Capacitação Técnica

DA CURADORIA A EXPOGRAFIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA EXPOSITIVA

Sobre o curso

Curso teórico-prático que visa, a partir da apresentação de procedimentos técnicos e poéticos em concepções e montagens de exposições, introduzir e aprofundar o conhecimento sobre a concepção e a prática expositiva, com destaque para a relação entre a organização do material exposto no processo de realização da expografia e o entendimento do processo de conceituação curatorial.

O que você vai aprender:

O programa explora aspectos teórico/práticos inerentes a realização de exposições de arte, desde sua concepção até sua montagem. Mediante estudos de caso, apresenta diferentes relações entre arte, espaço, conceito e edição, indicando uma compreensão sobre o contexto das exposições, em seus aspectos mais gerais. Questões expositivas contemporâneas são observadas, revisitando origens e legados expográficos modernos e pós-modernos, sobretudo os referentes a adequação e criação de espaços para este fim.

O programa aborda aspectos teóricos e práticos inerentes à realização de exposições de arte, desde sua concepção até a montagem. Por meio de estudos de caso, são apresentadas distintas relações entre arte, espaço, conceito e edição, promovendo uma compreensão ampliada sobre o contexto das exposições em seus aspectos mais gerais. O curso discute questões contemporâneas da prática expositiva, revisitando origens e legados da expografia moderna e pós-moderna, com ênfase na adequação, adaptação e criação de espaços expositivos.

program_tbl image 211

Capacitação Técnica

DA CURADORIA A EXPOGRAFIA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA EXPOSITIVA

R$ 580,00 por mês (quatro parcelas)

RECURSOS

Computador com acesso à internet.

Este curso é indicado para:

Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Para estimular o debate e ampliar o repertório crítico e criativo dos participantes, o curso propõe atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, tais como: apresentação e análise de material iconográfico; leitura e discussão de textos selecionados; conversas com profissionais convidados; e visitas guiadas a exposições. Como forma de avaliação prática, os participantes poderão desenvolver resenhas críticas, seminários e/ou trabalhos projetivos ao final.

A dinâmica do curso está organizada em quatro módulos:

  • Conceituação Curatorial
  • Espaço Arquitetônico
  • Materiais de Montagem
  • Projeto Expográfico

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Sonia Salcedo del Castillo

    Pós-Doutora como bolsista do CNPq (PPGAC/ECO/UFRJ), Doutora em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ) e Graduada em Cenografia (UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (USU). Tem experiência em Arte e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea.

    Atua como pesquisadora e docente, nos segmentos: transmissão e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, história e crítica da arte, arquitetura museal e de exposições. Integrou o corpo curatorial do Centro de Artes Visuais da Funarte. É docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro, artista curadora independente e autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições (2008); Arte de Expor – curadoria como expoesis; (2015); Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017).

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CASTILLO, Sonia Salcedo del. Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposições. Coleção Todas as Artes. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RICO, Juan Carlos. Museos, arquitectura, arte: los espacios expositivos. Madrid: Sílex, 1994.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar