Bruna Rafaella  Ferrer 

Doutora em Design (UFPE, 2019), desenvolve a pesquisa de pós-doutorado "Situações artísticas e pedagógicas na prática criativa com modelo vivo" na Diretoria de Pesquisas Sociais  (DIPES - Fundação Joaquim Nabuco, 2025), além de coordenar e fazer a direção artística,  desde 2013, do coletivo de performance e desenho de modelo vivo "Risco!". Vem participando de projetos culturais atuando, sobretudo, nas áreas das Artes Visuais e do  Audiovisual. Na área de formação em artes, depois de lecionar nos cursos de Bacharelado  em Artes Visuais e em Fotografia da Faculdade Aeso Barros Melo (2012-2015) e de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco (2015-2017;  2019-2021), trabalhou como coordenadora pedagógica da Caixa Cultural Recife (2021- 2022) e fez a coordenação pedagógica das três edições da Oficina Atuação  Cinematográfica (2021-2024).

Como artista, enfatisa na pesquisa artística às seguintes frentes de trabalho: uma relativa a questões estéticas e políticas do espaço urbano, outra ao estudo teórico e prático da linguagem do desenho enquanto designo e da construção de situações artísticas e pedagógicas como utopias situadas. Já participou dos coletivos de artes visuais Coletivo Comestível (São Paulo) e Branco do Olho - B.O. (Recife).

Na experiência cultural recente destaca-se com o "Risco!" os projetos: formação Atelier Risco! (2018); o Festival Risco! Atelier Aberto (2020) e o filme de animação Modelo Vídeo. Na área de pesquisa: em fotografia, Wilson Carneiro da Cunha: Dos instantâneos de rua ao registro caseiro (2022-2023) e no cinema, para roteiro de longa metragem, Parabéns Hoje, Felicidade Sempre (2024), como co-roteirista do longa de animação (baseado na publicação artística de sua autoria Guia Comum do Centro do Recife) Medo Comum (2018-2025) e (como co-roteirista e diretora do  documentário) Museus Domiciliares. Na produção artística/pesquisa em artes  visuais: Educação como __. (2023-2025). E na curadoria/educativo de exposições: Casa Viva, individual de Juliana Lapa, e Serpentário (2025), mostra dos artistas Bruno Vilela,  Giovana Simões e Juliana Lapa na galeria Marco Zero, em Recife.

Bruna Rafaella Ferrer - Cursos Ministrados

Veja toda a nossa gama de Cursos!


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar