(Xilo)Gravura no Brasil - Contexto Histórico e Produção Contemporânea

Quintas, de 10h às 12h

butao_matriculabutao_matriculabolsa

ARTE BRASILEIRA, XILOGRAVURA, HISTÓRIA DA ARTE

O curso teórico permite conhecer e analisar a história da produção da gravura, tanto para quem não tem nenhum conhecimento do tema, como para pesquisadores e artistas que tenham interesse em um aprofundamento nesse campo. A proposta é criar um momento para reflexão sobre a produção gráfica brasileira, com ênfase na xilogravura, através dos sucessivos movimentos artísticos desde o modernismo, por meio de análise de obras e dos núcleos de produção de gravura disseminados pelo país.

Em quatro módulos será abordada a produção da xilogravura de arte no Brasil desde de suas primeiras manifestações até a produção contemporânea. Uma análise dos diversos ciclos de desenvolvimento da linguagem da gravura no Brasil, com a proposta de analisar e confrontar produções de artistas chave nesse processo e a relação com os movimentos artísticos de cada época.

Módulo 1
– As origens da gravura no Brasil e o seu ensino através da atuação de artistas.
Artistas referentes: Carlos Oswald, Orlando DaSilva, Axl Leskochek, Oswald Goeldi, Edith Behring
– A produção modernista e as implicações de uma nova linguagem gráfica.
Imagens de obras de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Livio Abramo.

Módulo 2
– O fenômeno do cordel na Região Nordeste: o popular e o erudito.
Imagens de obras de Mestre Noza, José Francisco Borges, Lira Nordestina, Ciro Fernandes, José Altino, Sérvulo Esmeraldo, Gilvan Samico.
– Arte e engajamento – o surgimento dos clubes de gravura e o papel social da arte.
Imagens de obras de Carlos Scliar, Francisco Stockinger, Vasco Prado, Renina Katz, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues.

Módulo 3
– As vanguardas dos anos 50 e 60 – abstração geométrica e informal e a aventura política na Pop Art.
Imagens de obras de Fayga Ostrower, Lygia Pape, Judith Lauand, Roberto Magalhães, Marcelo Grassmann, Henrique Fuhro, Maria Bonomi, Emanoel Araújo, Regina Silveira, Manuel Messias dos Santos.
– Expressionismo no Brasil: heranças e afinidades
Imagens de obras de Rubem Grilo, Armando Sobral, Luise Weiss, Magliani, Newton Cavalcanti, Marcio Pannunzio.

Módulo 4
– Campo Ampliado: a produção contemporânea, as novas tecnologias e os coletivos de artistas. Helio Fervenza, Otacilio Camilo, Alberto Martins, Ernesto Bonato, Pedro Sánchez, Fabricio Lopez, Diô Viana, Coletivo Gráfico, Gian Shimada, Claudio Caropreso, Xilomóvel.

Aula expositiva em videoconferência
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.
Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS

Gravura – Arte Brasileira do Séc.XX / Textos de Leon Kossovitch e Mayra Laudanna, Ricardo Resende; Apresentação Ricardo Ribenboim – São Paulo: Cosac & Naify / Itaú Cultural, 2000

MARTINS, Carlos. Gravura e Modernidade / Pinacoteca de São Paulo, 2016

HERKENHOFF, Paulo. Contra a gravura – Catálogo Rio Gravura, Rio de Janeiro, 1998

MARTINS, Carlos. A Gravura de Segall – Catálogo da exposição no Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1987

A Gravura Brasileira na coleção Mônica e George Kornis, Catálogo Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2008

MESQUITA, Ivo. Gravura em campo expandido / Pinacoteca de São Paulo, 2012

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

JULIO CASTRO
Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas “A Paixão do Olhar”, MAM/RJ; “Republicar”, Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência artística como artista convidado. Em 2019 realiza residência no Otawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estudio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Vive e trabalha no Rio de Janeiro