Formação para professores
Arte e Cidadania - Diálogos Interdisciplinares
04 a 08 de novembro de 2024
19h às 21h
Online (plataforma zoom)
Inscrição: https://forms.gle/cwKYMVNfDBudiYe36
Apresentação da atividade:
Em 2016, a pensadora Leda Maria Martins, uma das maiores referências nos estudos da performance, durante a abertura de um festival em Minas Gerais, afirmou que "a cultura e a arte nos levam a acreditar na possibilidade de paz no planeta”. Mais recentemente, a Revista Nature publicou os resultados de uma pesquisa que revelou o papel que a arte exerce no engajamento dos males causados pela crise climática e ambiental. Segundo os cientistas a constatação se deu na transformação dos dados compilados em obras de arte abstratas que levadas ao público, aguçaram as sensibilidades, ampliaram a capacidade de romper as barreiras linguísticas, acabando por tornar estas pessoas mais sensíveis sobre a necessidade de programas de danos e justiça global para as populações diretamente atingidas.
Mesmo diante de tais constatações, ainda é frágil o lugar ocupado pelo ensino de artes na formação integral de alunas/os. São constantes as ameaças de redução de carga horária da disciplina ou a colocação de professores/as como recreadores ou mero decoradores do espaço para festas e confraternizações. Uma breve investigação permite entender que esses são os frutos da maneira reducionista com que este campo de saber foi encarado e pautado pelas leis que estruturaram a educação.
Para Ana Mae Barbosa, por exemplo, o ensino de artes no Brasil pode ser alocado ao redor de três grandes correntes: uma inicial denominada Pré-Modernista na qual predominou a ideia do ensino da arte como técnica; outra que o via como Expressão e também como Atividade, e a tendência Pós-Modernista, para a qual ele surge como Conhecimento. Imperioso entender que cada uma destas convicções ainda se faz presente nos diversos currículos, pois, como destaca a autora está na disciplina se enunciando “através do ensino do desenho, do ensino do desenho geométrico, do ensino dos elementos da linguagem visual, descontextualizada da obra de arte; na produção de artefatos, utilizando-se de elementos artísticos para a sua composição; na pintura de desenhos e figuras mimeografadas” (SILVA, 2007; BARBOSA, 2002).
Felizmente a recente legislação em vigor se constituiu a partir do alargamento do campo proporcionado pela Arte-Educação e se beneficia de um escopo que abarca uma ampla e diversa linha de atuação. Assim, há a crença de que este componente curricular auxilia na interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, auxilia no respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. Em conclusão caberia à arte facilitar a troca entre culturas e favorecer o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas. (BRASIL, 2017, 193). Afirmações poderosas mas que nem sempre apontam para processos metodológicos viáveis.
Diante das diversas agressões que têm marcado nossa vivência como sociedade e tomando as informações acima como fios condutores, o curso de formação com professores Arte e cidadania- Diálogos interdisciplinares tem como objetivo, ao longo de 05 encontros, construir um diálogo que propicie a professoras/es o contato com profissionais que atuam em diferentes linguagens artísticas e cujas intervenções auxiliam na formatação de processos metodológicos executáveis nas escolas. A finalidade é que o educando possa exercer uma cidadania mais consciente, crítica e participante (FERNANDES et alii, 2021).
O curso tem como público alvo professores e professoras da rede pública municipal e estadual, professores e professoras da rede privada de ensino, educadores e educadoras em museus e espaços culturais, artistas e pesquisadores interessados no tema. Serão disponibilizadas 40 vagas preenchidas por ordem de inscrição considerando que 50% das vagas são destinadas para profissionais da rede pública, pessoas negras, indígenas e pessoas LGBTQIA +.
Os encontros acontecem de forma remota, através da plataforma zoom entre os dias 04 e 08 de novembro. Os certificados serão emitidos aos participantes que obtiverem 75% de presença. A carga horária será de 10h.
Cronograma
17/10 a 24/10
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Período de inscrição
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28/10
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Resultado das inscrições
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04/11
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1º encontro
Poesia da futuridade-por uma escola segura com Wescla Vasconcelos
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05/11
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2º encontro
Arte-Educação na produção e visualização de afetos pelo território com Robnei Bonifácio e Danielle Moreira
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06/11
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3º encontro
Imagens e produção de realidade na reelaboração coletiva da história da arte com Jaime Lauriano
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07/11
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4º encontro
Performances da futuridade- por uma arte que amplie o corpo e a palavra com Amanda Soares e João Paulo Lima
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08/11
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5º encontro
Modos de criar e fazer artísticos a partir das perspectivas artísticas indígenas e afro brasileiras com Clarissa Suzuki
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