulando a prática da escrita, tendo como principal caminho a produção e leitura comentada desses diferentes textos pelos próprios alunos.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 19 às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

BERNARDO MAGINADINÂMICA DAS CORES
Curso teórico-prático sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje, com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 10h às 12h30
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00

saiba mais…

FERNANDO COCCHIARALE
MARCOS BONISSON CONVERSAÇÕES SOBRE ESCRITOS DE ARTE

O curso pretende promover a discussão de questões da arte atual, a partir dos múltiplos campos da invenção. Para pautar as conversações, serão escolhidos cerca de doze pequenos textos para uma leitura que antecede os debates. Entre os textos, há propostas de teóricos, artistas, curadores, entre outros.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 20h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

DENISE CATHILINAFOTOGRAFIA EXPANDIDA
O curso prático e introdutório pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Além disso, propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.O curso Fotografia Expandida explora as as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos. E, neste momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 14h às 17h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

MARIANA MANHÃESFIOS PARA LABIRINTOS
Fios para Labirintos propõe o acompanhamento dos processos dos artistas do grupo. O título do curso faz referência ao processo de criação poética, seus labirintos e seus caminhos possíveis. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída. Portanto, a intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca de ideias, a fim de apontar uma luz no fim do túnel. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados, atenuando assim as tensões e solidões indesejadas.

Cursos Semestrais
04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 19h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

PEDRO VARELACOLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO
O curso abordará a colagem de forma ampla, entendendo-a como um recurso ferramenta para lidar com a imagem e não apenas como mais um meio. O curso se desenvolverá através da prática de exercícios propostos pelo professor. Outra forma de participação ativa será a apresentação de trabalhos previamente produzidos pelos alunos do curso. Ao longo do curso, haverá um acompanhamento crítico dos trabalhos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma poética singular de cada participante.
Nossa dinâmica de aula é dividida em 3 partes: provocação, exercício e análise.
Provocação
Consiste na apresentação do professor de artistas que irão nortear os exercícios propostos. Importante afirmar que a ideia não é copiar, e sim buscar um ponto de partida no processo criativo individual de cada aluno.
Exercício
Exercícios práticos serão propostos a partir de imagens disponibilizadas pelo professor. A partir destes, o aluno começa a desenvolver uma prática que será acompanhada, visitada e trabalhada em conjunto com o professor. Referências e tópicos de estudo serão disponibilizados para toda turma.
Análise
Trocas entre turma e professor que se darão na plataforma digital disponibilizada para o curso. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nos encontros. Além da plataforma digital para as aulas, será desenvolvido um Instagram no qual serão postados os trabalhos feitos por alunes.

Cursos Semestrais
Turma 1: 04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 18h às 20h
Turma 2: 05 de agosto a 25 de novembro. Quintas, de 18h às 20h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

NADAM GUERRAA ARTE CURA

A arte cura? Entenda na prática e vivencialmente como usar o poder curativo da arte. Nas culturas tradicionais, o xamã e o artista estão constantemente associados como figuras que têm a capacidade de fazer a ponte entre o mundo visível e algo da esfera do invisível. Criatividade, imaginação e espiritualidade constantemente se tocam, pois apontam para o mundo simbólico, fora do cotidiano imediato. No mundo contemporâneo, vivemos uma desconexão destes mundos. A espiritualidade parece ser um monopólio das religiões instituídas, enquanto o artista seria apenas uma peça dentro do mercado de luxo. É preciso reconectar e reconhecer que a criatividade e a intuição são irmãs e não dons reservados a poucos escolhidos. Se descobrir através da arte está disponível para qualquer pessoa. É possível uma arte curativa e uma espiritualidade criativa. Uma espiritualidade longe dos clichês em que poderemos encontrar nossa mitologia pessoal e usar o poder criativo como ferramenta de autoconhecimento. A espiritualidade criativa não está ligada a nenhuma religião, é um exercício do simbolismo pessoal.
O curso incentiva que cada pessoa mergulhe em um processo de investigação pessoal e artística, ao mesmo tempo em que se apropria das ferramentas de criação de rituais/performance, mitologia pessoal e interpretação simbólica.

Cursos Semestrais
05 de agosto a 25 de novembro. Quintas, de 10h às 13h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

FERNANDO COCCHIARALE
IVAN PASCARELLI TÓPICOS DE CURADORIA E MONTAGEM DE EVENTOS DE ARTE

A partir de debates, pesquisas e experiências práticas, este curso pretende apresentar ao público interessado etapas fundamentais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de eventos de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial. O curso terá um caráter dinâmico ao possibilitar que todos – alunos(as), professores e convidados(as), entre eles, designer, iluminador e produtor – dialoguem e compartilhem suas experiências.

Cursos Semestrais
05 de agosto a 25 de novembro. Quintas, de 19h30 às 21h30
R$ 1.600,00 ou 4x de R$ 400,00

saiba mais…

MARCOS BONISSON LINGUAGENS VISUAIS: TEORIAS E PRÁTICA EM VIDEOARTE E FOTOGRAFIA

Curso teórico e prático que tem como objetivo orientar e dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.

Cursos Semestrais
05 de agosto a 25 de novembro.
Quintas, de 19h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

saiba mais…

CHARLES WATSONSANTOS O PROCESSO CRIATIVO – ASSOVIANDO E CHUPANDO CANA

Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: “Não há boca livre no universo”. Assim sendo,“estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação. O curso explora o limiar entre pensamento artístico – divergente, e seu aparente antagonista, pensamento científico – convergente; argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Em outras palavras, há semelhanças consideráveis entre o que realmente faz a diferença em ambas as atividades. A abrangência das experiências do educador tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, sempre com uma pitada de humor britânico.

Cursos Semestrais
09 de agosto a 08 de dezembro
Segundas e quartas, de 19h30 às 21h30
R$ 3.000,00 ou 4x de R$ 750,00

saiba mais…

CLARISSA DINIZ PROBLEMÁTICAS EM CURADORIA

Pensar a prática curatorial como problema é o ponto de partida deste curso. Por meio de aulas teóricas e estudos de casos, serão propostas reflexões históricas e críticas em torno de quatro problemáticas vivenciadas no exercício da curadoria: distinção, representação, tempo, saber.

Cursos Semestrais
10 de agosto a 16 de novembro.
Quinzenalmente às terças, de 19h às 22h
R$ 800,00 ou 4x de R$ 200,00

saiba mais…

IZA VALENTE
ROGÉRIO EMERSON MAGALHÃES LUZ E CENA

O curso permeia as múltiplas possibilidades de pensar e criar cenografia e iluminação, assim como a inter-relação entre esses dois segmentos da arte.

Cursos Semestrais
02 de agosto a 06 de dezembro. Segundas, de 19h às 21h
R$ 1.320,00 ou 4x de R$ 330,00

saiba mais…

FRANZ MANATAARTE COMO CONHECIMENTO

Apoiado em um vasto conjunto de imagens, o curso apresenta como a arte se constituiu enquanto um campo do conhecimento. Abordaremos, num panorama que vai da Pré-história aos dias atuais, as principais questões estéticas, movimentos artísticos, artistas e obras, contextualizados em sua história social, econômica, científica e filosófica.

Cursos Semestrais
03 de março a 24 de novembro
Quartas, de 11h às 13h
R$ 3.420,00 ou 9x de R$ 380,00

saiba mais…

FRANZ MANATA
SAULO LAUDARES ARTE SONORA

Arte Sonora é um curso prático, teórico e de acompanhamento de projetos, que estimula o desenvolvimento do pensamento dos participantes e de seus trabalhos. Destinado a todos que se interessam pela arte e a dimensão do som, o curso não pede habilidades especiais. Durante os encontros os participantes são instigados a realizar exercícios e participam de um happening de encerramento.

Cursos Semestrais
02 de março a 30 de novembro
R$ 3.420,00 ou 9x de R$ 380,00

saiba mais…

ANA BENJÓ
MARIA TERESA MELLONI AMOR: CURA OU LOUCURA

Freud nos advertiu que nunca estamos tão vulneráveis ao sofrimento do que quando amamos, portanto, evitar o sofrimento implica no bloqueio do amor. Aliás, os sambistas são mestres em rimar amor e dor. Há cura para essa dor?
Há cura para a loucura? É a partir dessas reflexões que nos propomos a buscar na arte, um fazer laços que possam tecer uma abordagem para tais questões. Distribuímos o tema em cinco módulos, cujas discussões serão orientadas por leituras que tragam o pensamento psicanalítico como base (Freud, Lacan, Barthes, Nasio, Bauman), possibilitando pensar o amor em suas diferentes apresentações. O amor que cura e o amor que enlouquece. O amor que
faz laço e o amor que destrói laços.

Cursos Curta Duração
18 de agosto a 08 de setembro. Quartas, de 10h às 12h
R$ 330,00

saiba mais…

PAULO COUTOAPARECER E SIGNIFICAR A ARTE ABSTRATA

Abstração, abstrato, abstracionismo são termos que designam o intangível, o incompreensível, o indefinido. Na pintura e na escultura, se acumula à essas qualidades o sentido de abstrair enquanto subtrair, retirar, da figura. A arte abstrata surge como desdobramento e/ou ruptura com a arte figurativa. Podemos olhar para as aproximações ou para os distanciamentos entre o figurativismo e o abstracionismo.

Cursos Curta Duração
05 de outubro a 25 de novembro. Terças e quintas, de 19h às 22h
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00

saiba mais…

FERNANDA LOPES
CAROLINA MARTINEZ ARTISTAS MULHERES NO BRASIL – MÓDULO 1
O curso propõe um panorama da história da arte brasileira no século 20, tendo como ponto central a produção de artistas mulheres no Brasil, com o objetivo de debater a inserção e ressonância da atuação feminina nas artes. Cada encontro será dedicado à obra de artistas específicas, de diferentes gerações e poéticas, que servirão de fio condutor para as discussões. Além de apresentar um panorama amplo de suas trajetórias, também serão discutidas questões importantes para o contexto de suas produções e também da arte brasileira naquele momento. Uma bibliografia auxiliar será sugerida para aqueles que desejarem aprofundar os tópicos apresentados, incluindo não só livros e artigos, documentários, entrevistas e páginas na internet.
O curso está dividido em dois módulos complementares, mas independentes entre si.

Cursos Curta Duração
10 a 31 de agosto.
Terças, de 19h às 21h
R$ 380,00

saiba mais…

ANA EMERICHATELIER DA ESCUTA

Atelier da Escuta é um espaço de estudos e interlocuções, que propõe diálogos entre artes do som e artes visuais em conexão com assuntos do tempo presente.
Nesta edição, partiremos do termo musical “cluster” para justapor um conjunto de imagens, palavras e sons, e para composição de um contexto que convida ao livre pensar. No campo da música, cluster pode ser descrito como um conjunto de elementos que ecoam de maneira simultânea e equânime. A sonoridade resultante deste gesto físico e poético não obedece a hierarquias de um sistema de valores harmônicos ou mesmo tonal. Neste sentido, sua imagem sonora precipita aberturas conceituais, críticas e também fabulações.
Parte dos materiais e referências serão encaminhados com antecedência às pessoas participantes, de maneira que os encontros síncronos serão um tempo de conversas, aprofundamento e derivas a partir do repertório proposto e juntamente às ressonâncias trazidas pela turma – interesses ou processos artísticos.

Cursos Semestrais
09 de setembro a 28 de outubro.
Quintas, de 17h às 19h
R$ 700,00 ou 2 x de R$ 350,00

saiba mais…

MILLENA LÍZIA
WALLA CAPELOBO COMPOSTEIRAS: SABERES REGENERATIVOS COM BEATRIZ NASCIMENTO

Os processos de compostagem são entendidos nesta proposição não apenas como um modo ambientalmente responsável de gerenciamento dos resíduos do dia a dia. A proposta de construção deste grupo de estudos passa por nos relacionarmos com esta tecnologia terrestre também como um método para desenvolver pesquisas e materializar saberes comprometidos com o questionamento das lógicas hegemônicas de descartabilidade, produção de escassez e precariedade. Neste semestre serão as trocas surgidas dos aprofundamentos nos saberes produzidos pela historiadora Beatriz Nascimento que conduzirão nossos encontros em roda online com as participantes. A partir da contribuição da intelectual brasileira sobre o quilombo, somos convocadas a nos debruçar sobre a luta por ser numa sociedade fundada no autoritarismo. As respostas às tiranias, a partir de uma perspectiva quilombola oferecida pela Beatriz, se fazem nos modos encontrados de se estar junto, de se entender profundamente, se identificado com a terra e com o quê de sustento e de memória trocamos desde onde estamos e lutamos por existir. Resíduo/Registro/Resisto? Sem começo e sem fim, somos meio. Compostar é uma maneira de ofertar continuidade da vida ao exercer caminhos de fertilidades para os resíduos gerados na vida cotidiana.

Cursos Curta Duração
10 de setembro a 26 de novembro.
Sextas, de 19h às 22h
R$ 1.140,00 ou 3x de R$ 380,00

saiba mais…

SONIA SALCEDO DEL CASTILLO O DIMENSÕES EXPOSITIVAS: DA VISUALIDADE À CENA

O curso aborda a vizinhança entre as artes cênicas e as artes visuais enquanto contágio trans-específico condicionador de uma nova noção de temporalidade (performática) que indica um deslocamento da discussão sobre as exposições de arte, da visualidade à cena. A partir dessa zona de comunidade, resultante de práticas artísticas recentes – que exploraram tanto o binômio temporal entre o dramático e o real quanto a objetualidade na arte e o movimento na cena – o curso investiga estruturas ceno-visuais que se não transformaram o contexto expositivo em dramático, internalizaram-lhe um sentido de ser (raison d’etre) enquanto agente de ação. Todo espectro de trabalhos in situ e/ou site specific, esculturas ambientais (instalações), quadros vivos, além das artes performáticas (happenings), conceituais, notações e acessórios cênicos, são exemplares de abordagem, assim como práticas estéticas realizadas nos espaços públicos que se convertem em estratégia de aproximação com a realidade e o público.

Cursos Curta Duração
10 de agosto a 26 de outubro. Terças, de 17h às 19h
R$ 1.350,00 ou 3x de R$ 450,00

saiba mais…

BRUNO MIGUEL EXERCÍCIOS CRÍTICOS DO OLHAR

Exercitar o olhar crítico, capaz de perceber as relações subjetivas entre diferentes linguagens na contemporaneidade. Refletindo sobre o tempo e o mundo à nossa volta, seremos capazes de desenvolver uma curadoria do olhar com condições de converter ideias, ações e questionamentos em imagem, técnica e conceito, e vice-versa. Confrontar a dúvida e desenvolver respostas para perguntas que talvez ninguém esteja fazendo, ou que todos estejam se fazendo ao mesmo tempo. A subjetividade da interpretação das interseções na arte e nas linguagens criativas como modo de estar se relacionando com o que nos envolve, são caminhos de crescimento individual e coletivo.

Cursos Curta Duração
10 de agosto a 26 de outubro. Terças, de 17h às 19h
R$ 800 ou 2x de R$ 400,00

saiba mais…

BIA AMARAL
GIODANA HOLANDA EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS: NARRATIVAS E MEMÓRIAS DO COTIDIANO | ONLINE

O curso pretende explorar narrativas e memórias do cotidiano e criar poéticas através de experimentos gráficos utilizando diversos recursos, tradicionais e digitais. Pretende também estimular a produção de arte através da observação e reflexão sobre o cotidiano.

Cursos Curta Duração
12 de agosto a 30 de setembro.
Quintas, de 18h às 20h
R$ 800,00 ou 2x de R$ 400,00

saiba mais…

JULIA BAKERL
STELLA PAIVA EXPOSIÇÕES DE ARTE VISUAIS – DA IDEIA À REALIZAÇÃO

O curso aqui proposto é uma junção de dois fazeres essenciais para a realização de uma exposição: a curadoria e a produção. As aulas, dadas em conjunto, irão tratar de todos os passos para a elaboração conceitual e produção de uma exposição: construção de um pensamento curatorial (como propostas são feitas em instituições ou em espaços independentes), pesquisa iconográfica, seleção de obras, contratação de equipe, expografia, como funcionam empréstimos, setores e profissionais envolvidos na criação de uma exposição, museologia e montagem, conteúdo de textos para exposição e catálogos, formatação de projetos para editais, manutenção, circulação e desmontagem. Traremos estudos de caso de exposições a partir de nossas práticas e vivências. O aluno que tiver interesse em desenvolver seu projeto poderá fazê-lo ao longo das aulas. A cada etapa serão propostas atividades com o objetivo de incentivar e impulsionar o desenvolvimento de um projeto completo. A quarta aula será destinada a apresentação das ideias de projetos para as professoras e para a turma. Isso não impede a participação de alunos que não tenham projetos e que tenham interesse somente em aprender os processos.

Cursos Curta Duração
06 de outubro a 24 de novembro.
Quartas, de 19h às 21h
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00

saiba mais…

SIMONE RODRIGUES FOTOGRAFIA ARTEVIDA: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS

O curso apresenta um panorama da história da fotografia, fornecendo um quadro de referências para pensar o fenômeno fotográfico na cultura visual e no sistema das artes na modernidade e pós-modernidade. Aborda a fotografia na pluralidade de suas manifestações estéticas e funções sociais – documental, expressiva, científica, experimental, construída, narrativa, conceitual, performática, tipológica, forma-tableau –, buscando analisar seus aspectos éticos e políticos. O curso também visa estimular e acompanhar os processos criativos dos participantes e as experimentações de linguagem no campo da fotografia, incluindo a fotografia híbrida e suas possíveis interações com outros meios. E por fim, propõe o desenvolvimento de projetos, buscando referenciá-los na história da arte e promovendo o diálogo com outros artistas, obras e questões contemporâneas.

Cursos Curta Duração
10 de agosto a 26 de outubro
Terças, de 19h às 21h
R$ 990,00 ou 3x de R$ 330,00

saiba mais…

THIAGO BARROS FOTOGRAFIA INICIANTE

O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material audiovisual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.

Cursos Curta Duração
Turma 1 – 05 a 31 de agosto. Terças e quintas, de 19h às 21h
Turma 2 – 05 a 28 de outubro. Terças e quintas, de 19h às 21h
R$ 450,00

saiba mais…

BRUNO MIGUEL PORTFÓLIO DE ARTISTA: ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

O curso objetiva apresentar nomes da pintura contemporânea nacional e internacional que têm se destacado nos últimos anos, situando esses(as) artistas no contexto da História da Arte, bem como nos acontecimentos sócio-culturais da atualidade. O propósito é focar nas produções atuais expostas em galerias e instituições de arte de grandes centros urbanos, tais como Nova York, Berlim, Paris, Londres, Hong Kong, São Paulo, dentre outros. Além das análises dos trabalhos, os professores indicarão sites para pesquisa e publicações relevantes no âmbito da crítica de arte.

Cursos Curta Duração
03 de agosto a 21 de setembro. Terças, de 19h às 21h.
R$ 800,00 ou 2x de R$ 400,00

saiba mais…

PAULO COUTO RELAÇÕES ENTRE ESCULTURA-OBJETO-CORPO

Desde o espanto diante das criações egípcias e gregas, passando pela potência das criaturas e símbolos das culturas ancestrais, até o hermetismo das coisas contemporâneas, as relações e entendimentos sobre a escultura, os objetos tridimensionais e os corpos no espaço acumularam experiências e reflexões densas. O que se achava que era pra ser olhado, na verdade nos olha. O que se achava que era inerte, na verdade interfere nos nossos deslocamentos. O que se achava que era corpo, na verdade é elemento plástico.

Cursos Curta Duração
03 de agosto a 23 de setembro.
Terças e quintas, de 19h às 22h
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00

saiba mais…

ANNA COSTA E SILVA PRÁTICAS ARTÍSTICAS DE VIDA | TURMA 1 & 2

Laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participante. Tendo a escuta e a experimentação individuais e grupais como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada indivíduo – de que forma suas narrativas emergem? Quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto? Além disso, o período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensadas como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico.

Cursos Curta Contínuo
Turma 1: 11 de janeiro a 06 de dezembro. Segundas, de 19h às 22h
Turma 2: 12 de janeiro a 07 de dezembro. Terças, de 19h às 22h
R$ 380,00 / mês

saiba mais…

BRUNO MIGUEL
LUIZ ERNESTO QUESTÕES PRÁTICO TEÓRICAS DA PINTURA NA CONTEMPORANEIDADE

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.

Cursos Curta Contínuo
04 de janeiro a 06 de dezembro. Segundas, de 19h às 22h
R$ 380,00 / mês

saiba mais…

DAVID CURY ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO | TURMA 1 & 2

Oficina de multiformas e multimeios de arte:

1) Orientação prática para criação e desenvolvimento em suportes estáveis (pintura, escultura, objeto, instalação, desenho, gravura), e suportes efêmeros ou virtuais (trabalho-para-contexto-específico, fotografia, vídeo, grafite, performance);

2) Análise e debate de trabalhos dos artistas da oficina relativamente à excelência da cena internacional de Arte Contemporânea ― sob fundamentação cruzada de história, teoria e crítica.

Cursos Curta Contínuo
Turma 1: 05 de janeiro a 07 de dezembro. Terças, de 19h às 22h
Turma 2: 07 de janeiro a 09 de dezembro. Quintas, de 16h às 19h
R$ 450,00 / mês

saiba mais…

IOLE DE FREITAS ENCONTROS E REFLEXÕES

Análise e reflexão de obras apresentadas em sala de aula.

Cursos Curta Contínuo
07 de janeiro a 09 de dezembro. Quintas, de 10h às 12h
R$ 330,00 / mês

saiba mais…

LUIZ ERNESTO EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS DE PINTURA

Neste curso prático, o aluno terá contato com inúmeros procedimentos técnicos de pintura discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Através da apresentação de imagens em livros ou em powerpoints, será mostrado como o surgimento de novos materiais e técnicas foi concomitante às mudanças na concepção de arte ao longo da história.

Cursos Curta Contínuo
04 de janeiro a 06 de dezembro. Segundas, de 14h às 17h
R$ 380,00 / mês

saiba mais…

SONIA SALCEDO DEL CASTILLO POÉTICA EXPOSITIVA – DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS

O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Os encontros tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

Cursos Curta Contínuo
14 de agosto a 09 de novembro. Quintas, de 17h às 19h
R$ 420,00 / mês

saiba mais…

VALERIO RICCI MONTANI DESENHO DE OBSERVAÇÃO. PROCESSOS E OUTRAS PRÁTICAS POÉTICAS

O curso propõe explorar os fundamentos da técnica do desenho: da sua gramática essencial de ponto, linha, luz e sombra às noções de percepção, observação e representação no espaço, até a experimentação de recursos alternativos funcionais à construção de uma linguagem poética. As técnicas do desenho são adquiridas como meio de expressão do pensamento crítico e visual, com ênfase nas dinâmicas processuais e nos campos de pesquisa que se desenvolvem em volta das práticas de observação. Por meio de exercícios de construção da imagem – como as primeiras experiências de pressão do traço, o claro-escuro, o estudo de objetos tridimensionais ou de reproduções fotográficas – o aluno é convidado a explorar o próprio mundo imaginativo.

Cursos Contínuo
02 de fevereiro a 10 de dezembro. Terças e sextas*, de 10h às 12h
*É possível optar por cursar 1 ou 2 aulas semanais.R$380,00 / mês – 1 vez por semana
R$450,00 / mês – 2 vezes por semana

saiba mais…

VALERIO RICCI MONTANI O DESENHO NA ARTE CONTEMPORÂNEA. DAS VANGUARDAS ARTÍSTICAS À CONTEMPORANEIDADE

O curso propõe analisar a técnica do desenho nas principais manifestações artísticas do século XX e da arte contemporânea, tendo como premissa a ruptura definitiva com a tradição acadêmica e a renovação do conceito do fazer artístico das vanguardas. Por meio de aulas teóricas e práticas, será proposto desenvolver projetos individuais a partir do trabalho de artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, David Hockney, Kiki Smith (Colagem), Guillame Apollinaire, Mira Schendel, Bruce Nauman, Barbara Kruger, Alighiero Boetti (Poesia Visual), Max Ernest, Masao Okabe, Do Ho Suh (Surrealismo, Frottage), Kandinskij, Klee, Mirò, Cy Twombly (Abstracionismo), Ad Reinhardt, Frank Stella, Agnes Martin, Carl Andre, Sol LeWitt, Robert Morris, Olafur Eliasson (Arte processual), entres outros.

Cursos Contínuo
01 de fevereiro a 08 de dezembro. Segundas de 15h às 17h e quartas* de 14h30 as 16h30
*É possível optar por cursar 1 ou 2 aulas semanaisR$380,00 / mês – 1 vez por semana
R$450,00 / mês – 2 vezes por semana

saiba mais…