Videoinstalação no Parque Lage

9 de janeiro a 27 de fevereiro
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês

Curso intensivo para orientar os participantes a criar videoinstalações em espaços previamente agendados da EAV que serão disponibilizadas para montagem e exibição dos trabalhos ao final do curso. A instalação e os equipamentos utilizados são de responsabilidade do participante. O programa, prático, parte da reflexão sobre a espacialização da imagem em movimento na arte contemporânea, presente já no surgimento da videoarte nos anos 60, ainda com o uso de televisores. Após a leitura de textos seminais e da visualização de videoinstalações, o participante será estimulado a desenvolver sua proposta, que será montada e exibida no final do curso.

Direcionado a participantes que queiram desenvolver videoinstalações.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naif, 2004.
GONÇALVES, Osmar (org.) Narrativas Sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.
KRAUSS, Rosalind, Vídeo: a estética do narcisismo. Arte & Ensaios n. 16, PPGAV-EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, jul. 2008.
MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988
MACIEL, Katia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
PARENTE, André. Cinema em trânsito – Cinema, arte contemporânea e novas mídias. Rio de Janeiro: Azougue, 2012.

Analu Cunha
Artista, pesquisadora e curadora. Doutora em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ/Sorbonne Paris 1) e Bacharel em Comunicação Visual pela EBA-UFRJ. Foi aluna dos artistas Aluísio Carvão, José Maria Dias da Cruz (MAM/RJ) e Anna Letycia Quadros (Museu do Ingá, Niterói) e, nos anos 1990, fez parte do grupo carioca de discussão em arte contemporânea Visorama. Expõe regularmente no Brasil e no exterior. Desde 2004 trabalha com videoarte.