Sobre o curso
O curso tem como objetivo explorar a criação de visualizações artísticas a partir da coleta e tratamento de dados, visando à sua materialização e apresentação gráfica. A proposta é aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
O curso tem como objetivo explorar a criação de visualizações artísticas a partir da coleta e tratamento de dados, visando à sua materialização e apresentação gráfica. A proposta é aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
Por meio de processos manuais e digitais, serão desenvolvidos trabalhos artísticos baseados em dados. O curso apresenta referências teóricas e exemplos de artistas que atuam nesse campo, além de um panorama das principais ferramentas digitais relacionadas à articulação, análise e visualização de dados. Também serão abordados recursos técnicos voltados à concepção e à produção dos projetos.
Acesso à internet e computador com câmera.
Não exige conhecimentos prévios.
Aulas expositivas em formato de videoconferência, exercícios práticos semanais, debates coletivos durante os encontros, participação de convidados, compartilhamento de referências teóricas e técnicas, além de acompanhamento individual dos projetos desenvolvidos pelos participantes.
O curso será composto por quatro encontros on-line. No primeiro encontro, será apresentada a dinâmica. Nos encontros seguintes, será realizado o acompanhamento coletivo dos trabalhos dos participantes, com demonstração dos aplicativos e ferramentas necessários para sua produção. Os projetos serão desenvolvidos ao longo das semanas, a partir de exercícios propostos a cada encontro.
Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ), mestre em Design (PUC-Rio) e desenvolve pesquisa de pós doutorado no LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital) vinculado ao PROURB-Programa de pós-graduação em Urbanismo/FAU UFRJ. Também é pesquisadora colaboradora no LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design Educação), ligado à pós-graduação em Design da PUC-Rio (PPG Design).
Atualmente é designer de interfaces gráficas e mídias digitais interativas, professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e, desde 2007, investiga e registra cotidianamente a paisagem gráfica carioca, por meio de imagens, mapeamentos e compartilhamento em ambientes on-line, nos quais são criadas análises e discussões colaborativas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.
KOSMINSKY, Doris; CASTRO, Barbara; LUDWIG, Luiz. Existência Numérica. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2018. 288 p.
Labvis - Laboratório da Visualidade e Visualização. Disponível em: <https://labvis.eba.ufrj.br/>. Acesso em: 26 abr. 2024.
LUDWIG, Luiz; TILL, Joy; RIBEIRO, Flavia. Vamos papear sobre dataviz? Uma experiência de conversas sobre visualização de dados durante a pandemia. In: Blucher Design Proceedings. [s.l.: s.n.], 2021, v. 9, p. 721–731. Disponível em: <https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/vamos-papear-sobre-dataviz-uma-experincia-de-conversas-sobre-visualizao-de-dados-durante-a-pandemia-36504>. Acesso em: 26 abr. 2024.
LUPI, Giorgia; POSAVEC, Stephanie. Observe, Collect, Draw. Princeton Architectural Press: 2018.