A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a plataforma de arte contemporânea Artmotiv convidam o público para o Ciclo de Conferências Arte e Colecionismo, um evento que reunirá colecionadores e estudiosos para discutir um tema essencial à economia financeira e simbólica da arte.
Ao longo de quatro encontros, especialistas abordarão diferentes aspectos do colecionismo, analisando sua influência no mercado, nas instituições culturais e no campo da arte contemporânea. O evento acontecerá no Salão Nobre da EAV Parque Lage, nos dias 7 e 16 de abril e 7 e 14 de maio de 2025.
Além de promover reflexões críticas sobre o papel dos colecionadores na preservação e difusão da arte, o ciclo integra o calendário comemorativo dos 50 anos da EAV Parque Lage, reafirmando o compromisso da instituição com a formação artística e o debate cultural.
Uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre colecionismo e arte contemporânea!
PROGRAMAÇÃO
- 7 de abril (segunda-feira)
17h30 - 19h
Impacto do colecionismo no mercado de Arte Contemporânea: a valorização de artistas emergentes e a criação de novas tendências
História do Colecionismo
Participantes:
Sandra Hegedüs (colecionadora, criadora do Prêmio SAM)
Daniele Machado (historiadora da arte e professora da EAV)
- 16 de abril (quarta-feira)
17h30 - 19h
O papel do colecionador na Arte Contemporânea: como os colecionadores influenciam o mercado e o que significa ser um patrono de artistas contemporâneos.
Participantes:
Luis Chrisostomo (colecionador)
Fernando Marques Oliveira (colecionador)
- 7 de maio (quarta-feira)
17h30 - 19h
Coleções privadas e institucionais: convergências e diferenças entre coleções privadas e públicas, suas vantagens e desafios, e o papel que cada uma desempenha na preservação e na acessibilidade da arte.
Participantes:
Max Perlingeiro (galerista)
Humberto Farias (restaurador)
- 14 de maio (quarta-feira)
17h30 - 19h
Perfis de coleção: a especialização em determinados assuntos e a mescla de vários.
Colecionismo como investimento: explorando como e por que colecionadores podem ver obras de arte como ativos financeiros, além dos riscos e benefícios envolvidos.
Participantes:
Antonia Cavalcanti (jovem colecionadora)
João Pedro Martinez (jovem colecionador)