TÓPICOS DE CURADORIA E MONTAGEM DE EVENTOS DE ARTE

Professor: FERNANDO COCCHIARALE E IVAN PASCARELLI

Cursos semestrais
05 de agosto a 25 de novembro.
Quintas, de 19h30 às 21h30
R$ 1.600,00 ou 4x de R$ 400,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

A partir de debates, pesquisas e experiências práticas, este curso pretende apresentar ao público interessado etapas fundamentais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de eventos de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial. O curso terá um caráter dinâmico ao possibilitar que todos – alunos(as), professores e convidados(as), entre eles, designer, iluminador e produtor – dialoguem e compartilhem suas experiências.

– Transbordamento da produção artística artesanal (pintura, desenho, escultura, gravura) entre as décadas de 1950 e 1960, para as novas mídias tecnológicas (fotografia, filme, vídeo, etc.) e sua aproximação com outras artes (performance, intervenções na natureza, espaços urbanos, na esfera do conceito e da sonoridade) para além das fronteiras convencionais da produção estrita de obras (objetos artísticos) e suas articulações com o novo contexto mundial pós-Segunda Guerra Mundial;
– Caracterização dos diferentes tipos de exposição: permanente, temporária, itinerante, periódica, individual, coletiva, documental, etc e profissionais envolvidos: curador, arquiteto, designer, produtor, cenotécnico, museólogo, montador, etc.;
– Concepção do projeto curatorial: conceito da exposição; escolha dos artistas e obras que irão integrá-la em função da visualização desse conceito na exposição;
Todos os encontros serão acompanhados de farto material iconográfico com projeção de imagens, contendo amplo acervo de fotos realizadas pelos professores em diferentes instituições culturais do país ao longo dos últimos trinta anos. Além disso, serão compartilhadas as imagens de acervo dos(as) palestrantes convidados(as).

Aula expositiva em videoconferência; Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema; Não exige conhecimentos prévios

Acesso à internet; Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online e presenciais emitem certificados.

– A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

REFERÊNCIAS

O’DOHERTY, Brian. No Interior Do Cubo Branco: a Ideologia Do Espaço Da Arte. Martins Fontes, 2002.
OURIQUES, Evandro Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagens de Obras de Arte. Funarte, 1989.
HEGEWISH, Katharina e KLÜSER, Bernd org.. L’Art de le Exposition: une documentation sur trente, 1998.

FERNANDO COCCHIARALE
Fernando Cocchiarale é professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUC-RJ (desde 1978) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1990. Autor de livros como Abstracionismo Geométrico e Informal: A Vanguarda Brasileira dos Anos 50 (com Anna Bella Geiger), Rio de Janeiro, MEC/ Funarte, 1987 e Quem Tem medo da Arte Contemporânea, Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006, publicou cerca de 200 artigos, textos e resenhas em coletâneas, catálogos Jornais e revistas de arte do Brasil e do exterior (tais como o Jornal do Brasil, RJ; Módulo, RJ; Guia das Artes, SP; Galeria e ArtNexus, Colombia). Foi membro da Comissão Curadora do Projeto Rumos Visuais de 1999 a 2000; curador-coordenador do mesmo Projeto entre 2001 / 2002 e, de novembro de 2000 a agosto de 2007, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (2011/2012) e curador das mostras de arte contemporânea do Santander Cultural, Recife (2011). É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ (2012). Em 2016, reassumiu a curadoria do MAM do Rio de Janeiro.

IVAN PASCARELLI FERREIRA
Ivan Pascarelli Ferreira é arquiteto, designer de montagem e consultor técnico. Entre suas principais experiências, destaca as exposições: Arte Foto – CCBB – RJ e BRASÍLIA; Franz Weissman – Uma Retrospectiva – MAM e CCBB-RJ; Athos Bulcão – Uma Trajetória Plural – CCBB-RJ; Mostra Rio de Arte Contemporânea – MAM-RJ; Violência e Paixão – SANTANDER CULTURAL – PORTO ALEGRE e MAM-RJ; Facchinetti – CCBB-RJ; O Corpo na Arte Contemporânea – ITAÚ CULTURAL – SP; Arte Moderna em contexto – Coleção ABN AMRO REAL – MAM – RJ, SEDE BANCO REAL – SP, MON-PR, CENTRO CULTURAL BANCO REAL – PE, PALÁCIO DAS ARTES-BH; Cinema de Artistas – Centro Cultural OI FUTURO – RJ; Waltercio Caldas – MUSEU VALE DO RIO DOCE – ES e MAM – RJ; Ivens Machado – CENTRO CULTURAL OI FUTURO; Franz Manata e Saulo Laudares – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ, Marcos Chaves – Alucinação à beira-mar – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Ana Linnemann-Cartoon-CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Cadu-Entardecer no ano do coelho; Ronald Duarte – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Franklin Cassaro – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Marta Jourdan – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Waldemar Cordeiro – ITAÚ CULTURAL-SP e Paço Imperial-RJ; Elisa Magalhães – Centro Cultural OI FUTURO IPANEMA; Entre a fazenda e o arranha céu – Arte contemporânea na fazenda SÃO LUIZ DA BOA SORTE- RJ; Guilherme Vaz-CCBB-RJ; Moriconi – CENTRO CULTURA DOS CORREIOS-RJ; Ferreira Gullar – BNDES-RJ; Gabriele Basilico – CENTRO CULTURAL Oi FUTURO – RJ; Nan Goldin-MAM/RJ; Elisa Magalhães – PAÇO IMPERIAL-RJ; Flamengo: história de uma paixão – CASA FRANÇA BRASIL e Museu Nacional vive – CCBB-RJ.