Vassouras e experimentos com terra

15 a 18 de julho
Idade: 4 a 12 anos

Sobre o curso
Ao longo de quatro dias vamos construir juntos vassouras, pincéis e pilozões aproveitando os materiais disponíveis na floresta. Com pilões e peneiras vamos manusear e preparar nossos pigmentos feitos de terra, a serem explorados com as ferramentas que construímos.

15 de julho: tocar a terra, moer e peneirar pigmentos. Usaremos nossas mãos, a terra, peneiras e funis para experimentar grafismos pelo chão do parque.

16 de julho: com galhos, folhas e pedaços de tecido faremos vassouras. Além de voar com elas, vamos explorar nossos corpos com esses objetos que ao varrerem e deslocarem a terra propõem desenhos sobre o chão.

17 de julho: faremos pincéis menores a serem usados como ferramenta usando nossos pigmentos com água. Vamos fazer uma grande pintura sobre os paralelepípedos do parque.

18 de julho: seguiremos com nossos pincéis e pigmentos, mas trabalharemos sobre tecidos grandes, superfície que pode ser cortada e ressignificada, podendo virar bandeiras, capas ou onde mais os devaneios nos levarem.

Fernanda Zerbini, São Paulo, 1982, vive entre Rio de Janeiro e São Paulo.
É artista e arte educadora. Pesquisa sobre criança e natureza, a criança no ateliê e na floresta. Fez a formação de educadores na Casa Redonda (São Paulo, 2017) e a formação de Educação Viva e Consciente na Escuela Viva Del Bosque com Ivana Jauregui (Uruguai, 2017). Em 2018, frequentou as jornadas sobre desescolarização no Amalaya com Ana Thomaz e fez o curso Raízes com Gandhy Piorski. Fez cenografia e atividades para Fábula e para Editora Cobogó através do livro Arte Brasileira para Crianças entre 2016 e 2018. No Rio de Janeiro foi inspiradora no Espaço CRIA (2016-2017). Atualmente acompanha a Escola Ciranda (Cotia, SP), é professora no parquinho lage, trabalha em projetos de educação infantil e realiza oficinas de arte para crianças em galerias de arte e ateliês.

Kammal João, Rio de Janeiro 1988, vive no Rio de Janeiro.
Artista visual, graduado em comunicação visual pela PUC-Rio, com pós graduação em Psicomotricidade somática, pelo instituto Anthropos, RJ. É professor de ilustração na Escola Parque, e como facilitador do projeto Cadernos & Caminhos, leva pequenos grupos pelo interior do Brasil, investigando através do desenho o registro sensível e gráfico dessas experiências. Publicou o projeto autoral “O tempo sem tempo” pela A Bolha editora, projeto que reúne as mais de 150 cartas ilustradas enviadas a seu irmão Amir de 7 anos ao longo de uma viagem pelo Brasil. Como ilustrador, publicou dentre outros os livros infantis ” O mistério do coelho pensante” de Clarice Lispector pela editora Rocco e o “Cantigas por um passarinho à toa” do Manoel de Barros pela Companhia das letrinhas.