Tópicos essenciais de curadoria e montagem de exposições de arte

Exposição Arte Moderna em Contexto-2006, SP-Coleção Banco Real/Curadoria: Fernando Cocchiarale, Franz Manata e Luiz Antônio Ewbank–Arquitetura: Ivan Pascarelli

Professores: Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli

Férias de Inverno 2019
04 de julho a 1º de agosto
[Dias 4, 11, 18, 25 de julho e 1º de agosto]
Quinta-feira, 10:00–13:00
R$ 400,00

Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.

Objetivo

– Apresentação das principais características da arte moderna e da produção contemporânea: a arte moderna como campo autônomo da invenção formal, suas articulações com o contexto histórico- social que a viu surgir, na passagem dos séculos XIX ao XX.
– Começo e desdobramentos da produção artística contemporânea entre as décadas de cinquenta e sessenta): transbordamento da produção artística artesanal (pintura, desenho, escultura, gravura) para as novas mídias tecnológicas (fotografia, filmes, vídeo, etc.) e sua aproximação de outras artes (performance, intervenções na natureza, em espaços urbanos, na esfera do conceito, e da sonoridade) corpo, para além das fronteiras convencionais da produção estrita de obras (objetos artísticos) e suas articulações com o novo contexto mundial depois da Segunda Guerra Mundial. – Caracterizar diferentes tipos de exposição – permanente, temporária, itinerante, periódica, individual, coletiva, documental, etc. – e profissionais envolvidos: curador, arquiteto /designer, produtor, cenotécnico, museólogo, montadores, etc.
– Concepção do projeto curatorial: conceito da exposição; escolha dos artistas e obras que irão integrá-lo em função da visualização desse conceito, na exposição.
– Interação entre Curador(es) e arquiteto(s) para projeto de adequação do espaço expositivo ao conceito curatorial. Projeto espacial e de mobiliário expositivo.
– Visita ao Museu de Arte moderna do Rio de Janeiro.

As aulas serão acompanhadas de projeções de imagens de vasto acervo de fotos de feitas pelos professores nos últimos 30 anos, em diferentes instituições culturais do país.

Fernando Cocchiarale
é professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUC-RJ (desde 1978) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1990. Autor de livros como Abstracionismo Geométrico e Informal: A Vanguarda Brasileira dos Anos 50 (com Anna Bella Geiger), Rio de Janeiro, MEC/ Funarte, 1987 e Quem Tem medo da Arte Contemporânea, Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006, publicou cerca de 200 artigos, textos e resenhas em coletâneas, catálogos Jornais e revistas de arte do Brasil e do exterior (tais como o Jornal do Brasil, RJ; Módulo, RJ; Guia das Artes, SP; Galeria e ArtNexus, Colombia). Foi membro da Comissão Curadora do Projeto Rumos Visuais de 1999 a 2000; curador-coordenador do mesmo Projeto entre 2001 / 2002 e, de novembro de 2000 a agosto de 2007, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (2011/2012) e curador das mostras de arte contemporânea do Santander Cultural, Recife (2011). É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ (2012). Em 2016 reassumiu a curadoria do MAM do Rio de Janeiro.

Ivan Pascarelli Ferreira
é arquiteto, designer de montagem e consultor técnico.Destaca entre suas principais experiências as exposições: Arte Foto – CCBB – RJ e BRASÍLIA; Franz Weissman – Uma Retrospectiva – MAM e CCBB-RJ; Athos Bulcão – Uma Trajetória Plural – CCBB-RJ; Mostra Rio de Arte Contemporânea – MAM-RJ; Violência e Paixão – SANTANDER CULTURAL – PORTO ALEGRE e MAM-RJ; Facchinetti – CCBB-RJ; O Corpo na Arte Contemporânea – ITAÚ CULTURAL – SP; Arte Moderna em contexto – Coleção ABN AMRO REAL – MAM – RJ, SEDE BANCO REAL – SP, MON-PR, CENTRO CULTURAL BANCO REAL – PE, PALÁCIO DAS ARTES-BH; Cinema de Artistas – Centro Cultural OI FUTURO – RJ; Waltercio Caldas – MUSEU VALE DO RIO DOCE – ES e MAM – RJ; Ivens Machado – CENTRO CULTURAL OI FUTURO; Franz Manata e Saulo Laudares – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ, Marcos Chaves – Alucinação à beira-mar – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Ana Linnemann-Cartoon-CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Cadu-Entardecer no ano do coelho; Ronald Duarte – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Franklin Cassaro – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Marta Jourdan – CASA DE CULTURA LAURA ALVIM-RJ; Waldemar Cordeiro – ITAÚ CULTURAL-SP e Paço Imperial-RJ; Elisa Magalhães – Centro Cultural OI FUTURO IPANEMA; Entre a fazenda e o arranha céu – Arte contemporânea na fazenda SÃO LUIZ DA BOA SORTE- RJ; Guilherme Vaz-CCBB-RJ; Moriconi – CENTRO CULTURA DOS CORREIOS-RJ; Ferreira Gullar – BNDES-RJ; Gabriele Basilico – CENTRO CULTURAL Oi FUTURO – RJ; Nan Goldin-MAM/RJ; Elisa Magalhães – PAÇO IMPERIAL-RJ; Flamengo: história de uma paixão – CASA FRANÇA BRASIL; Museu Nacional vive – CCBB-RJ.