Vãngri Kaingáng   

Vãngri é do povo Kaingáng nascida na Aldeia de Ligeiro, Município de Tapejara, Rio Grande do Sul. Educadora e Griô mestre de tradição cultural kaingáng, pelo Instituto Kaingáng, na Aldeia Serrinha, Rio Grande do Sul, 2005, ao ano de 2021. Escritora com duas obras publicadas, uma sendo a primeira Antologia Indígena com demais escritores e educadores do NEARIN, (Núcleo de escritores Indígenas ) do INBRAPI , sendo livro de poesias, publicado pela Secretaria de Cultura de Mato Grosso, especialmente para primeira FLIMT, Feira do Livro de Mato Grosso em 2009. Escritora e ilustradora do Segundo livro, Jóty o tamanduá, livro de mitologia do povo Kaingáng, publicado pela Global Editora em julho de 2010. Griô Aprendiz do Projeto Ação Griô do Ministério da Cultura, de 2008 a 2013.

Trabalhos desenvolvidos com a Rede Globo de Televisão, no núcleo indígena da novela Araguaia escrita por Walther Negrão e exibido entre 2010 e 2011, com trabalhos de grafismo indígena e tradução de falas dos personagens para língua indígena.

Figuração, maquiagem e pinturas corporais do elenco de Bily Pig, filme produzido pela emissora da TV RECORD. Atuando no brasil como artista indígena desde 2002.

Em minha atuação como artista plástica na produção de peças de obra de arte sob encomenda como o balaio gigante em exposição no MAM, deste ano de agosto e setembro de 2013, sendo o maior cesto indígena produzido por diferentes povos indígenas, coordenado por esta artista plástica. Produção de oficinas de tecelagem para peças de adornos com grafismo indígena, trabalhos desenvolvidos nas diferentes Aldeias no norte do Rio Grande do Sul. Produção audiovisual no Projeto Ação Griô Nacional, com documentário premiado pelo ministério da cultura no ano de 2009. Atualmente, atuava como estudante do curso de MEDICINA  na Universidade Federal de Pelotas, desde fevereiro de 2019.  

Vãngri Kaingáng - Cursos Ministrados

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

Veja toda a nossa gama de Cursos!


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar