Capacitação Técnica

ILUMINAÇÃO PARA AS ARTES

Sobre o curso

Como observamos uma Luz?
Como usar a Luz como ferramenta nas mais variadas Artes? 

O curso tem como objetivo oferecer uma compreensão básica da iluminação para todas as artes, abordando suas aplicações nas artes cênicas, expositivas, cinematográficas e arquitetônicas. A partir da observação da luz e de seu uso como instrumento poético e técnico, os participantes são introduzidos às especificidades da iluminação em diferentes campos artísticos, compreendendo a luz como elemento fundamental da criação e da linguagem visual, usando as técnicas necessárias em seus segmentos.

O que você vai aprender:

Ao longo do curso, são abordados aspectos históricos da iluminação e a observação de diferentes fontes de luz em espetáculos, exposições, filmes, fotografias e obras arquitetônicas. O conteúdo inclui o conhecimento e a manipulação de materiais e equipamentos, a análise de projetos de iluminação em diferentes contextos artísticos e o aprofundamento das possibilidades criativas da luz como linguagem. Palestras com profissionais da área e de outros campos artísticos.

program_tbl image 199

Capacitação Técnica

ILUMINAÇÃO PARA AS ARTES

R$ 496,00 por mês (quatro parcelas)

Este curso é indicado para:

Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

A dinâmica do curso alterna aulas teóricas e práticas, com a apresentação de imagens de obras de arte, fotografias, filmes, espetáculos e montagens expositivas, além da observação da luz no cotidiano. Também fazem parte do escopo do curso palestras com convidados,  profissionais de outras áreas, além de visitas a museus, galerias e teatros.

  • Ministrado por:

    Rogério Emerson Magalhães

    Estudou Artes Cênicas no Teatro Tablado e em grupos teatrais como “O Pessoal do Despertar”, onde aprendeu as várias funções do teatro. Trabalhou em Empresas de Iluminação e com Iluminadores Como Jorginho de Carvalho, e Ivan Marques, se profissionalizando como Iluminador Cênico.

    Desde o início dos anos 80, vem trabalhando em diversos segmentos das artes: Teatro, Shows, Exposições, Áudio Visual e Eventos Diversos. Foi Iluminador no Circo Voador e em várias casas de espetáculos, e em Projetos ligados a Funarte como o Projeto Pixinguinha. É iluminador dos shows de Chico Buarque desde 1987 e de outros artistas e bandas da MPB. Participou de Festivais como Free Jazz, Carlton Dance e Shows Internacionais como Madonna e Rolling Stones. 

    Nos anos 90, começa a participar de projetos para Cinema e em diversas produções do Audiovisual como Veja Essa Canção de Cacá Diegues, Documentário Ferreira Gullar de Zelito Vianna entre outras produções com as mais variadas produtoras. Ainda nos anos 90, foi se dedicando às áreas das Artes Plásticas, criando a Empresa “Art e Luz” e realizando Projetos de iluminação para Museus e Galerias e Artistas Plásticos dos mais variados segmentos das Artes. 

    Desde 2008, ministra aulas de Iluminação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde desenvolve trabalhos elaborados com a escola, como Exposições, Shows, Filmagens e Eventos. Desde 2015 desenvolve projetos arquiteturais, consolidando em 2025, quarenta e cinco anos de profissão como Iluminador Cênico. 

Referências

Serão apresentadas séries de imagens e registros de iluminação em diferentes linguagens artísticas, além de livros e filmes de referência, como:

Técnica do Observador, de Jonathan Crary;
A Cor na Arte, de John Gage;
A Imagem, de Jacques Aumont;
Luz, Câmera e Ação, de Edgar Moura;
Cartas de Marear, de Hélio Eichbauer.


Entre os filmes indicados estão:

Macbeth, de Orson Welles;
O Leopardo, de Luchino Visconti;
A Ronda da Noite, de Peter Greenaway;
Os Iluminados, de Cristina Leal.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar